Larissa Lustoza • 15/04/2020
O concurso Senado é, certamente, o sonho de muitos concurseiros. Tanto quem estuda há muito tempo quanto os iniciantes no mundo dos concursos públicos, o concurso para a casa legislativa chama a atenção. Porém, além de olhar para a remuneração como muitos fazem, é importante saber como é trabalhar no órgão.
Para quem deseja se tornar Policial Legislativo, por exemplo, é interessante saber que há três vertentes: policiamento externo, polícia judiciária e a proteção de autoridades.
“Basicamente, tem local para todo mundo”, explica Júlio Ponte, Policial Legislativo desde 2009. “Fatalmente, você que é concurseiro terá mais afinidade com uma área ou outra e você pode optar, na medida do possível, para desenvolver as atividades do dia-a-dia com aquilo que você mais gosta“.
E, enquanto isso, há os interessados na carreira de Consultor Legislativo. Marcel Guimarães, Consultor Legislativo na área orçamentária, explica que o servidor ocupante deste cargo terá como função, por exemplo, emitir parecer em projetos de lei ou emendas.
“O consultor pode atuar dando parecer em uma lei nova e pode atuar dando parecer nas emendas que os parlamentares apresentam. Ou o consultor também pode elaborar um projeto de lei novo”, explica.
Geralmente, o consultor relata que parlamentares utilizam bastante os serviços da consultoria, especialmente para propor leis novas, emendas na constituição ou emitir parecer nas leis que estão sendo apreciadas “Além disso, o consultor pode elaborar perguntas para os parlamentares fazerem na hora que tem uma audiência pública“, lembra.
“O Senado é muito bom para trabalhar, tenho nem o que reclamar”, conta o consultor Marcel Guimarães. Ele relata que, apesar de problemas com mobiliário, os servidores são muito capacitados e as pessoas valorizam muito os cargos que tem. “Longe de ter parasitas por lá, as pessoas trabalham muito, muito mesmo”
Júlio Ponte, policial legislativo, concorda. Originário da Marinha, as condições de trabalho que encontrou no Senado foram surpreendentes. “Quando cheguei no Senado, parecia que eu estava no céu”.
A atenção para a área policial tem crescido na casa legislativa, com mais treinamentos e instruções sendo realizados. “Rotina é, felizmente, uma coisa que não tem muito”, conclui.
Ambos servidores trocaram seus órgãos de origem para ingressarem no Senado. O policial Júlio Ponte havia começado a estudar para PRF, mas o certame demorou mais que o esperado para sair. E, quando foi publicado, o edital do Senado saiu logo em seguida.
Os assuntos dos dois editais eram parecidos e o que fez diferença foi ter mantido o ritmo. “Por dois anos eu me dediquei, eu sabia que uma hora o concurso ia sair e o que a gente não pode fazer é esmorecer”, conta.
“A gente tem que aprender quando está estudando é que tem umas variáveis que estão fora do nosso controle e, neste caso, não tem que fazer”, o consultor Marcel Guimarães declarou. “Às vezes, é aproveitar da melhor forma possível o tempo extra que vai ganhar na preparação”.
O consultor trabalhava no Correios e buscou qualquer concurso para sair da empresa. Passou na CGU e TCU, escolhendo trabalhar no último. Realizou o concurso do Senado para consultor e também para o mesmo cargo na Câmara dos Deputados. A nomeação no Senado, porém, demorou, ocorrendo há poucos dias da validade do certame expirar.
Um fato curioso que ele lembra era que a prova ocorreria poucos dias após o Carnaval e ele tinha uma viagem para Salvador. Levou os livros na viagem para estudar e conseguiu ser nomeado. “Não é preciso ser nenhum ET. O negócio é não parar de estudar e não desistir da vaga, não desistir do seu concurso“, aconselha.
Desmotivado para estudar para o próximo concurso Senado? Os dois professores têm uma mensagem importante para você, com dicas de como aproveitar o tempo e algumas palavras para te animar.
Confira abaixo o trecho exato e, caso queira, volte o vídeo e veja a entrevista completa:
Apesar da pandemia do coronavírus, a comissão que organiza o próximo concurso Senado emitiu nota declarando que os trabalhos continuam. No entanto, esperam o pleno restabelecimento do país para a publicação do edital. A previsão inicial da comissão era de publicação e realização do concurso ainda no primeiro semestre.
Até o momento, a banca organizadora ainda não foi definida. O próximo concurso Senado terá 40 vagas imediatas, indo de cargos como Advogado, Analista Legislativo (diversas especialidades) e Técnico Legislativo (Policial Legislativo). As remunerações variam desde R$ 18 mil até R$ 32 mil.
Em tempos de crise, dúvidas e indecisões podem surgir. Concursos Públicos ou empresa privada? Devo desistir do meu sonho? Acalma o coração e confira nossa semana especial com o QConcursos, a qual vamos te dar dicas valiosas e abrir sua mente.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.