Maurício Miranda Sá • 19/04/2021
Uma dos projetos mais aguardados pela atual gestão do governo federal e que causa muita ansiedade em concurseiros de todo país é a Reforma Administrativa, que pode alterar o regime jurídico dos futuros servidores aprovados em concurso público no país.
Segundo reportagem do portal CNN Brasil, o general e ex-ministro Eduardo Pazuello, que há pouco tempo comandava a pasta da Saúde, poderá comandar a Secretaria Especial de Modernização do Estado, que tem como atribuição principal formular a Política Nacional de Modernização do Estado e definir as diretrizes para transformação digital de serviços públicos.
Mas o que a Reforma Administrativa tem a ver com a Política Nacional de Modernização do Estado, alguns podem se questionar. A resposta é simples. Não há modernização sem reforma. Uma coisa está intimamente ligada à outra.
Em janeiro de 2021, o governo federal tornou público o decreto que institui Política Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil) e o Fórum Nacional de Modernização do Estado.
Conforme prega o documento, o objetivo é direcionar os esforços governamentais para aumentar a eficiência e modernizar a administração pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades dos cidadãos. Os princípios da política são:
O Fórum, por sua vez, será responsável por propor a adoção de modelos e estratégias nacionais ou internacionais que envolvam a temática de modernização do Estado, além de auxiliar na elaboração de um plano de modernização e traçar as diretrizes para a concessão de um selo de modernização do estado criado com a política.
Esse Fórum será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Onyx Lorenzoni, e contará com representantes dos seguintes órgãos:
Muitos daqueles que estudam para concurso público já vêm sofrendo por antecipação, antes mesmo de qualquer proposta concreta acerca da Reforma Administrativa. Essa reforma começou a ser ventilada mais objetivamente a partir do final de 2020.
Até o momento, porém, o que se sabe sobre a futura PEC da Reforma Administrativa são os seguintes pontos:
Além disso, vale ressaltar que parlamentares contrários à Reforma Administrativa elaboraram um texto substitutivo ao projeto de lei que está em trâmite na Câmara dos Deputados.
Esse novo texto altera pontos considerados polêmicos, como o vínculo de experiência e a questão da estabilidade. Para ler o texto substitutivo na íntegra, basta clicar neste link.
Buscando ter mais apoio à Reforma Administrativa, que mexe em pontos sensíveis para aqueles que ingressam no Estado através de concurso público, Paulo Guedes, ministro da Economia, indicou que uma proposta ainda mais dura poderá ser feita, caso a atual não seja aprovada em curto prazo.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.