Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Senado: órgão entra em fase de escolha de banca

Concurso Senado: órgão entra em fase de escolha de banca

O Diário Oficial da União trouxe, na manhã do dia 18 de maio, o chamamento público para a escolha da banca que estará responsável pelo concurso Senado 2020.

Ao longo deste matéria falaremos sobre o concurso Senado. O Direção, aproveitando esta novidade, informa que está com 30% nos cursos para o concurso Senado. Basta , na compra, digitar o cupom desconto SENADO30.

concurso senado chamamento

Análise do concurso

Materiais do Direção + questões do QConcursos! CUPONS POR TEMPO LIMITADO!

Confira a publicação concurso Senado:

O presidente da comissão organizadora, designada pela Portaria do Presidente do Senado, convida as instituições (bancas) interessadas em operacionalizar o concurso para o provimento de cargos efetivos do Senado Federal a enviar proposta técnica, no prazo de 8 (oito) dias úteis contados da publicação, observados os termos do projeto básico simplificado, o qual será disponibilizado aos representantes legais das empresas.

Assim, o concurso Senado entre em outra fase: a escolha de banca organizadora. Importa lembrar que é aguardada seleção para o provimento de 40 vagas imediatas:

cursos para este concursos
Confira os cursos do Direção para este concurso

Confira um panorama geral do concurso Senado 2020

Em janeiro deste ano (2020), o presidente da comissão que organiza o concurso Senado, Roberci Ribeiro, deu entrevista à Rádio do órgão e confirmou que há enorme expectativa de lançar o edital ainda no primeiro semestre. Vale lembrar que, à época, não estavam nos planos que o país fosse viver uma pandemia.

De acordo com o presidente, o edital passava por ajustes no conteúdo, em pontos relativos à acessibilidade e cotas, além de outras disposições que seriam necessárias em uma nova seleção.

Ribeiro informou, ainda, que a comissão estava realizando balanceamento do conteúdo programático dos editais de 2008 e 2011, para distribuir esse conteúdo em face das atividades e atribuições do cargos, e também uma atualização do conteúdo.

Confira trecho da nota emitida pela comissão:

“Diante das manifestações das secretarias e unidades consultadas, estamos reformulando o conteúdo programático, priorizando as matérias mais recorrentes na atuação profissional e realizando o balanceamento das questões em razão das disciplinas de maior relevância”, afirmou em nota.

Vale lembrar que, em dezembro de 2019, algumas bancas compareceram ao Senado para demonstrar interessa na realização do concurso, em um evento organizado pela comissão responsável. Foram elas:

  • IAP
  • Idecan
  • FGV
  • Cesgranrio
  • Instituto Acesso
  • IBFC
  • Cebraspe (Cespe)
  • AOCP
  • IADES

Frisa-se que mesmo bancas que não estiveram presentes em dezembro podem, agora, enviar proposta e participar normalmente do processo de escolha.

Resumo concurso Senado 2020

  • Situação: escolhendo banca;
  • Banca: não definida;
  • Cargos: Policial Legislativo, Técnico, Advogado e Analista;
  • Escolaridade: nível médio e superior;
  • Salário: iniciais de até R$ 33 mil
  • Últimos editais: Analista, Técnico, Policial Legislativo e Consultor

Quanto ganha um servidor do Senado Federal?

Nas tabelas abaixo, conferimos a estrutura remuneratória dos cargos ofertados pelo concurso Senado 2020. Veja que são salários muito superiores até mesmo com relação a outros cargos no serviço público nacional:

Cargos vagos [atualizado]

Hoje, no Senado, tem-se um quantitativo enorme de cargos vagos. São 178 para Policial Legislativo, 5 para Advogados, 112 para Analista com formação em Administração e 247 para Analista com formação em Processo Legislativo, só para citar alguns.

Confira tabelas completas:

Veja a lista completa de cargos vagos clicando neste link!

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.