PUBLICIDADE

Concurso TCU foi difícil? Especialistas comentam as questões anuladas!

Os resultados foram divulgados nesta sexta-feira (29/8)

Por

João Carlos Silva
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concurso TCU foi difícil? Especialistas comentam as questões anuladas!

Os candidatos ao concurso TCU (Tribunal de Contas da União) já podem conferir o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva.

As atualizações foram publicados em Diário Oficial da União na sexta-feira (29/8). O Direção preparou uma lista ordenada para que candidatos saibam em que posição se encontra dentre todos os concorrentes:

Confira a lista ordenada!

Vale lembrar que a interposição de recursos contra o resultado provisório deve ser feita entre as 10h de 1º de setembro e 18h de 2 de setembro de 2025, pelo site da banca Cebraspe.

Um recurso bem elaborado pode ser decisivo para garantir sua classificação. Pensando nisso, o Direção Concursos disponibiliza orientação especializada para auxiliar os candidatos na preparação da interposição.

Sem estresse no envio de recursos!

O envio de recursos é uma etapa decisiva para a aprovação de candidatos. Para facilitar o processo, entre na lista de antecipação de recursos e garanta atendimento personalizado com o consultor do Senado Federal e especialista em concursos, Marcel Guimarães.

Mas atenção! As vagas são limitadas.

Coloque já seu nome na lista e aumente suas chances de sucesso.

Como foram as provas do concurso TCU?

Confira o que dizem os especialistas sobre a prova para Técnico Federal de Controle Externo e acompanhe os comentários pelo caderno de prova objetiva.

Regimento Interno

A questão com enunciado “As provas produzidas pelas partes devem ser apresentadas, sempre que possível, de forma documental…” aborda o seguinte dispositivo do Regimento Interno do TCU:

Segundo o professor Erick Alves, o Regimento determina que as provas devem ser sempre apresentadas de forma documental. Ou seja, não há previsão regimental para que as provas sejam produzidas de outra forma.

A questão diz que as provas devem ser documentais ‘sempre que possível’, expressão que abre espaço para que as provas sejam apresentadas em outro formato quando não for possível apresentá-las de forma documental, o que contraria o dispositivo do Regimento acima transcrito.

Analisa Erick.

Dessa forma, entende-se que o gabarito da questão deve ser alterado de CERTO para ERRADO.

Controle Externo

Sobre a questão de enunciado “No Brasil, o sistema de controle interno de cada Poder da República tem como uma de suas atribuições..”, o especialista Erick Alves destaca que as competências do sistema de controle interno estão previstas no art. 74 da Constituição Federal, quais sejam:

A Constituição prevê a competência para o controle interno apoiar o controle externo da mesma forma que NÃO prevê competência para o sistema de controle interno aplicar sanções. Assim, a questão está correta.

Ele conclui.

O especialista adiciona que a competência para aplicar sanções aos responsáveis por irregularidades financeiras é do sistema de controle externo, mais especificamente do TCU, conforme previsto no art. 71, inciso VIII da Constituição.

Dessa forma, entende-se que o gabarito da questão deve ser alterado de ERRADO para CERTO.

Administração Pública

A professora Nicole Oliveira observa que a prova de Administração Pública teve falhas na formulação e em dados históricos

Questão sobre o PDRAE

A questão que abordava o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) teve sua redação considerada “mal formulada”. O problema principal foi o uso do termo “crise latino-americana”.

Seu enunciado fica problemático e abre margem para questionamentos. O correto seria afirmar que a base era a constatação de uma crise do Estado brasileiro, dentro do contexto da redemocratização e da globalização.

Contesta Nicole.

Questão sobre o Gespública

A professora constata falha nas datas na questão sobre o Programa Nacional de Gestão Pública, o que levou à anulação.

Solicitamos a inversão do gabarito preliminar, uma vez que o enunciado da questão aponta que o Gespublica teve sua concepção em 1990. No entanto, ele foi concebido em 2005, através do Decreto nº 5.378/2005.

Ela corrige.

Execução Financeira e Orçamentária (EFO)

O professor Sérgio Machado analisa que o conteúdo cobrado em prova está fora do edital, além de notar problemas de redação nos enunciados.

Conteúdo não previsto no edital:

Algumas perguntas abordavam resultados fiscais (primário e nominal), que não estavam no conteúdo programático. Em concursos públicos, o edital é o documento oficial que define as regras e o que pode ser cobrado.

Diz Sérgio.

Problemas de redação:

Além disso, o professor observa que duas questões anuladas apresentaram falhas de formulação que prejudicaram a clareza e a objetividade, são elas:

Questão sobre LDO e “resultado primário mínimo”

A LDO não fixa um resultado primário mínimo, mas define uma meta que deve ser cumprida e pode até ser superada. Essa diferença de interpretação pode ter levado a banca, no gabarito preliminar, a marcar a questão como errada. Mas a forma como o enunciado foi escrito deixava o candidato em dúvida, prejudicando a objetividade.

Comenta Sérgio.

Questão sobre Método abaixo da linha

Além do assunto não constar no edital, o enunciado trouxe a expressão ‘discrepâncias estatísticas’, que poderia ser confundida com divergências metodológicas. Esse detalhe de redação deixou a questão confusa e de difícil julgamento objetivo.

Observa o especialista.

Questão de Liquidação de Despesa

Machado também faz uma ressalva quanto a questão que aborda Liquidação de despesas. Apesar de não ter sido anulada, o especialista defende que ela mereça uma revisão.

A questão afirma que a liquidação da despesa somente poderá ser efetivada após a verificação do direito adquirido pelo credor.

Conforme o art. 63 da Lei 4.320/64, a liquidação da despesa é justamente essa verificação do direito adquirido. Então, o que significa ‘efetivar a liquidação’? Em que momento isso ocorreria? Nem a lei nem os manuais oficiais esclarecem essa distinção.

Para Sérgio Machado, a anulação das quatro questões foi correta e garantiu isonomia e respeito às regras do edital.

Mantenha-se informado!

O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.

ENTRE AGORA NO CANAL DE NOTÍCIAS!

Resultado TCU – Resumo do certame

  • Banca: Cebraspe
  • Vagas: 40 + 20 CR
  • Cargo: Técnico Federal de Controle Externo
  • Escolaridade: nível médio
  • Salário inicial: R$ 15.128,26
  • Inscrições: 30/5 a 17/6
  • Taxa: R$ 70,00
  • Provas: 3/8/2025
  • Edital

Estude de graça com o Direção Concursos!

Vocês pediram, nós atendemos!

Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!

Tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas.

Ps: são poucas vagas!

Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso tcu
concursos 2025
concursos públicos
recursodiscursiva
tcu
João Carlos Silva

João Carlos Silva

Graduando em Jornalismo pela Universidade de Brasília (UnB). Cobre as principais notícias sobre concursos públicos no blog Direção Concursos e no perfil de Instagram @direcaoconcursos.