Juliane Freitas • 17/08/2024
Um novo concurso TRT 10 (Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região) será realizado em breve e os concurseiros interessados nesta oportunidade devem iniciar a preparação o quanto antes!
Vale lembrar que o certame foi autorizado no mês de junho e, recentemente, a comissão de planejamento foi formada para cuidar dos trâmites de abertura da seleção. Embora os cargos e vagas ainda não tenham sido anunciados, a expectativa é que o edital do concurso TRT 10 seja publicado entre o fim de 2024 e início de 2025.
Pensando nisso, confira, nessa matéria, como foi realizado o último concurso TRT 10 e veja detalhes das provas objetivas e discursivas, além do conteúdo programático cobrado!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
O último concurso TRT 10 aconteceu em 2012, organizado pelo Cespe (hoje, Cebraspe), ocasião em que foram ofertadas 28 vagas imediatas de níveis médio e superior para os cargos de Técnico e Analista, em diversas áreas de especialidade.
Os candidatos foram avaliados a partir da realização das seguintes etapas:
As provas objetivas foram compostas por 120 questões de CERTO ou ERRADO, sendo 50 questões de conhecimentos básicos e 70 questões de conhecimentos específicos. Os candidatos tiveram e 4 horas e 30 minutos para responder as questões.
O valor total da prova foi 120 pontos, com cada item valendo:
Foi considerado reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrou em pelo menos um dos itens a seguir:
Confira a estrutura das provas:
Veja quais foram as disciplinas cobradas para os principais cargos ofertados:
Analista Judiciário – Área Administrativa
Analista Judiciário – Área Judiciária
Técnico Judiciário – Área Administrativa
Clique aqui para ver no edital as disciplinas cobradas para todos os cargos!
A prova discursiva teve o valor de 10,00 pontos e consistiu em uma redação de texto dissertativo, de no máximo 30 linhas, abordando temas do conteúdo programático.
Confira os critérios usados para avaliação da discursiva:
Confira, abaixo, qual foi o conteúdo cobrado nas últimas provas:
Conhecimentos básicos para todos os cargos de níveis médio e superior
LÍNGUA PORTUGUESA: 1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 3.1 Emprego das letras. 3.2 Emprego da acentuação gráfica. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego/correlação de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.2 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Emprego dos sinais de pontuação. 5.4 Concordância verbal e nominal. 5.5 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.6 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescritura de frases e parágrafos do texto. 6.1 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.2 Retextualização de diferentes gêneros e níveis de formalidade. 7 Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República). 7.1 Adequação da linguagem ao tipo de documento. 7.2 Adequação do formato do texto ao gênero.
NOÇÕES DE INFORMÁTICA (EXCETO PARA OS CARGOS DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TÉCNICO JUDICIÁRIO –ÁREA: APOIO ESPECIALIZADO – ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO): 1 Noções de sistema operacional (ambientes Linux e Windows). 2 Edição de textos, planilhas e apresentações (ambientes Microsoft Office 2010, BrOffice). 3 Redes de computadores. 3.1 Conceitos básicos, ferramentas, aplicativos e procedimentos de Internet e intranet. 3.2 Programas de navegação (Microsoft Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome e similares). 3.3 Programas de correio eletrônico (Outlook Express, Mozilla Thunderbird e similares). 3.4 Sítios de busca e pesquisa na Internet. 3.5 Grupos de discussão. 3.6 Redes sociais. 3.7 Computação na nuvem (cloud computing). 4 Conceitos de organização e de gerenciamento de informações, arquivos, pastas e programas. 5 Segurança da informação. 5.1 Procedimentos de segurança. 5.2 Noções de vírus, worms e pragas virtuais. 5.3 Aplicativos para segurança (antivírus, firewall, antispyware etc.). 5.4 Procedimentos de backup. 5.5 Armazenamento de dados na nuvem (cloud storage).
RACIOCÍNIO LÓGICO (SOMENTE PARA O CARGO DE ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA/ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E TÉCNICO JUDICIÁRIO – ÁREA/ESPECIALIDADE: TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO): 1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional): proposições simples e compostas; tabelas-verdade; equivalências; leis De Morgan; diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais .
NOÇÕES DE LEGISLAÇÃO: 1 Ética no serviço público: comportamento profissional; atitudes no serviço; organização do trabalho; prioridade em serviço. 2 Regime jurídico dos servidores públicos civis da União (Lei nº 8.112/1990 e suas alterações): provimento, vacância, remoção, redistribuição e substituição; direitos e vantagens; regime disciplinar: deveres, proibições, acumulação, responsabilidades, penalidades, processo administrativo disciplinar. 3 Noções sobre a Lei nº 8.666/1993 e suas alterações.
4 Regimento Interno do TRT – 10ª Região.
NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO: 1 Gestão de pessoas. 1.1 Equilíbrio organizacional. 1.2 Objetivos, desafios e características da gestão de pessoas. 1.3 Análise e descrição de cargos. 1.4 Capacitação de pessoas. 1.5 Gestão de desempenho. 2 Gestão de processos. 2.1 Conceitos da abordagem por processos. 2.2 Técnicas de mapeamento, análise e melhoria de processos. 2.3 Noções de estatística aplicada ao controle e à melhoria de processos. 3 Técnicas de gerenciamento de projetos. 4 Ferramentas de planejamento estratégico: matriz Swot, diagrama de Ishikawa, gráfico de Pareto, Balanced Scorecard BSC. 5 Gestão do conhecimento: mapa do conhecimento, espiral do conhecimento, compartilhamento do conhecimento.
ATUALIDADES: Tópicos relevantes e atuais de diversas áreas, tais como segurança, transportes, política, economia, sociedade, educação, saúde, cultura, tecnologia, energia, relações internacionais, desenvolvimento sustentável e ecologia, suas inter-relações e suas vinculações históricas.
Clique aqui para conferir o conteúdo programático completo!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Aproveite nossa promoção especial de assinaturas e tenha acesso a mais de 300 cursos preparatórios para concursos públicos.
Com nossos conteúdos cuidadosamente elaborados e a orientação dos nossos professores experientes, você terá acesso a conteúdos completos e com muita qualidade. Cada curso é feito para oferecer o melhor material de estudo, com vídeos, PDFs, e milhares de questões resolvidas e comentadas para maximizar seu aprendizado.
Não perca essa oportunidade de transformar sua preparação e alcançar a tão sonhada aprovação. Nosso compromisso é com o um conhecimento de qualidade que há quase 6 anos já aprovou milhares de alunos. Garanta sua assinatura e comece hoje mesmo a mudar seu futuro!
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.