
Em entrevista para a Globonews, Paulo Guedes, ministro da Economia, diz que governo pensa em criar uma superagência que regulará os fundos de pensão.
Extinção de instituições
A intenção é agrupar todas as instituições que, atualmente, são responsáveis pelo setor, como a Susep (Superintendência de Seguros Privados) e Previc (Previdência Complementar).
Responsável por controlar a gestão das citadas instituições, a superagênciaserá um tipo de embrião que pretende regular um novo mercado prestes a chegar no Brasil, com o regime de capitalização previsto na reforma da Previdência.
Oportunidade de novo concurso público
Na noite da última quarta-feira (17/4/2019), o ministro da economia, anunciou a pretensão do governo federal em criar a nova entidade, o que deve ser uma grande (e ótima) oportunidade, visto que os cargos da superagência deverão ser ocupados mediante concurso público.
O mais importante é saber que, com todo o procedimento da criação da superagência acabados, o governo federal deverá ofertar concurso público, visando à composição do seu quadro de pessoal.
Há grande possibilidade de que o governo reaproveite servidores de outros órgãos, o que não deverá suprir a necessidade total da nova agência.
Aquecimento do mercado econômico
O regime de capitalização deverá aquecer o mercado econômico e, por lógica, deverá ser protegida por um órgão regulador, que cuide dos investimentos do trabalhador.
Problemas em fundos de pensão
É bom frisarmos que os fundos de pensão, muitas vezes, são associados a grandes escândalos, com péssimas gerencias em seus negócios.
Paulo Guedes afirmou, ainda sobre a agência, que não existirá intromissão política ou aparelhamento, já que a ideia é dar total autonomia à nova autarquia:
“A intenção é criarmos uma superintendência de controle. Fazer uma agência forte e rever a governança desses fundos. Não podemos ter o aparelhamento que há hoje”.
Na entrevista, o ministro chegou a citar Solange Paiva Vieira, atual superintendente da Susep, como sendo a provável ocupante do cargo de dirigente da nova agência.
A equipe de jornalismo do Direção Concursos enviou e-mail para o ministério da Economia e ainda não obteve resposta do órgão sobre a citada entrevista de Guedes.
Últimos concursos
As citadas autarquias, que deverão ser extintas com a criação da nova superagência, Previc e Susep, promoveram seus últimos concursos nos anos de 2011 e 2010, respectivamente.
Concurso Previc
A banca Cespe foi responsável, naquele ano, por organizar o último concurso para a Previc. Foram ofertados os seguintes cargos à época:
- Analista Administrativo – Área Administrativa;
- Analista Administrativo – Contabilidade;
- Analista de Tecnologia da Informação;
- Especialista em Previdência Complementar – parte Atuarial;
- Especialista em Previdência Complementar – parte Financeira e Contábil;
- Técnico Administrativo.
Concurso Susep
No caso da Susep, a Esaf ficou responsável pelo evento e a entidade contou, em seu edital, com os seguintes cargos:
- Analista Técnico em Administração e Finanças;
- Analista Técnico em Controle e Fiscalização;
- Analista Técnico Atuarial;
- Analista Técnico em Tecnologia da informação.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: