Juliane Freitas • 18/10/2022
O concurso TRT AL (Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas – 19ª Região) está aberto e oferta vagas para formação de cadastro reserva em diversas especialidades dos cargos de Técnico e Analista.
As inscrições podem ser realizadas até o dia 7 de novembro, por meio do site da banca, Instituto AOCP. Já as provas objetivas, estão previstas para serem aplicadas no dia 11 de dezembro de 2022.
Você sabe o que será cobrado nas provas do concurso TRT AL? Veja, a seguir, o que estudar para acelerar sua preparação e conquistar sua vaga!
Conheça nossos cursos para o concurso TRT AL (TRT 19)!
De acordo com o edital, as provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha. Cada questão contará com 5 alternativas (A, B, C, D e E) e apenas uma única reposta correta.
Confira, nos quadros a seguir, a estrutura das provas, com a disciplinas cobradas e o número de questões/pontuação por disciplina:
Nível médio
Nível superior
Veja, abaixo, qual será o conteúdo comum, cobrado nas provas de todos os cargos:
Língua Portuguesa
Compreensão e interpretação de texto. Tipologia e gêneros textuais. Correspondência oficial (conforme Manual de Redação da Presidência da República): aspectos gerais da redação oficial; características e finalidade dos expedientes oficiais; adequação da linguagem ao tipo de documento e ao perfil do interlocutor; adequação do formato e da estrutura textual ao gênero; valor documental dos expedientes oficiais. Variação linguística. Elementos da comunicação e funções da linguagem. Significação de palavras e expressões. Relações de sinonímia e de antonímia. Ortografia. Acentuação gráfica. Emprego dos sinais de pontuação e sua função no texto. Morfologia: classes de palavras variáveis e invariáveis e seus empregos no texto. Locuções verbais (perífrases verbais). Funções do “que” e do “se”. Função textual dos vocábulos. Sintaxe: relações sintático-semânticas estabelecidas na oração e entre orações, períodos ou parágrafos (período simples e período composto por coordenação e subordinação). Concordância verbal e nominal. Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase. Colocação pronominal. Domínio dos mecanismos de coesão textual: emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual; emprego de tempos e modos verbais. Domínio dos mecanismos de coerência textual. Reescrita de frases e parágrafos do texto: significação das palavras; substituição de palavras ou de trechos de texto; reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto; reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
Raciocínio Lógico e Matemático
Conjuntos Numéricos: Operações no conjunto dos Números Racionais (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); Expressões numéricas; múltiplos e divisores de números naturais (MMC e MDC); Resolução de problemas envolvendo conjuntos numéricos. Números e grandezas proporcionais: Razões. Proporções; Divisão em partes proporcionais; Regra de três; Porcentagem; Resolução de problemas envolvendo razão, proporção e regra de três. Estruturas lógicas. Lógica de argumentação: Analogias, inferências, deduções e conclusões; lógica sentencial ou
proposicional; Proposições simples e compostas; Equivalências; Leis de Morgan; Diagramas lógicos. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer sua estrutura. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, as conclusões determinadas.
Legislação
Lei nº 8.112/1990, com alterações posteriores (Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais). Lei nº 9.784/1999 (Processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal). Lei nº 8.429/1992 (Improbidade administrativa), com a redação dada pela Lei nº 14.230/2021. Lei nº 13.146/2015 (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Lei n° 13.709/2018 (LGPD). Regimento Interno do TRT da 19ª Região.
Clique aqui para conferir o conteúdo de conhecimentos específicos para cada cargo!
Quer ficar informado de todas as novidades dos concursos públicos? Editais, provas, gabaritos e mais? O Direção News não vai deixar você perder nenhuma notícia sobre o mundo dos concursos! Essa é a hora de fazer parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.