Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Receita Federal – órgão confirma pedidos reiterados para seleção

Concurso Receita Federal – órgão confirma pedidos reiterados para seleção

O concurso Receita Federal é um desejo de muitos concurseiros e, inclusive, do próprio órgão. De acordo com nota dada exclusivamente à equipe de Jornalismo do Direção Concursos, a RFB confirmou que “reiteradamente solicita” ao Ministério da Economia a autorização para realizar concursos públicos.

Infelizmente, “até a presente data não temos indicação de que será autorizada a realização de concursos para os anos de 2019 ou 2020″.

Sendo assim, o órgão informa que “não há previsão para realização de concursos públicos para provimento de cargos da Carreira Tributária e Aduaneira da Receita Federal do Brasil”.

Alto déficit de servidores

O principal motivo para a urgência de um novo concurso da Receita Federal é o déficit. Além disso, as aposentadorias previstas para os próximos anos, o que deve piorar o quadro de pessoal.

Com base nos últimos dados, havia 11.422 cargos vagos de Auditores-Fiscais e 16.999 de Analistas-Tributários.

O que faz um Auditor-Fiscal e um Analista-Tributário?

De forma resumida, um Auditor-Fiscal é responsável pelo exame de contabilidade de empresas, execução de fiscalização (inclusive aduaneira), lançamento tributário, orientação ao contribuinte p/ interpretação de legislação tributária, supervisão à orientação aos contribuintes e tomadas de decisões em processos fiscais.

Já o Analista-Tributária auxilia nas operações relacionadas a um Auditor. Além disso, atua no exame de processos administrativos e em diversas áreas. Por exemplo, podem atuar na gestão de pessoas e fiscalização de bagens ou na vigilância aduaneira e Repressão ao Contrabando e Descaminho.

Resumo concurso Receita Federal

  • Situação: pedido realizado
  • Cargos: Auditor-Fiscal e Analista-Tributário
  • Remuneração inicial: de R$12 mil a R$21 mil
  • Escolaridade: nível superior em qualquer área
  • Link para último edital
  • Cursos completos para a Receita Federal aqui

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.