Juliane Freitas • 11/04/2023
O concurso Senado teve o resultado final homologado para o cargo de Analista Legislativo e vem causando polêmica em relação à convocação de candidatos negros e o aproveitamento da lista de aprovados nas cotas raciais.
Isso porque, de acordo com a Educafro, o Senado descumpriu a legislação ao colocar os candidatos negro aprovados no certame apenas na lista de cotas raciais, quando o correto seria que os candidatos negros com nota o suficiente figurassem na lista geral de aprovados.
Dessa forma, conforme explica a entidade, 6 candidatos pretos ou pardos foram prejudicados, pois dos 42 nomeados para o cargo e Analista Legislativo – Especialidade Administração, 8 são negros e apenas 2 deles precisaram das cotas raciais.
A Educafro destaca, então, que se os 6 aprovados negros com nota o suficiente fizessem parte da lista geral de aprovados, haveria vaga para mais 6 convocações de candidatos negros na lista de cotas.
Vale lembrar que a lei de cotas em concursos públicos foi aprovada em 2014 e estabelece que, no mínimo 20% das vagas devem ser destinadas a candidatos pretos ou pardos. Entretanto, se estes disputam as vagas reservadas e também as vagas da ampla concorrência.
Por sua vez, o Senado afirmou que a legislação não deixa claro qual deve ser o método aplicado para o chamamento dos aprovados dentro das cotas e ressalta que, para cumprir o percentual de 20% reservado às cotas, a comissão do certame convocou um negro a cada três vagas.
Para que o impasse seja resolvido, a Educafro propõe que o Senado cancele a nomeação de 6 candidatos para dar lugar aos aprovados negros ou convoque mais candidatos cotistas, ressaltando que tem preferência por esta última, tendo em vista que o objetivo é a inclusão de pretos ou pardos, e não a exclusão de alguém.
No entanto, de acordo com o Senado, todas as disposições legais foram cumpridas e a metodologia usada “garante maior estabilidade e previsibilidade à lista de nomeação”.
Antes de obter mais informações sobre o concurso Senado, veja a oferta que o Direção Concursos preparou para você:
O concurso Senado teve seu edital publicado em 2022, ofertando 22 vagas imediatas, além de oportunidades de cadastro reserva.
As oportunidades foram distribuídas da seguinte forma:
O salário inicial do aprovado será de até R$ 33.461,68, a depender do cargo pretendido.
De acordo com os dados definitivos da banca, o certame registrou 100.249 candidatos inscritos. O cargo com a maior quantidade de inscrições homologadas foi o de Técnico Legislativo – Policial Legislativo, com 30.826 inscritos. Clique aqui para saber mais detalhes sobre a concorrência!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.