Redação Direção Concursos • 06/10/2021
A Assembleia Legislativa do estado do Rio de Janeiro aprovou na última terça-feira (5/10), o texto do novo Plano de Recuperação Fiscal com a previsão de realização de novos concursos públicos (concurso RJ).
De acordo com o projeto de lei 4852/21, está prevista a realização de certames e nomeações em áreas essenciais, sendo Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Segurança, conforme o seguinte trecho:
IV – Independentemente do que previsto no Plano de Recuperação Fiscal homologado, sempre que as Pastas de Segurança, Saúde e Educação apresentarem déficit de pessoal superior a 30% (trinta por cento) do quantitativo fixado, deverá ser aberto concurso público para o preenchimento dos cargos vagos, no percentual mínimo de 10% (dez por cento).”
A realização dos certames, assim como novas nomeações, será autorizada desde que observadas as seguintes hipóteses:
I – as reposições de cargos de chefia e de direção e assessoramento que não acarretem aumento de despesa;
II – as reposições de contratações temporárias;
III – o provimento de cargos efetivos essenciais à continuidade dos serviços públicos, desde que expressamente previstos no Plano de Recuperação Fiscal homologado.
IV – de concursos públicos já em andamento
V – concursos públicos homologados até a aprovação do novo regime
O parlamento ainda aprovou emendas para permitir a realização de concursos para preencher todas as vacâncias de servidores que aconteceram a partir de 06 de setembro de 2017, que é a data de adesão ao primeiro regime.
O projeto de lei 4852/21, de autoria do Poder Executivo, adequa a legislação estadual referente ao antigo RRF, homologado em 2017, às novas regras estabelecidas pelo Governo Federal por meio de leis complementares.
A medida segue para o governador Cláudio Castro, que tem até 15 dias para sancioná-la ou vetá-la. Ao todo, todas as medidas enviadas pelo Governo Estadual receberam cerca de 1.200 emendas.
O Decreto n° 47.585, publicado no Diário Oficial de 26 de abril, tornou público o bloqueio de cargos na administração direta e indireta do Rio de Janeiro (concurso RJ).
Porém, o mesmo documento apresentou uma lista de órgãos e quantitativo de vagas que cada um poderá ocupar, após a realização de procedimento administrativo, para a realização desses provimentos.
A divisão de cargos por órgão ficou da seguinte forma:
Suspenso desde abril de 2020, o edital do concurso TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) foi republicado no dia 1º de outubro de 2021 com importantes alterações no conteúdo programático e vagas.
O edital teve o número de vagas reduzido a 132 oportunidades de níveis médio e superior, não mais 160. Além disso, o edital teve reajuste no valor da taxa de inscrição.
De acordo com o documento, interessados poderão se candidatar entre os dias 4 de outubro e 18h do dia 13 de outubro de 2021, no site da banca Cebraspe. As provas objetivas serão aplicadas em 5 de dezembro.
Confira o material especialmente voltado para o certame, clicando na imagem abaixo:
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.