Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso SES DF: Câmara aprova criação de novos cargos

Concurso SES DF: Câmara aprova criação de novos cargos

A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou em segundo turno, no dia 23 de junho, o Projeto de Lei nº 1.735/21, que reorganiza os cargos dentro da estrutura da Secretaria de Saúde (concurso SES DF).

O novo texto prevê mudanças nos requisitos de escolaridade para ingresso nos cargos públicos e cria a carreira Gestão e Assistência Pública à Saúde que será dividida entre os seguintes cargos:

  • analista em Gestão e Assistência Pública à Saúde;
  • assistente em Gestão e Assistência Pública à Saúde
  • técnico em Gestão e Assistência Pública à Saúde

Os três cargos totalizam 14.500 profissionais. A forma de acesso a todos os cargos é o concurso público.

De acordo com a proposta, apenas o posto de analista exige formação de nível superior. Para os demais, é necessário o certificado de nível médio. 

Importante destacar que a secretaria tem autorização para a realização de um novo concurso destinado aos cargos de assistência Pública à Saúde, Cirurgião-Dentista, Enfermeiro, Médico e auditoria de atividades urbanas. São previstas 1.843 vagas efetivas. 

concurso SES DF

Concurso SES DF: editais 2018 e 2014

Em 2014 e 2018, foram publicados os últimos editais para o concurso SES DF (Secretaria de Saúde do DF), os quais foram organizados pela banca IADES E IDECAN (2014, para o cargo de agente de vigilância ambiental em saúde), nas duas oportunidades.

No ano de 2018, os cargos ofertados foram os de enfermeiro, técnico em contabilidade, técnico de laboratório, analista de sistemas, contador, economia, estatístico, farmacêutico, físico, fonoaudiólogo, médicos, administrador e técnico em comunicação social.

No ano de 2014, por sua vez, os cargos ofertados foram de auxiliar operacional, técnico em higiene bucal, técnico (de laboratório, enfermagem, nutrição, radiologia), cirurgião dentista, assistente social, biólogo, biomédico, farmacêutico, físico, fisioterapeuta, psicólogo, terapeuta, médico.

Cargo de gente de Vigilância Ambiental em saúde 2014

Naquele ano, foram ofertadas 460 vagas, para quem possuísse nível médio completo ou equivalente, para um salário inicial de até R$ 1.620. Confira:

concurso SES DF
concurso SES DF
  • Os requisitos básicos para investidura no cargo foram:
    • Ser brasileiro nato ou naturalizado ou cidadão português que tenha adquirido a igualdade de direitos e obrigações civis e gozo dos direitos
      políticos
    • Ter na data da contratação 18 (dezoito) anos completos.
    • Estar em dia com as obrigações resultantes da legislação eleitoral e, se do sexo masculino, do serviço militar.
    • Estar em pleno gozo de seus direitos civis e políticos.
    • Possuir aptidão física e mental.
    • Possuir e comprovar o pré-requisito para o cargo, à época da contratação.
    • Conhecer e estar de acordo com as exigências contidas neste Edital.

Etapas e provas concurso SES DF 2014

O concurso SE DF consistiu na aplicação de prova objetiva de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório, além de curso introdutório de formação inicial, de caráter apenas eliminatório. Veja o que foi cobrado:

concurso SES DF
concurso SES DF

Conteúdos exigidos – agente de vigilância ambiental:

LÍNGUA PORTUGUESA

  • Fonologia: conceito, encontros vocálicos, dígrafos, ortoépia, divisão silábica, prosódia-acentuação e ortografia; Morfologia: estrutura e formação das palavras, classes de palavras; Sintaxe: termos da oração, período composto, conceito e classificação das orações, concordância verbal e nominal, regência verbal e nominal, crase e pontuação; Semântica: a significação das palavras no texto; Interpretação de texto.

