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Concurso SME Recife: edital publicado, 400 vagas disponíveis

Concurso SME Recife: edital publicado, 400 vagas disponíveis

Foi publicado um edital para contratação temporária para a Secretaria Municipal de Educação de Recife (concurso SME Recife), com a oferta de 400 vagas.

Confira abaixo uma síntese do edital:

  • Banca: Idib
  • Cargos: Auxiliar de Desenvolvimento Infantil e Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial
  • Vagas: 400
  • Escolaridade: médio
  • Salários: de R$ 1.464,97 até R$ 1.850,48
  • Período de inscrição: das 10h00min de 29 de março às 23h59min de 03 de maio de 2022
  • Taxa de inscrição: R$ 48
  • Data das provas: 5 de junho
  • Link para o edital SME Recife

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Divisão de vagas do concurso SME Recife

A presente seleção pública simplificada tem por finalidade a contratação temporária de profissionais de nível médio completo para preenchimento de 400 vagas, sendo:

  • 200 para a função Auxiliar de Desenvolvimento Infantil (ADI), e
  • 200 para Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE).
divisão de vagas concurso sme recife temporário

Salários

Conforme o disposto no edital, as funções são para jornadas de trabalho diárias de 8 horas com salários de R$ 1.464,97 até R$ 1.850,48. Confira:

salários concurso sme recife temporário

Requisitos do concurso SME Recife

Os cargos do concurso SME Recife para temporários exige:

  • a) ser brasileiro ou gozar das prerrogativas previstas no art. 12 da Constituição Federal;
  • b) ter idade mínima de 18 (dezoito) anos;
  • c) estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • d) estar quite com o serviço militar, quando do sexo masculino;
  • e) estar apto física e mentalmente para o exercício das atribuições da função;
  • f) não acumular funções, empregos ou cargo público, em qualquer esfera de Governo ou em qualquer Poder, salvo nos casos constitucionalmente permitidos;
  • g) não estar cumprindo o prazo de interstício determinado pela Lei 18.122/2015, em seu art. 10, no ato da contratação
  • h) não registrar antecedentes criminais e se encontrar no pleno exercício de seus direitos civis e políticos;
  • i) ser aprovado na Seleção Pública Simplificada;
  • j) apresentar Certificado e/ou Histórico Escolar do Ensino Médio completo, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, comprovado por meio de apresentação de original e cópia do respectivo documento

Provas e etapas do concurso SME Recife

No concurso SME Recife, será aplicado exame de habilidades e conhecimentos, mediante prova objetiva, bem como Exame Psicotécnico, conforme o quadro a seguir:

provas e etapas concurso sme recife

Provas Objetivas

Para todas as funções, a prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, constará de questões de múltipla escolha que versarão sobre o Conteúdo Programático.

Cada questão de múltipla escolha conterá 4 (quatro) alternativas – “A” à “D” – dentre as quais somente 1 (uma) estará correta.

A nota em cada questão da prova objetiva de múltipla escolha, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a:

  • 2,00 pontos, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
  • 0,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas;
  • 0,00 ponto, caso não haja marcação ou haja marcação de mais de uma opção;
  • 0,00 ponto, caso não haja a identificação do tipo de caderno de prova assinalada na folha de resposta pelo candidato

Psicotécnico

(Exclusivo para a função Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial)

O Exame Psicotécnico será aplicado somente aos candidatos que concorrem à função Agente de Apoio ao Desenvolvimento Escolar Especial (AADEE), em observância ao artigo 2º da Lei Municipal 18.038/2014.

Serão convocados para o Exame Psicotécnico os candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados dentro dos
quantitativos constantes do quadro abaixo, respeitados ainda os candidatos empatados na última classificação:

redação concurso sme recife

O Exame Psicotécnico consistirá na aplicação de instrumentos psicológicos que explicitem, de forma inequívoca, as características intelectuais, emocionais, motivacionais e de personalidade dos candidatos.

Os instrumentos psicológicos utilizados são os recomendados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), que resultam na obtenção de dados objetivos e fidedignos.

A aplicação será realizada por meio de testes e questionários coletivos, simultâneos a todos os candidatos, em igualdade de condições.

Prova de títulos

(Para ambas as funções – AADEE e ADI)

Serão convocados para a prova de títulos os candidatos aprovados nas provas objetivas e classificados dentro dos quantitativos constantes do quadro abaixo, respeitados ainda os candidatos empatados na última classificação:

A prova de títulos valerá 15,00 (quinze) pontos, ainda que a soma dos valores dos títulos enviados seja superior a esse valor.

