Larissa Lustoza • 08/09/2021
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) acatou pedido de liminar de candidatos do concurso público para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (concurso TJ RJ) para suspender o certame. De acordo com solicitantes, não foi divulgado o espelho das provas subjetivas.
De acordo com a ação, os autores foram aprovados na primeira etapa e convocados para a prova subjetiva. No entanto, a comissão organizadora não disponibilizaram espelhos, gabaritos, pontuação dos critérios e quesitos de correção das avaliações.
Isto, segundos os autores, inviabilizou o conhecimento de erros e a interposição de recursos pela via administrativa. Por isso, pediram a anulação das provas discursivas e a realização de nova aplicação das provas.
Na defesa, o TJ RJ apontou a resolução CNJ 75/2009, que prevê a divulgação dos gabaritos somente nas fases de prova objetiva e prova de títulos.
O conselho Mário Guerreira apontou que o TJ RJ tem razão em relação à resolução, mas destacou que há recentes decisões no STJ exigem a divulgação de espelhos nas provas subjetivas, como forma de assegurar a motivação do ato administrativo.
“Desse modo, havendo indícios de que as regras orientadoras do concurso em exame e os próprios julgados do CNJ se afiguram em aparente dissonância com o entendimento mais recente do STJ acerca da garantia da motivação do ato administrativo e da devida observância aos princípios da publicidade e da ampla defesa, não se mostra prudente permitir que o certame prossiga fundado em teses que supostamente violam preceitos legais e constitucionais”, explicou o conselheiro.
Clique aqui para conferir a decisão na íntegra
Recentes movimentações no processo administrativo relativo ao concurso público do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) mostram que órgão trabalha arduamente para que a retomada do concurso TJ RJ ocorra em breve.
o próprio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou que foi pedida a retomada do concurso TJ RJ para a banca organizadora. A decisão do presidente do tribunal foi divulgada no Diário de Justiça do RJ no dia 29 de julho.
O edital do concurso TJ RJ foi publicado com 160 vagas distribuídas em Analista Judiciário e Técnico Judiciário, cargos de nível superior e médio, respectivamente.
A banca organizadora é o Cebraspe. São 75 vagas para Analista e 85 para Técnico. A taxa de inscrição para Técnico era de R$ 80 e para Analista, R$ 100.
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.