Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso Público: “São sete anos sem reajuste”, analisa coordenador do grupo de transição

Concurso Público: “São sete anos sem reajuste”, analisa coordenador do grupo de transição

Os concurseiros e os servidores aprovados em concurso público aguardam ansiosos o posicionamento da equipe de transição do governo a respeito do funcionalismo público no próximo ano. Sobre isso, o coordenador da equipe sinalizou positivamente em relação aos reajustes salariais.

Isso porque, conforme destaca Aloizio Mercadante, coordenador do grupo de transição, os servidores estão há sete anos sem reajuste, o que impactando diretamente tanto na qualidade de vida do servidor quanto na qualidade do serviço oferecido.

“No caso dos servidores públicos, são sete anos sem reajuste. Não é qualquer coisa. É um custo de vida que vai pesando. Inclusive os cargos de confiança, trazer profissionais qualificados para funções relevantes, está muito difícil morar em Brasília nas condições que o setor público está oferecendo. São sete anos sem reajuste”, explicou Mercadante durante entrevista coletiva nesta terça-feira, 6 de dezembro

Apesar disso, Mercadante sinalizou que a reposição da perda salarial ocorrerá de forma gradativa, já que não haveria condições de repor os sete anos de perda já no primeiro ano de governo.

Em relação à realização de novos concursos federais, o coordenador da equipe de transição afirmou a demanda será analisada pelo novo governo, que irá priorizar o que é “absolutamente emergencial”.

Presidente fala sobre a reforma administrativa

Ao ser questionado a respeito da visão do presidente sobre reforma administrativa, Mercadante explicou que a reforma é defendida por Lula, porém, não nos atuais moldes da PEC 32.

“Lula disse que essa é uma pauta necessária ao país, portanto, está no horizonte de nossas preocupações. O que não significa que é a PEC 32. Temos outra visão do estado, de participação de serviço público e vamos buscar apresentar propostas nessa direção”, afirmou.

Segundo Mercadante, é necessário dialogar com os servidores e encontrar alternativas para a construção de um estado mais eficiente e que valorize o serviço público.

Você tem o sonho de ser aprovado em um cargo federal? Confira, a seguir, excelentes oportunidades previstas para o próximo ano, para que você se torne um servidor público em 2023:

CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!

Concursos federais previstos em 2023

Concurso Anvisa

Um novo pedido de edital do concurso Anvisa ( Agência Nacional de Vigilância Sanitária) será apreciado pelo Ministério da Economia e poderá ser realizado já em 2023! Veja detalhes aqui!

Além disso, a equipe de transição do governo já trata o concurso público como uma das prioridades para o próximo ano.

Em 2022, foram solicitadas junto ao Ministério da Economia 107 vagas de níveis médio e superior, que seriam distribuídas da seguinte forma:

  • Especialista em Regulação e Vigilância Sanitária: 43 vagas
  • Analista Administrativo: 15 vagas
  • Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária: 5 vagas
  • Técnico Administrativo: 44 vagas.

Confira o último edital para Técnicos, publicado em 2016, e para Analistas e Especialistas, de 2013!

Concurso INSS

Um concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) acaba de ser realizado, entretanto, um novo edital pode ser publicado para o provimento de 1.000 novos servidores efetivos!

A proposta consta em projeto da equipe de transição do governo federal eleito e visa reduzir filas para atendimento nas agências e atualização dos sistemas atuais. Confira mais detalhes, clicando aqui!

A atual seleção está em andamento e ofertou 3.373 oportunidades de nível médio, entre vagas imediatas e em cadastro de reserva, divididas da seguinte forma:

  • 1.000 vagas imediatas;
  • 2.373 vagas para formação de cadastro reserva.

As remunerações iniciais foram estipuladas no valor de R$ 5.905,79 e mais diversos outros benefícios.

Confira o edital, clicando aqui!

Concurso público Bacen

O próximo concurso Bacen (Banco Central) deve ter o edital publicado já no ano de 2023. A informação foi dada durante reunião entre representantes do Banco Central e entidades representativas com o Secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Leonardo Sultani. Veja detalhes aqui!

O pedido de novo edital refere-se ao provimento de 245 oportunidades, com salários de até R$ 17,7 mil. A previsão é que as vagas sejam distribuídas da seguinte forma:

  • Analistas: 200 vagas;
  • Técnicos: 30 vagas
  • Procuradores: 15 vagas

Veja aqui o último edital, publicado em 2013.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Juliane Freitas

Juliane Freitas

Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.