Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Senado: Cebraspe nunca foi contratado, mas reafirma ter sido escolhido

Concurso Senado: Cebraspe nunca foi contratado, mas reafirma ter sido escolhido

O mundo dos concursos público ficou agitado com a informação de que a comissão do concurso Senado estava revogada, mas que a banca Cebraspe estava escolhida.

A equipe de jornalismo do Direção Concursos entrou em contato, novamente, com o Cebraspe para reconfirmar a informação e para demonstrar que não há conflito entre os dois lados.

O Cebraspe reafirmou que foi o VENCEDOR do processo de escolha de banca do concurso Senado, mas não foi contratado, assim como o Direção Concursos tem noticiado desde o princípio.

A contratação, que viria em seguida, não foi efetivamente realizada, tanto porque a comissão foi revogada.

Ou seja, o Senado realmente não tem contrato com nenhuma empresa para organizar o concurso público, como foi explicada em nota.

Mas, no processo licitatório para a escolha de banca do concurso que estava em andamento, o vencedor foi o Cebraspe, portanto a banca ESCOLHIDA, como a empresa também detalha em nota.

Leia a resposta recebida, novamente, pela equipe de jornalismo do Direção Concursos do Cebraspe:

Prezado, boa tarde.

O Cebraspe afirmou em declaração que foi o vencedor, por técnica e por preço, para realizar o novo certame do Senado Federal, e que está preparado para aplicar o concurso público em 2020 ou em 2021. A contratação ainda não foi realizada.

Agora, veja o trecho da nota do Senado:

NOTA À IMPRENSA

O Senado Federal não fez qualquer contratação de banca para realização do concurso público autorizado pelo Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019. Quaisquer decisões sobre o futuro concurso serão tomadas quando houver instituição de nova comissão examinadora. A antiga comissão foi revogada pela Portaria n° 5, de 2020, publicada hoje no Diário Oficial da União.

Portanto, não há choque de informações.

Opinião de especialista: a banca pode mudar?

Agora, o detalhe que é necessário e não há ainda esclarecimentos é se o Cebraspe continuará como banca organizadora do certame.

Ainda não há informação se os trabalhos da comissão organizadora, como a escolha de banca, vão permanecer quando o grupo de servidores for retomado.

O especialista em concursos públicos e servidor da Câmara dos Deputados, Victor Dalton, acredita que há chances de que o processo de escolha de banca seja reiniciado.

“Tem chances reais de modificar a banca, porque se for para montar uma nova comissão, pode ser que o processo de escolha de banca comece do zero”, explica o especialista.

Ele acredita que o Cebraspe ficaria na frente, pois já foi escolhido nesse processo anterior, mas que a competição poderá ser mais rigorosa.

“Sabe-se lá em quais circunstâncias as bancas vão apresentar suas propostas. Mesmo porque se elas já perderam, vão tentar apresentar um projeto melhor na próxima vez“, explica.

Lembrando que, na reta final, estavam competindo as bancas Cebraspe, FGV e Idecan.

Concurso Senado foi adiado?

O novo edital com 40 vagas para o concurso Senado estava previsto para 2020, no entanto, nesta quarta-feira (26/8) a Portaria nº 5/2020, publicada no Diário Oficial da União, revogou a formação da comissão organizadora responsável pelo concurso.

Em nota oficial, o Senado explicou que a portaria torna sem efeito tão somente a comissão organizadora. “Contudo, não revoga a realização do certame, que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019”, explica o setor.

Assim como na portaria, o Senado esclareceu que a medida foi tomada pensando no estado de calamidade pública e às incertezas relativas à questão orçamentária decorrente da pandemia.

Veja todos os detalhes clicando aqui!

Com isso, a realização do novo concurso continua prevista para o ano de 2020 ou 2021, possibilitando um tempo a mais de estudos para os concurseiros.

Clique abaixo e conheça o material que o Direção Concursos preparou:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Resumo concurso Senado

Festival de novidades

No dia 2 de setembro, a partir das 19h, o Direção Concursos em parceria com o QConcursos vai realizar um verdadeiro festival de novidades.

Até o dia da live, uma novidade será revelada diariamente e uma GRANDE surpresa estará guardada para o dia da transmissão ao vivo. Veja abaixo qual foi a novidade desta quarta-feira (26/8):

Por isso, não perca! Clique na imagem abaixo, inscreva-se e acompanhe o que o Direção Concursos e o QConcursos preparou para você:

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concurso senado 2
concurso senado

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.