
O concurso Receita Federal é um desejo de muitos concurseiros e, inclusive, do próprio órgão. De acordo com nota dada exclusivamente à equipe de Jornalismo do Direção Concursos, a RFB confirmou que “reiteradamente solicita” ao Ministério da Economia a autorização para realizar concursos públicos.
Infelizmente, “até a presente data não temos indicação de que será autorizada a realização de concursos para os anos de 2019 ou 2020″.
Sendo assim, o órgão informa que “não há previsão para realização de concursos públicos para provimento de cargos da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil”.
Alto déficit de servidores
O principal motivo para a urgência de um novo concurso da Receita Federal é o déficit. Além disso, as aposentadorias previstas para os próximos anos, o que deve piorar o quadro de pessoal.
Com base nos últimos dados, havia 11.422 cargos vagos de Auditores-Fiscais e 16.999 de Analistas-Tributários.
O que faz um Auditor-Fiscal e um Analista-Tributário?
De forma resumida, um Auditor-Fiscal é responsável pelo exame de contabilidade de empresas, execução de fiscalização (inclusive aduaneira), lançamento tributário, orientação ao contribuinte p/ interpretação de legislação tributária, supervisão à orientação aos contribuintes e tomadas de decisões em processos fiscais.
Já o Analista-Tributária auxilia nas operações relacionadas a um Auditor. Além disso, atua no exame de processos administrativos e em diversas áreas. Por exemplo, podem atuar na gestão de pessoas e fiscalização de bagens ou na vigilância aduaneira e Repressão ao Contrabando e Descaminho.
Resumo concurso Receita Federal
- Situação: pedido realizado
- Cargos: Auditor-Fiscal e Analista-Tributário
- Remuneração inicial: de R$12 mil a R$21 mil
- Escolaridade: nível superior em qualquer área
- Link para último edital
- Cursos completos para a Receita Federal aqui
Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: