PUBLICIDADE
Maurício Miranda Sá • 30/07/2020
Uma decisão publicada no Diário de Justiça Eletrônico do TJ RJ deixou muitos concurseiros apreensivos. Acontece que o desembargador Claudio de Mello Tavares, presidente do órgão, determinou o bloqueio de todos os cargos que ficaram vagos no tribunal a partir de 1º de setembro de 2017.
Segundo a decisão, foram bloqueados 341 cargos da carreira de Analista Judiciário, dentre os quais há 108 da especialidade execução de mandados, e 210 da carreira de Técnico de Atividade Judiciária.
O bloqueio se dará até o prazo final do Regime de Recuperação Fiscal no estado, inclusive de sua prorrogação, que se pretende obter até setembro de 2023. O que isso afeta o concurso TJ RJ que está com edital publicado?
É isso que o Direção Concursos explica nesta matéria. Antes de ver o posicionamento oficial do TJ RJ, porém, confira como estudar para essa seleção, bem como outros concursos da área de tribunais e muito mais, pagando um preço que cabe no seu bolso:
Não se esqueça: o Direção Concursos oferece a forma mais barata para você estudar com o edital já publicado!
Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.
Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.
A decisão do bloqueio de 341 cargos vagos surgidos desde 1º de setembro de 2017 deixa uma pergunta no ar: no que isso afeta o concurso TJ RJ em andamento e suspenso pela pandemia de coronavírus?
Bem, essa não é uma pergunta fácil de responder. Em reunião com especialistas em concurso público, a resposta não veio em consenso, mas cabe uma análise que se apresenta logo mais.
No entanto, o Direção Concursos já entrou em contato com o órgão, o qual respondeu que não há alteração no certame em andamento. Veja:
Posteriormente, o órgão procurou a equipe de jornalismo do Direção Concursos com a seguinte mensagem:
“Estamos aguardando a resposta da diretoria responsável no TJRJ pela organização do concurso para saber se terá alguma alteração. Por enquanto, não temos como confirmar ou não mudanças”.
Assim que o TJ RJ se posicionar sobre o assunto, esta matéria será atualizada.
No Portal da Transparência do TJ RJ, as informações acerca de cargos vagos para essa análise são de agosto (2017) e dezembro (2020). Assim, será em cima desses dados que se irá trabalhar. Veja:
Em agosto de 2017 (veja aqui), os cargos vagos no órgão, segundo o próprio Portal da Transparência, figuravam no montante de 3.033 totais, sendo 2.321 de analistas e 712 de técnico.
No ano de 2019, em dezembro, este valor aumentou em 803 cargos vagos, sendo 170 para técnico e 633 para analistas. Portanto, a conta de 341 cargos vagos informadas como totalidade entre setembro de 2017 até os dias atuais não bate.
Portanto, muitos cargos já estavam vagos antes mesmo do período de contingenciamento, o que nem de longe afetariam as 160 vagas ofertadas no edital publicado.
Qualquer novidade a mais você irá acompanhar nos canais de comunicação do Direção Concursos.
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.