PUBLICIDADE

Concurso público: MPF pede suspensão de todos os editais da Marinha; entenda!

O motivo alegado é o descumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012)

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso público: MPF pede suspensão de todos os editais da Marinha; entenda!

O Ministério Público Federal (MPF) ingressou com uma ação civil pública na última segunda-feira (8/9) solicitando a suspensão imediata de todos os editais de concurso público em andamento promovidos pela Marinha do Brasil. O motivo é o alegado descumprimento da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012), com a suboferta de vagas reservadas a candidatos pretos, pardos e pessoas com deficiência (PcD).

De acordo com o MPF, a prática irregular identificada foi o fracionamento do total de vagas por especializações profissionais. Em vez de calcular os percentuais de cotas sobre o número total de vagas do concurso, a Marinha teria aplicado o cálculo sobre pequenos grupos de vagas de cada especialidade, o que reduz drasticamente a base de cálculo e, consequentemente, o número efetivo de vagas reservadas.

Um dos editais citados na ação é o concurso para o Quadro Técnico do Corpo Auxiliar da Marinha, que oferece um total de 62 vagas. Pelas regras vigentes em fevereiro de 2025, quando o edital foi publicado, a legislação exigia a reserva de:

  • 20% das vagas para candidatos pretos ou pardos (mínimo de 12 vagas).
  • 5% das vagas para pessoas com deficiência (mínimo de 3 vagas).

No entanto, o edital da Marinha reservou apenas 11 vagas para a cota racial (abaixo do mínimo legal ) e nenhuma vaga para PcD.

A situação se agrava ao analisar a divisão por especialidades. O edital listou 15 perfis profissionais. Em áreas como Arqueologia, Estatística, História, Oceanografia e Serviço Social, que previam apenas uma vaga cada, nenhum posto foi destinado a cotistas.

A estratégia do fracionamento

O MPF destacou a área de Informática como um exemplo claro da suposta estratégia de fracionamento. O concurso foi dividido em quatro subespecialidades: “banco de dados”, “desenvolvimento de sistemas”, “infraestrutura de TI” e “desenvolvimento da informação”.

Dessa forma, a Marinha não apenas teria calculado as cotas separadamente para essa área, mas também usou como base o número reduzido de vagas de cada subespecialidade, limitando ainda mais o alcance da política afirmativa.

“Neste caso, não bastasse ter apartado irregularmente do total os postos de informática para a definição das cotas, a Marinha limitou ainda mais o alcance da política afirmativa ao tomar como base de cálculo o reduzido número de vagas destinadas a cada uma dessas subespecialidades”, explicou o MPF em nota.

Tentativa de acordo e posição da Marinha

Antes de acionar a Justiça, o MPF afirma que tentou uma solução extrajudicial, enviando uma recomendação para que a Marinha corrigisse os editais. A força, no entanto, recusou o pedido, argumentando que a aplicação do cálculo sobre o total de vagas poderia “prejudicar o preenchimento efetivo das vagas por candidatos aptos ao exercício das especialidades profissionais”.

Procurada pela imprensa, a Marinha não se manifestou sobre a ação do MPF até o momento. Em seu site oficial, a instituição mantém anunciados 14 concursos para diversos cargos previstos para 2025, cujos editais agora podem ser suspensos por decisão judicial.

O que diz a Lei de Cotas hoje?

Vale ressaltar que, desde junho de 2025, entrou em vigor a Lei nº 15.142/2025, que ampliou os percentuais de reserva em concursos públicos federais. Agora, a lei passa a reservar, no mínimo:

  • 30% das vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e quilombolas.
  • 5% das vagas para pessoas com deficiência.

Informática para carreiras policiais!

Não deixe os conhecimentos de INFORMÁTICA para trás na preparação para certames policiais! Acesse o material gratuito e estude com questões selecionadas por especialistas em concursos públicos. Confira já!

Concurso público – Editais Marinha

Como mencionado anteriormente, em seu site oficial, a Marinha mantém anunciados 14 concursos para diversos cargos em 2025, são eles:

Nível Fundamental

  • Colégio Naval

Nível médio

  • Escola Naval
  • Escolas de Aprendizes-Marinheiros
  • Soldado Fuzileiro Naval
  • Sargento Músico Fuzileiro Naval

Nível técnico

  • Corpo Auxiliar de Praças
  • Quadro Técnico de Praças da Armada

Nível superior

  • Corpo de Engenheiros da Marinha
  • Quadro Técnico
  • Quadro de Apoio à Saúde
  • Quadro de Cirurgião-Dentista
  • Quadro de Médicos
  • Quadro Complementar de Oficiais
  • Quadro de Capelães Navais

Transforme seu futuro!

O mercado muda, mas a sua vida não precisa ser incerta! O Direção Concursos acredita no seu esforço e quer te ajudar a conquistar sua aprovação.

Aproveite até 77% de desconto nas assinaturas do Direção com a semana do Brasil, e inicie a sua jornada rumo à aprovação.

Não perca a chance de transformar sua vida com as condições especiais que criamos especialmente para você que batalha por seus sonhos.

Não perca essa oportunidade💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso marinha
Concurso publico
concursos públicos
destaque-1
destaque-2
direcaoconcursos
Marinha do Brasil
NACIONAL
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.