Redação Direção Concursos • 16/09/2020
O Senado Federal contratou uma empresa de consultoria para iniciar o planejamento de uma reforma administrativa interna (concurso Senado).
A empresa terá o prazo de seis meses para a elaboração do projeto inicial, que deverá ser aprovado por senadores.
De acordo com o jornal Estadão, em notícia publicada nesta quarta-feira (16/9), a reforma tem por objetivo a redução de gastos com o funcionalismo público dentro do órgão (concurso Senado).
A ideia foi contrariada pelo vice-presidente da casa, o senador Lasier Martins, que afirmou ser uma “estupidez e um gasto desnecessário”.
“O Senado recorre a uma pesquisa externa quando o que é preciso é reduzir gastos internamente. São três erros acumulados. Primeiro: não realizar reunião da Mesa para autorizar essa contratação; segundo: não fazer licitação; terceiro: não precisa. É um absurdo, uma estupidez”.
A medida veio à tona após o governo federal encaminhar ao Congresso o texto que propõe a reforma administrativa para órgãos do Executivo, Legislativo e Judiciário da União, estados e municípios.
O governo federal garante que a proposta de reforma administrativa tem por objetivo estabelecer a meritocracia e igualdade no serviço público, além de ajustar a economia brasileira e oferecer um serviço de qualidade ao público.
No entanto, futuros servidores e até mesmo os servidores públicos têm diversas dúvidas sobre o que de fato seriam as alterações propostas pelo texto e, principalmente, a quem ela deverá realmente atingir.
Veja e entenda melhor os detalhes no vídeo do professor Arhur Lima:
O novo edital com 40 vagas para o concurso Senado estava previsto para 2020, no entanto, nesta quarta-feira (26/8) a Portaria nº 5/2020, publicada no Diário Oficial da União, revogou a formação da comissão organizadora responsável pelo concurso.
Em nota oficial, o Senado explicou que a portaria torna sem efeito tão somente a comissão organizadora. “Contudo, não revoga a realização do certame, que continua mantido, conforme estabelece o Ato da Comissão Diretora n° 2, de 2019”, explica o setor.
Assim como na portaria, o Senado esclareceu que a medida foi tomada pensando no estado de calamidade pública e às incertezas relativas à questão orçamentária decorrente da pandemia.
Veja todos os detalhes clicando aqui!
Com isso, a realização do novo concurso continua prevista para o ano de 2020 ou 2021, possibilitando um tempo a mais de estudos para os concurseiros. Veja o material que o Direção Concursos preparou:
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.