Larissa Lustoza • 22/07/2019
O Sindicato dos Trabalhadores da Justiça do Estado do Amazonas (Sintjam) entrou com pedido de liminar junto ao CNJ para suspender o edital TJ AM 2019. Entre os motivos, há a falta de vagas para Auxiliar Judiciário e poucas vagas disponíveis para Oficial de Justiça.
Segundo o Sintjam, o número de vagas “não condiz com a estrutura atual do TJAM, nem com as necessidades da justiça do Amazonas“. O edital ofereceu 160 vagas, sendo 140 para Assistente Judiciário (nível médio). O que o sindicato contesta é a falta de vagas para Auxiliar Judiciário (nível fundamental).
De acordo com os dados mais recentes do Portal da Transparência do TJ AM, o quantitativo de cargos vagos é o seguinte:
O sindicato expôs que o tribunal recontratou 143 servidores temporários para suprir o déficit de Auxiliar Judiciário e alertou que “não é possível a substituição de servidores de nível fundamental por nível médio, a não ser que o tribunal extinga o cargo de Auxiliar Judiciário”.
Devido a similaridades dos dois cargos – Auxiliar e Assistente Judiciário – o chefe do corpo jurídico do Sintjam, Samuel Cavalcante, explicou que pediram a extinção do cargo de Auxiliar Judiciário, mas não tiveram êxito.
O edital TJ AM oferece 20 vagas para Analista Judiciário, sendo distribuídas nas seguintes áreas:
O Sintjam contesta a pouca quantidade de vagas para Oficial de Justiça Avaliador. Segundo a secretária-geral do sindicato, Elisângela da Silva Paula, “a lei determina que para cada vara deve existir dois Oficiais de Justiça. Atualmente, o Amazonas possui 198 varas da Justiça e conta com apenas 192 oficiais“.
Os poucos servidores seriam um dos motivos pelo acúmulo de processos. Além disso, o Sintjam questionou as vagas serem todas na capital, o que contraria o direito dos mais antigos que atuam no interior do estado de exercerem as funções em Manaus.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.