O total de pontos na prova de títulos (TPT) será igual à soma dos pontos atribuídos aos títulos do candidato.

Os pontos que excederem o valor máximo em cada alínea do Quadro de Atribuição de Pontos para a Prova de Títulos serão desconsiderados.

Somente serão aceitos os títulos abaixo relacionados, expedidos até a data de envio, e o julgamento obedecerá aos respectivos critérios de pontuação:

Conteúdo programático

LÍNGUA PORTUGUESA: Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. Domínio da ortografia oficial: Emprego das letras; Emprego da acentuação gráfica. Domínio dos mecanismos de coesão textual: Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual; Emprego/correlação de tempos e modos verbais. Domínio da estrutura morfossintática do período: Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração; Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração; Emprego dos sinais de pontuação; Concordância verbal e nominal; Emprego do sinal indicativo de crase; Colocação dos pronomes átonos. Reescritura de frases e parágrafos do texto: Substituição de palavras ou de trechos de texto; Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. Classes de Palavras: Substantivo, Artigo, Adjetivo, Numeral, Pronome, Verbo, Advérbio, Preposição, Conjunção e Interjeição.

RACIOCÍNIO LÓGICO: Princípio da Regressão ou Reversão. Lógica dedutiva, argumentativa e quantitativa. Lógica matemática qualitativa, sequências lógicas envolvendo números, letras e figuras. Geometria básica. Álgebra básica e sistemas lineares. Calendários. Numeração. Razões especiais. Análise combinatória e probabilidade. Progressões Aritmética e Geométrica. Conjuntos: As relações de pertinência; Inclusão e igualdade; Operações entre conjuntos, união, interseção e diferença. Comparações.

CONTEÚDO DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

2001 – AGENTE DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO ESCOLAR ESPECIAL (AADEE): Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDBN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): Título I – Da Educação; Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar; Capítulo V – Da
Educação Especial; Capítulo V-A – Da Educação Bilíngue de Surdos. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente): Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I – Do direito à Vida e à Saúde; Capítulo II – Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Título I – Disposições Preliminares: Capítulo I – Disposições Gerais; Capítulo II – Da igualdade e da Não Discriminação; Seção Única – Do Atendimento Prioritário; Título II – Dos direitos Fundamentais: Capítulo IV – Do Direito à Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/SEESP): Título IV – Objetivo da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; Título V
– Alunos atendidos pela Educação Especial; e, Título VI – Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 (Lei da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista). Decreto nº 5.296, de 2 de dezembro de 2004: Capítulo II – Do Atendimento Prioritário; Capítulo III – Das Condições Gerais da Acessibilidade. Barreiras atitudinais na Escola. NOÇÕES DE PRIMEIROS SOCORROS: conceitos e procedimentos preliminares; procedimentos a serem adotados em casos de asfixia, envenenamento, desmaios, convulsões, queimaduras, hemorragias e traumas.

2002 – AUXILIAR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (ADI): Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDBN – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional): Título I – Da Educação; Título II – Dos Princípios e Fins da Educação Nacional; Título III – Do Direito à Educação e do Dever de Educar; Capítulo II – Da Educação Básica; Capítulo V – Da Educação Especial. Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente): Título I – Das Disposições Preliminares; Título II – Dos Direitos Fundamentais: Capítulo I – Do Direito à Vida e à Saúde; Capítulo II – Do Direito à Liberdade, ao Respeito e à Dignidade; Capítulo IV – Do Direito à Educação, à Cultura, ao Esporte e ao Lazer. Lei Federal nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência): Título I – Disposições Preliminares: Capítulo I – Disposições Gerais; Capítulo II – Da igualdade e da Não Discriminação; Seção Única – Do Atendimento Prioritário; Título II – Dos direitos Fundamentais: Capítulo IV – Do Direito à Educação. Concepções e práticas de Educação Infantil em escolas e creches: Princípios de Educação Infantil: Educação Infantil: conceitos, importância e características; Atitudes e valores significativos para o processo educativo da criança; Cuidar
e educar na educação infantil. Rotina e acompanhamento: organização do tempo e do espaço. Desenvolvimento pessoal e social da criança: Conhecendo a criança de 0 a 3 anos; Desenvolvimento e aprendizagem das linguagens; Brincar como atividade do desenvolvimento infantil; A importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento infantil; Construção da identidade e autonomia da criança.

NOÇÕES DE INFORMÁTICA: Noções de Informática: Conhecimentos de uso e administração dos sistemas operacionais
Windows e Linux; Conhecimento de uso e administração de aplicativos básicos de automação de escritório (MSOffice e Open Office); Internet e Intranet: conceitos, programas de navegação, correio eletrônico

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

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