PUBLICIDADE

CLDF aprova gravação de provas físicas em concursos públicos

Um projeto de lei aprovado na Câmara Legislativa do DF obriga a administração pública gravar a avaliação física dos concursos públicos.

Por

Larissa Lustoza
Compartilhe esta notícia
Imagem - CLDF aprova gravação de provas físicas em concursos públicos

Um projeto de lei que determina a gravação de provas físicas nos concursos públicos foi aprovado na Câmara Legislativa do DF. A medida visa assegurar ao candidato esclarecimentos sobre a pontuação caso queira recorrer. A proposta deverá ser aplicada na administração direta, autárquica e fundacional do DF.

O que o projeto diz

O Projeto de Lei 96/2019 é de autoria do deputado Martins Machado e altera a Lei nº 4.949. Nele, é disposto que a prova física deve ser gravada, resguardadas as condições necessárias à concentração do candidato e dos examinadores.

Em tempo hábil, a cópia da gravação deve ser disponibilizada para que o candidato exercite o direito de impugnação da prova física e receba esclarecimentos sobre a pontuação. A lei entrou em vigor na data de publicação.

A justificativa do deputado para a criação do projeto de lei é relacionada com o grande número de processos judiciais que questionam a realização de provas físicas em concursos.

Com o projeto, a administração pública fica obrigada a realizar a gravação da prova física e permite que o candidato tenha uma avaliação isenta, como também tirar eventuais dúvidas dos exames físicos.

“Espera-se, com esta proposta, contribuir para o incremento ao combate à vulnerabilidade do candidato em face da falta de estrutura estatal, aumentando seu poder de informação, tornando-o efetivamente protegido em face das instituições que comumente praticam inúmeros abusos”, o deputado finaliza na justificativa do projeto.

Concursos com TAF

O Teste de Aptidão Física (TAF) é cobrado, geralmente, em concursos cujos cargos exigem a força física do candidato. Maioria das vezes, ele ocorrem em concursos policiais.

Atualmente, há alguns certames esperados que cobram TAF. Veja uma breve lista de alguns que selecionamos:

  • Concurso Senado (Policial Legislativo): o certame foi autorizado e para o cargo de policial é necessário ter somente nível médio. São 24 vagas autorizadas para o cargo. Saiba mais aqui.
  • Concurso PC DF: o edital é esperado para qualquer momento. A banca Cebraspe já foi escolhida e são 300 vagas autorizadas para Escrivão. Saiba mais aqui.
  • Concurso PM BA: em outubro, deve ser lançado o certame para Soldado com cerca de 2 mil vagas. Saiba mais aqui.
  • Concurso PC PA: são diversas vagas autorizadas para os cargos de Delegado, Escrivão, Investigador e Papiloscopista. A previsão é de edital ainda neste ano. Saiba mais aqui.
  • Concurso PC RJ: foram autorizados certames para diversos cargos e a Academia de Polícia já definiu as etapas e comissões para avaliação. Saiba mais aqui.

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
como entrar em recurso no taf
Concurso publico
concursos policiais 2019
concursos policiais 2020
concursos públicos
concursos públicos 2019
concursos publicos df
concursos públicos taf
taf recurso
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.