NOÇÕES BÁSICAS DE INFORMÁTICA

  • Sistemas Operacionais: conceitos básicos; filosofia de funcionamento; configuração de ambiente; manipulação de arquivos. Editor de textos Microsoft WORD: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); digitação de textos; formatação de textos (fonte, parágrafos, bordas, marcadores, números de páginas, notas de rodapé, quebras de página, colunas, figuras, etc.); comandos de edição (localizar, substituir, etc.); ferramentas de ortografia, gramática e autocorreção. Planilha Eletrônica Microsoft Excel: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); digitação de dados; utilização de fórmulas e funções; formatação de dados (células, linhas, colunas, planilha, fonte, parágrafos, bordas, classificação, filtros, etc.); comandos de edição (localizar, substituir, etc.); verificação de ortografia; criação de gráficos; Importação de dados externos. Editor de Imagens Corel Draw: manipulação de arquivos (abrir, salvar, visualizar impressão, etc); criação e importação de imagens; manipulação de atributos de arquivos de imagens.

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

  • Organização dos serviços de saúde no Brasil: Sistema Único de Saúde – Princípios e diretrizes, controle social; Indicadores de saúde; Sistema de notificação e de vigilância epidemiológica e sanitária; Endemias/epidemias: Situação atual, medidas de controle e tratamento; Planejamento e programação local de saúde, Distritos Sanitários e enfoque estratégico. Portarias e Leis do SUS, Políticas Públicas de Saúde e Pacto pela Saúde.

RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO

  • Sequências Lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Criptografia. Simetria. Conjuntos; as relações de pertinência, inclusão e igualdade; operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações. Calendários. Numeração. Razão e proporção. Regra de Três.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

  • Lei 8.142/90 – Controle Social e Financiamento do SUS. Processo saúde-doença e seus determinantes/condicionantes; Promoção da saúde: conceitos e estratégias; Prevenção e promoção da Saúde: Visita Domiciliar – Saúde e comunidade. Avaliação das áreas de risco ambiental e sanitário; Conceitos de eficácia e eficiência e efetividade em saúde coletiva; Estratégia de avaliações em saúde: conceitos, tipos instrumentos e técnicas; Noções básicas de epidemiologia, meio ambiente e saneamento; Medidas de prevenção e controle de vetores; Noções básicas de doenças como Leishmaniose Visceral e Tegumentar, Dengue, Malária, Esquistossomose, dentre outras. Animais peçonhentos e zoonoses (dengue, leishmaniose, leptospirose, doenças causadas por pombos, carrapatos e pulgas). Riscos ambientais relacionados a fatores químicos e físicos que influenciam na qualidade do ar, do solo e da água para consumo humano. Manejo de animais domésticos. PORTARIA nº 3.252 de 22 de dezembro de 2009; Instrução Normativa nº 1, de 7 de março de 2005/MS. Coleta seletiva do lixo; Riscos ambientais: contaminantes (produtos químicos). Noções de Administração Pública de acordo com a Lei Orgânica do Distrito Federal. Ética profissional.

Quanto ganha um agente de vigilância ambiental no DF?

De acordo com o Portal da Transparência, um servidor da SES DF pode receber, líquidos, mais de R$ 6 mil. Confira:

Cargos vagos na SES DF

Para o cargo de agente de vigilância ambiental em saúde na SES DF, há, hoje, segundo o Portal da Transparência, 199 cargos vagos, conforme pode-se observar na imagem a seguir:

Resumo concurso SES DF

Sua chance de estudar para a Caixa CHEGOU!

Estude para a Caixa com uma condição ACESSÍVEL!

Parabéns se você está lendo esse texto, vai ter acesso a nossa preparação completa da Caixa pelo melhor preço do momento.

Essa é a sua oportunidade de estudar com os melhores professores e especialistas do mercado!

Você que quer estar entre os aprovados da Caixa e conquistar sua estabilidade financeira. Clique na imagem abaixo e comece a sua preparação.

Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:

Receba as principais notícias no Telegram do Direção News

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.