Logo Direção Concursos
Pesquisa

PLDO 2024: projeto encaminhado ao Congresso; editais previstos!

PLDO 2024: projeto encaminhado ao Congresso; editais previstos!

O governo federal encaminhou ao Congresso Nacional o texto do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o ano de 2024. O texto serve de base para a produção da Lei Orçamentária Anual (LOA), documento essencial para definir as metas e prioridades para o ano seguinte em diversas áreas, como a área de concurso público.

  • Compartilhe esta notícia no Whatsapp
  • Compartilhe esta notícia no Telegram

Mas antes de prosseguir neste texto, confira um desconto ESPECIAL para você garantir a assinatura vitalícia do Direção Concursos:

Apesar de o documento não indicar o quantitativo de cargos que serão providos, há a projeção dos valores previstos para os anos de 2024, 2025 e 2026. Somente para o ano que vem, a expectativa é de gasto de mais de R$ 385 milhões com pessoal.

Cabe destacar que o governo federal autorizará até o final de 2023 diversos editais de concurso público para o provimento de diversos órgãos.

Conforme informado pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, as primeiras autorizações serão para órgãos que registram alto deficit de servidores. Saiba mais AQUI!

No momento, apenas o edital MCTI foi autorizado oficialmente no Diário Oficial da União (DOU). O concurso público será destinado ao provimento de 814 vagas de nível superior. Confira mais detalhes AQUI!

Com a autorização de novos certames, a expectativa é de que 18 órgãos possam ofertar milhares de vagas aos concurseiros nos próximos meses.

PLDO 2024 – quais editais podem ser autorizados?

Confira abaixo (além do MCTI) os editais que podem ser autorizados pelo governo federal:

  • Concurso Ibama: a ministra Marina Silva confirmou que o governo federal autorizará em breve um novo concurso Ibama. O salário inicial do aprovado (já com o reajuste previsto) de até R$ 8.547,64.
  • Concurso IBGE: em evento realizado em São Paulo, a ministra Simone Tebet informou que o governo federal realizará um novo concurso IBGE. O último pedido foi para o provimento de mais de 2 mil vagas.
  • Concurso Bacen: a expectativa dos concurseiros pelo novo concurso Bacen (Banco Central) é grande. No último pedido, o órgão solicitou concurso público para o provimento de 245 oportunidades, sendo 200 vagas para o cargo de Analista, 30 vagas para o cargo de Técnicos e 15 vagas para Procurador.
  • Concurso Ipea: o governo federal deverá autorizar um novo concurso Ipea em breve. Último certame foi realizado em 2008.

Confira aqui mais editais de concurso público que podem ser autorizados até o final de 2023!

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.