Loading...
Concurso Senado Federal: reforma administrativa pode acelerar novo certame

Concurso Senado Federal: reforma administrativa pode acelerar novo certame

icons
icons
icons
icons
icons

Tal como a Câmara dos Deputados, a câmara alta pode promover uma grande reforma administrativa e, assim, avaliar a possibilidade de abrir novo edital para o concurso Senado.

O Senador Lasier Martins (PODE-RS), na última terça-feira (2/4/2019), apresentou o Projeto de Resolução do senado (PRS), com intuito de reduzir cerca de R$ 500 milhões por ano dos gastos do órgão.

O segundo vice-presidente da casa legislativa pretende acabar com algumas despesas excessivas, tais como:

  • Uso de carro oficial por servidores;
  • Acúmulo de cota parlamentar;
  • Pagamento de função de chefia para servidor sem subordinado;
  • Limitar plano de saúde para ex-senadores e seus familiares;
  • Reduzir número máximo de assessores por gabinete;
  • Eliminar cargos comissionados de setores de caráter temporário;
  • Verificação de gastos com terceirizados, passagens aéreas e apartamentos funcionais.

Confira neste link o curso para Analista Legislativo do Senado Federal.

Confira neste link o curso para Técnico Legislativo do Senado Federal.

A ideia, segundo o próprio senador, é criar uma cultura que estimule outras casas legislativas em todo o país a fazer o mesmo, ou seja, enxugar os gastos desnecessários.

“Nos estudos a que procedi junto com a minha equipe, nós podemos economizar cerca de meio bilhão de reais por ano. Isto é, o orçamento para este ano é de 4,5 bilhões. Poderíamos direcionar para o ensino infantil, para creches e para os hospitais”, disse Lasier.

Projeto de Resolução e o concurso Senado

Na justificação do PRS, em uma das passagens do texto, apresentado pelo senador gaúcho, é citada a necessidade de provimento dos cargos do órgão através de concurso público.

Confira:

O Senado possui atualmente 3.691 servidores comissionados e 2.915 terceirizados. Somando-se aos 2.130 servidores efetivos, há um totaltrabalhando na Casa de 8.736 pessoas, além de estagiários (523) e jovens aprendizes (135).

Atualmente, é preciso haver uma revisão, tanto quanto possível, nas despesas ditas primárias e obrigatórias (pessoal e encargos, auxílios, assistências e benefícios), onde se situam os grandes gastos e quase estouram o caixa, há que se revisar.

O Senado precisa rever tudo isso, inclusive, tendo em vista a necessidade de futuros concursos públicos, que acabarão sendo necessários, ante o grande contingente de servidores já aptos a se aposentarem, e que poderão, a qualquer momento, exercer esse direito.

Com a palavra, o especialista:

O coordenador e professor do Direção Concursos, Victor Dalton, Analista Legislativo da Câmara dos Deputados e especialista em concursos públicos da área legislativa, nos deu sua opinião sobre o projeto apresentado pelo senador Lasier Martins.

“O Senado não realiza concursos desde 2012, e o trabalho do servidor efetivo não pode ser substituído por terceirizados, em virtude do conhecimento técnico cobrado nos concursos.

Não à toa, o senador Lasier Martins percebe que, ao mesmo tempo que há margem para corte de comissionados, preocupa-se com a carência de concursados.

Movimentos internos para a realização de concursos no Senado ocorrem desde o ano passado. Devemos acompanhar de perto tais mudanças”.

Confira, neste link, a íntegra do projeto apresentado pelo senador Lasier Martins.

Confira neste link o curso para Analista Legislativo do Senado Federal.

Confira neste link o curso para Técnico Legislativo do Senado Federal.

Para receber todas as notícias sobre concursos públicos, salve o nosso número e envie uma mensagem com sua(s) área(s) preferida(s) de estudo.

 Concursos PúblicosConcurso SenadoConcursos LegislativosConcursos PúblicosNacionalconcurso público senadoconcurso público senado federalconcurso senadoreforma administrativa concurso senadosenado federalsenador lasier martinssenador propõe reforma administrativa
Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Cursos Preparatórios para Concursos Públicos em destaque

1 | 15

Receba nossas novidades!

Fique por dentro dos novos editais e de todas as principais notícias do mundo dos concursos.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.