
Os candidatos ao concurso TCU (Tribunal de Contas da União) já podem conferir o resultado final nas provas objetivas e o resultado provisório da prova discursiva.
As atualizações foram publicados em Diário Oficial da União na sexta-feira (29/8). O Direção preparou uma lista ordenada para que candidatos saibam em que posição se encontra dentre todos os concorrentes:
Vale lembrar que a interposição de recursos contra o resultado provisório deve ser feita entre as 10h de 1º de setembro e 18h de 2 de setembro de 2025, pelo site da banca Cebraspe.
Um recurso bem elaborado pode ser decisivo para garantir sua classificação. Pensando nisso, o Direção Concursos disponibiliza orientação especializada para auxiliar os candidatos na preparação da interposição.
Sem estresse no envio de recursos!
O envio de recursos é uma etapa decisiva para a aprovação de candidatos. Para facilitar o processo, entre na lista de antecipação de recursos e garanta atendimento personalizado com o consultor do Senado Federal e especialista em concursos, Marcel Guimarães.
Mas atenção! As vagas são limitadas.
Coloque já seu nome na lista e aumente suas chances de sucesso.
Como foram as provas do concurso TCU?
Confira o que dizem os especialistas sobre a prova para Técnico Federal de Controle Externo e acompanhe os comentários pelo caderno de prova objetiva.
Regimento Interno
A questão com enunciado “As provas produzidas pelas partes devem ser apresentadas, sempre que possível, de forma documental…” aborda o seguinte dispositivo do Regimento Interno do TCU:

Segundo o professor Erick Alves, o Regimento determina que as provas devem ser sempre apresentadas de forma documental. Ou seja, não há previsão regimental para que as provas sejam produzidas de outra forma.
A questão diz que as provas devem ser documentais ‘sempre que possível’, expressão que abre espaço para que as provas sejam apresentadas em outro formato quando não for possível apresentá-las de forma documental, o que contraria o dispositivo do Regimento acima transcrito.
Analisa Erick.
Dessa forma, entende-se que o gabarito da questão deve ser alterado de CERTO para ERRADO.
Controle Externo
Sobre a questão de enunciado “No Brasil, o sistema de controle interno de cada Poder da República tem como uma de suas atribuições..”, o especialista Erick Alves destaca que as competências do sistema de controle interno estão previstas no art. 74 da Constituição Federal, quais sejam:

A Constituição prevê a competência para o controle interno apoiar o controle externo da mesma forma que NÃO prevê competência para o sistema de controle interno aplicar sanções. Assim, a questão está correta.
Ele conclui.
O especialista adiciona que a competência para aplicar sanções aos responsáveis por irregularidades financeiras é do sistema de controle externo, mais especificamente do TCU, conforme previsto no art. 71, inciso VIII da Constituição.
Dessa forma, entende-se que o gabarito da questão deve ser alterado de ERRADO para CERTO.
Administração Pública
A professora Nicole Oliveira observa que a prova de Administração Pública teve falhas na formulação e em dados históricos
Questão sobre o PDRAE
A questão que abordava o Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) teve sua redação considerada “mal formulada”. O problema principal foi o uso do termo “crise latino-americana”.
Seu enunciado fica problemático e abre margem para questionamentos. O correto seria afirmar que a base era a constatação de uma crise do Estado brasileiro, dentro do contexto da redemocratização e da globalização.
Contesta Nicole.
Questão sobre o Gespública
A professora constata falha nas datas na questão sobre o Programa Nacional de Gestão Pública, o que levou à anulação.
Solicitamos a inversão do gabarito preliminar, uma vez que o enunciado da questão aponta que o Gespublica teve sua concepção em 1990. No entanto, ele foi concebido em 2005, através do Decreto nº 5.378/2005.
Ela corrige.
Execução Financeira e Orçamentária (EFO)
O professor Sérgio Machado analisa que o conteúdo cobrado em prova está fora do edital, além de notar problemas de redação nos enunciados.
Conteúdo não previsto no edital:
Algumas perguntas abordavam resultados fiscais (primário e nominal), que não estavam no conteúdo programático. Em concursos públicos, o edital é o documento oficial que define as regras e o que pode ser cobrado.
Diz Sérgio.
Problemas de redação:
Além disso, o professor observa que duas questões anuladas apresentaram falhas de formulação que prejudicaram a clareza e a objetividade, são elas:
Questão sobre LDO e “resultado primário mínimo”
A LDO não fixa um resultado primário mínimo, mas define uma meta que deve ser cumprida e pode até ser superada. Essa diferença de interpretação pode ter levado a banca, no gabarito preliminar, a marcar a questão como errada. Mas a forma como o enunciado foi escrito deixava o candidato em dúvida, prejudicando a objetividade.
Comenta Sérgio.
Questão sobre Método abaixo da linha
Além do assunto não constar no edital, o enunciado trouxe a expressão ‘discrepâncias estatísticas’, que poderia ser confundida com divergências metodológicas. Esse detalhe de redação deixou a questão confusa e de difícil julgamento objetivo.
Observa o especialista.
Questão de Liquidação de Despesa
Machado também faz uma ressalva quanto a questão que aborda Liquidação de despesas. Apesar de não ter sido anulada, o especialista defende que ela mereça uma revisão.
A questão afirma que a liquidação da despesa somente poderá ser efetivada após a verificação do direito adquirido pelo credor.
Conforme o art. 63 da Lei 4.320/64, a liquidação da despesa é justamente essa verificação do direito adquirido. Então, o que significa ‘efetivar a liquidação’? Em que momento isso ocorreria? Nem a lei nem os manuais oficiais esclarecem essa distinção.
Para Sérgio Machado, a anulação das quatro questões foi correta e garantiu isonomia e respeito às regras do edital.
Mantenha-se informado!
O Direção possui um canal exclusivo para envio de notícias no WhatsApp! Além de todas as novidades do mundo dos concursos, lá você encontra e-books e outros materiais gratuitos, cupons EXCLUSIVOS de desconto, aulas GRATUITAS e muito mais.
Resultado TCU – Resumo do certame
- Banca: Cebraspe
- Vagas: 40 + 20 CR
- Cargo: Técnico Federal de Controle Externo
- Escolaridade: nível médio
- Salário inicial: R$ 15.128,26
- Inscrições: 30/5 a 17/6
- Taxa: R$ 70,00
- Provas: 3/8/2025
- Edital
Estude de graça com o Direção Concursos!
Vocês pediram, nós atendemos!
Agora, vocês podem TESTAR gratuitamente a assinatura do Direção Concursos e COMPROVAR a qualidade dos nossos cursos. Inscreva-se agora mesmo e aproveite!
Tenha a possibilidade de estudar com professores de alto nível direcionados por áreas específicas.
Ps: são poucas vagas!
Clique na imagem abaixo e aproveite! 💥

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: