Larissa Lustoza • 07/07/2020
Enquanto a votação do projeto de lei que cria o TRF 6 é esperada para este mês, o parecer preliminar das comissões e do relator do projeto se mostram favoráveis para a medida.
No voto do relator, o deputado Fábio Ramalho, a Comissão de Trabalho analisou que a criação do TRF 6 é uma “iniciativa absolutamente desejável” e que a formação de mais um TRF vai agilizar e dar transparência aos julgamentos dos recursos.
“O projeto de lei apresenta toda a estrutura para o funcionamento do novo Tribunal, tanto no que diz respeito aos seus membros quanto à composição do seu quadro efetivo e funções comissionadas”, diz o relator no voto do projeto.
Por fim, o voto conclui que o TRF poderia entrar em operação tão logo o presidente do STF autorizasse. Você pode conferir o parecer completo, aqui.
Ainda sem data exata para votação, o projeto, para entrar em vigor, deve ser aprovado pela Câmara dos Deputados, pelo Senado e, por fim, sancionado pelo presidente Bolsonaro.
O projeto de lei estava previsto para votação no dia 19 de maio, no entanto, em meio a críticas, a votação foi adiada.
A bancada mineira, que fez a movimentação para votação naquela data, retirou o projeto da pauta.
O anúncio foi feito, inclusive, pelo relator do projeto, o deputado Fábio Ramalho. Com isso, a votação do projeto foi adiada para o mês de julho.
O projeto de lei foi protocolado em novembro e é de autoria do presidente do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. O tribunal teria abrangência no estado de Minas Gerais.
Inicialmente, o quadro de pessoal do TRF 6 seria preenchido por servidores e juízes do TRF 1, das Seções Judiciárias de Minas Gerais e Subseções Judiciárias vinculadas.
Porém, se tornará, a longo prazo outro tribunal que pode atrair a atenção do concurseiro.
Para entender desde a origem até o atual estágio do projeto de lei, confira uma breve linha do tempo:
Enquanto um concurso TRF 6 é uma opção a longo prazo, há outros certames de tribunais de diversas especialidades previstos pós pandemia. Veja abaixo uma breve seleção:
Confira a Assinatura Bianual do Direção Concursos. Unidades LIMITADAS com 40% de desconto, para acesso ILIMITADO no novo Premium, PDF 2.0 e MUITO MAIS. Confira!
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.