Redação Direção Concursos • 23/12/2021
A rede SARAH publicou um novo edital de concurso público destinado ao preenchimento de 32 vagas no cargo de técnico em enfermagem (concurso Sarah), destinado a candidatos de nível médio.
Interessados poderão se candidatar entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2022, por meio do site da própria rede SARAH. As provas objetivas estão previstas para o dia 20 de fevereiro de 2022.
O valor da taxa de inscrição é de R$ 90,00 e deverá ser pago dentro do prazo expresso no boleto de inscrição.
Além da prova objetiva, os candidatos serão avaliados por meio de prova discursiva composta por um texto de 30 linhas com o tema a ser definido.
As oportunidades se dividem entre diversas capitais brasileiras, sendo:
Os candidatos serão avaliados por meio de treinamento, de caráter eliminatório, ao qual serão submetidos somente os candidatos habilitados e classificados nas etapas acima.
O candidato deverá optar pela inscrição em apenas um processo seletivo, observando criteriosamente o número do processo e a respectiva unidade para a qual se destina a vaga.
O candidato considerado apto neste processo seletivo, após aprovação na etapa treinamento, assinará contrato de trabalho, sob regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), com salário bruto de R$ 5.719,90 (cinco mil setecentos e dezenove reais e noventa centavos) e carga horária de 44 (quarenta e quatro) horas semanais, com dedicação exclusiva, não sendo permitida outra fonte de rendimentos, sob pena de demissão por justa causa (artigo 3o, incisos X e XI, da Lei no 8.246/91).
De acordo com o edital, para participar o candidato deverá atender aos seguintes requisitos:
Para os candidatos que não conseguirem acesso à internet, serão disponibilizados computadores para realização das inscrições, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas, horário oficial de Brasília, DF, durante o período de inscrições informado no cronograma (Anexo II), exceto sábados, domingos e feriados, em um dos seguintes endereços:
Conhecimentos específicos: I Ética e legislação em enfermagem. Lei do exercício profissional em enfermagem e Código de Ética Profissional em Enfermagem.
II Fundamentos básicos de enfermagem. Sinais vitais: seguindo a variação de acordo com a faixa etária, nomenclaturas e fatores correlatos. Dados antropométricos e seu uso na assistência de enfermagem. Controle hídrico. Higiene, conforto, segurança e bem-estar do paciente. Preparo e coleta de materiais para exames. Cuidados de enfermagem na admissão, transferência, alta e óbito do paciente. Tipos de dieta e cuidados de enfermagem quando em uso de sondas nasogástrica, nasoentérica e gavagem. Administração de medicamentos: princípios da administração de medicamentos, dosagem, classificação, cálculo, vias de administração e risco ao paciente. Oxigenoterapia. Assistência de enfermagem às necessidades de eliminação urinária e fecal. Cuidados de enfermagem a pacientes com lesões de pele. O papel do técnico de enfermagem na Sistematização de Assistência de Enfermagem.
III Controle de infecção e biossegurança. Conceituação de colonização, contaminação, infecção comunitária e infecção hospitalar. Descrição das precauções padrão e das precauções baseadas no modo de transmissão de doenças. Higienização das mãos. Uso de equipamentos de proteção individual.
IV Enfermagem médico-cirúrgica. Atuação do técnico de enfermagem na assistência aos pacientes com enfermidades que envolvem os sistemas neurológico, digestório, cardiovascular, respiratório, renal, geniturinário, endócrino, ortopédico e hematológico. Assistência cirúrgica ao paciente pelo técnico de enfermagem no período transoperatório: pré-operatório imediato e mediato – recepção e preparo do paciente; intraoperatório – assistência de enfermagem cirúrgica ao paciente pelo circulante e instrumentador na sala operatória e sua transferência; pós-operatório imediato e mediato – recuperação anestésica e recuperação cirúrgica. Boas práticas de segurança do paciente no centro cirúrgico.
V Central de material e esterilização. Conceito de assepsia, higienização, desinfecção, antissepsia e esterilização de materiais. Meios e métodos de esterilização. Processo de limpeza, seleção, acondicionamento, esterilização e distribuição de material estéril.
VI Enfermagem em saúde coletiva. Vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, doenças transmissíveis, doenças infecciosas, parasitárias e doenças crônicas. Sistema Único de Saúde (SUS).
VII Enfermagem em saúde da criança. Crescimento e desenvolvimento da criança. Aleitamento materno e alimentação artificial. Assistência de enfermagem à criança com desidratação, doenças da pele e mucosa, problemas gastrointestinais e respiratórios.
VIII Assistência de enfermagem ao paciente crítico. Emergências clínicas e traumáticas. Envenenamento e intoxicação. Ressuscitação cardiopulmonar; choques hemorrágico, cardíaco, hipertensivo, séptico; edema agudo de pulmão, crise convulsiva e crise hipertensiva.
IX Enfermagem em saúde da pessoa idosa. Cuidados de enfermagem à pessoa idosa no caso de enfermidades que envolvam os sistemas neurológico, digestório, cardiovascular, respiratório, renal, geniturinário, endócrino, ortopédico, hematológico, tegumentar. Envelhecimento saudável. Autonomia e independência da pessoa idosa. Internação da pessoa idosa.
Conhecimentos da língua portuguesa: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período: emprego das classes de palavras; relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; emprego dos sinais de pontuação; concordância verbal e nominal; regência verbal e nominal; emprego do sinal indicativo de crase; colocação dos pronomes átonos. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Mude sua rotina de estudos hoje! A festa de 5 anos do Direção Concursos começou e estamos com descontos imperdíveis nas nossas assinaturas! Inclusive na Vitalícia!
Sabemos que a jornada de um concurseiro é repleta de desafios, e o investimento em preparação é um deles. Por isso, criamos uma condição verdadeiramente acessível neste nosso aniversário, um verdadeiro presente para você. Queremos que você tenha as melhores ferramentas e conteúdos focados por um preço de concurseiro, que não vai pesar no seu bolso.
Esta é a nossa forma de garantir que todos tenham oportunidades iguais de alcançar seus sonhos. Esteja entre nossos futuros aprovados, invista nos seus sonhos adquirindo um conteúdo de qualidade que fará diferença na sua rotina de estudos!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Juliane Freitas • 6 de dezembro de 2023
Inúmeras oportunidades em concurso público são criadas todos os dias, com vagas em todos os níveis de escolaridade e em diferentes áreas de atuação! Pensando nisso, para que você fique ligado em to...
Juliane Freitas • 6 de dezembro de 2023
O concurso INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) já publicou o edital, e uma das principais dúvidas dos concurseiros é sobre os salários oferecidos neste certame! O cer...
Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.