Larissa Lustoza • 23/06/2020
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou uma operação, nesta terça-feira (23/6), que prendeu quatro servidores públicos envolvidos em fraudes no concurso SEDF de 2016. Esta seria a segunda etapa da operação Magister, que investiga ações de fraudes do grupo em concursos públicos.
Na investigação, estavam envolvidos servidores da própria SEDF, como de outros órgãos, como INSS e Antaq. Nesta matéria, você saberá mais sobre a operação e sobre a previsão de um novo concurso SEDF.
Os servidores envolvidos são suspeitos de comprarem provas da Máfia dos Concursos, nome dado ao esquema realizado por um grupo que fraudava concursos públicos.
De acordo com as investigações atuais, os servidores envolvidos na fraude do concurso SEDF também são suspeitos de tentar fraudar o concurso STJ de 2015 – seleção que deu início à Operação Panoptes e prendeu participantes da Máfia dos Concursos.
Além dos quatro mandatos de prisão emitidos na operação recente, foram realizadas buscas e apreensões, inclusive em outro estado. Um dos mandados de busca foi realizado em Cristalina (GO), na Agência de Previdência Social.
Segundo a PCDF, os interessados na fraude faziam um pagamento como entrada e, uma vez aprovados, pagavam o restante em parcelas. Muitos faziam empréstimos consignados.
A Secretaria de Educação do DF disse, em nota, que apoia e colabora a operação. Além disso, informou que exonerou 14 servidores envolvidos nas fraudes e adotará as medidas necessárias com os funcionários cujo envolvimento for comprovado.
Uma nova seleção é esperada para a SEDF para professores substitutos temporários. A comissão está formada e a previsão da secretaria é de lançar o concurso ainda este ano.
Os professores contratados vão fazer parte do quadro de professores substitutos já existente e serão convocados à medida que surgir déficits. O salário será equivalente a 1h/aula até 40h/aula.
O cálculo do valor recebido pelo professor substituto é o seguinte: quantidade de dias x 8 x R$ 27,34 (valor da hora aula atual). No último edital, realizado em 2018, houve professores que podiam receber até R$ 5 mil, de acordo com a quantidade de dias trabalhados.
Atualmente, o quadro de professores substitutos temporários possui mais de 25 mil profissionais cadastrados. E, segundo a SEDF, mais de 10 mil professores são chamados por ano, especialmente para participar do Programa Educação Sem Carência.
Com a comissão formada, o próximo passo é escolher a empresa organizadora do certame e aguardar a publicação do edital. E para já estar preparado, é importante utilizar um material de qualidade e direcionado.
Confira o curso completo do Direção Concursos para o concurso SEDF temporários:
O Direção Concursos busca a melhor preparação para os seus alunos e para quem está em busca de ter a tão desejada carreira no serviço público. Por isso, preparamos um e-book especial feito para quem quer se tornar professor na SEDF – tanto substituto, quando efetivo. Clique abaixo e baixe o seu e-book GRATUITO:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.