Juliane Freitas • 07/02/2023
A Mesa Nacional de Negociação Permanente do governo federal foi reaberta nesta terça-feira, 7 de fevereiro, e a ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, comentou sobre a realização de concurso e reajuste salarial para servidores, entre outros temas.
De acordo com a ministra, uma reunião será realizada ainda em fevereiro para começar a discutir como se dará o reajuste de 2023. Além disso, Esther Dweck mencionou a retirada da PEC 32, referente à Reforma Administrativa, afirmando não ser de interesse do atual governo.
Sobre os concursos, a ministra destacou o alto déficit de servidores desde 2017, que deixou diversas áreas desfalcadas, afetando a qualidade dos serviços à população. Esther Dweck agradeceu aos servidores que mantiveram a máquina pública funcionando mesmo sem as condições ideais para desempenho de suas atividades, demonstrando interesse na recomposição do quadro de servidores através da realização de novos concursos públicos.
É importante lembrar que o Ministério de Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck, é o responsável pela autorização de concursos públicos.
Conforme já noticiado pelo Direção Concursos, a expectativa é que a Mesa de Negociação leve à discussão um reajuste emergencial de 6% para os servidores do Poder Executivo, assim como foi concedido ao Poder Judiciário recentemente. Veja mais detalhes aqui!
Confira o que disse Esther Dweck :
Você tem o sonho de ser aprovado em um concurso público em 2023? Confira, a seguir, algumas oportunidades previstas:
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
Um novo concurso público para a Anvisa é tratado como prioridade dentro das demandas da equipe de transição do governo, segundo o coordenador do grupo de trabalho da Saúde no gabinete de transição, senador Humberto Costa. Confira detalhes aqui!
Em maio de 2022, o órgão solicitou 107 vagas de níveis médio e superior, junto ao Ministério da Economia, previstas para serem distribuídas da seguinte forma:
Confira o edital de 2016, ara Técnicos!
Um novo concurso Bacen (Banco Central) segue sendo desejado e o órgão já sinalizou a intenção de realizar o certame para o governo federal recém-eleito.
Em contato com a equipe de jornalismo do Direção Concursos, o BC informou que as tratativas para viabilização de uma próxima seleção deve iniciar após a definição da equipe da Secretaria de Gestão e Desempenho de Pessoas do Ministério da Gestão em 2023.
Ainda segundo o próprio Banco Central, atualmente, são registrados cerca de 3.070 cargos vagos para as funções de atuação no órgão.
Acesse aqui o último edital!
É grande a expectativa pela realização do concurso TSE unificado (Tribunal Superior Eleitoral), que está previsto para acontecer em 2023.
Confira a lista atualizada dos TREs que já confirmaram participação na seleção, além do próprio TSE:
A remuneração dos servidores passou por reajuste e em fevereiro de 2025, os aprovados neste certame irão receber os seguintes salários iniciais:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.