Katharine Mota • 06/04/2022
Um parlamentar fez uma representação junto ao Ministério Público e Tribunal de Contas do estado do Espírito Santo solicitando que o Governo publique anualmente editais de concurso SEDU ES (Secretaria de Estado da Educação do Espirito Santo) para a contratação de professores na rede de ensino.
O deputado Sérgio Majeski (PSDB) foi o responsável pelo pedido. Segundo ele, “mais de 60% dos professores contratados pela Secretaria advém dos contratos temporários e isso é ruim para o profissional, para a escola, para o aluno e para a comunidade escolar como um todo. Só quem ganha com isso é o governo, que pode contratar e demitir a qualquer tempo”, destacou.
No mês de dezembro de 2021, a rede de ensino contava com 16.554 docentes contratados, sendo que apenas 5.883 eram efetivos e os demais atuavam nos contratos temporários. De acordo com a Lei Complementar nº 809/2015, a Sedu poderia atuar com 3.820 professores nessa situação.
Outro ponto da Lei indica que a Secretaria deveria reduzir o quantitativo de temporários a cada ano em, no mínimo, 5% até a data limite de dezembro de 2022.
Diante dessa situação, o deputado quer que o governo apresente um cronograma para cumprir a legislação e esteja comprometido a publicar concurso SEDU ES a cada ano com a oferta de vagas que seja, no mínimo, o dobro das 900 oferecidas no edital que está em andamento.
A FCC (Fundação Carlos Chagas) é a responsável pelo concurso SEDU ES que foi lançado em janeiro com 1.500 vagas, que foram divididas da seguinte maneira:
Professor
Agente de Suporte Educacional
Os salários iniciais vão de R$ 1.889,72 até R$ 4.975,43. As provas objetivas ocorreram no dia 27 de abril.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos concursos públicos, em primeira mão? Acompanhe o Direção News por meio do perfil do Instagram!
Katharine Mota
Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Tocantins – UFT. Já atuou na área de Assessoria de Comunicação, área de tecnologia e na produção de conteúdos no ramo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.