Em meio aos rumores que envolvem a realização do novo concurso TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o órgão confirmou que estuda a realização de um concurso unificado em 2023.
Caso seja autorizado, o edital deverá contemplar todos os Tribunais Regionais Eleitorais, no entanto, o TSE não informou se os estudos impedem que os TREs avaliem a realização de um novo concurso independente.
Os estudos são preliminares e não há previsão concreta de quando o concurso unificado poderá ser realizado, a expectativa é de que ocorra no exercício financeiro de 2023.
Este não será o primeiro concurso unificado realizado pelo TSE. Em 2007 o órgão publicou um edital destinado ao preenchimento de vagas nos seguintes TREs:
Na época 190 mil candidatos se inscreveram para o concurso público unificado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais eleitorais do Acre, Rio de Janeiro, Rondônia e Roraima.
Dentre as 189.402 inscrições efetuadas, a maior parte (62%) foi registrada para o TRE do Rio de Janeiro. Foram 118.250 inscritos para concorrer as 435 vagas do certame, o que representa demanda de 271 concorrentes por cargo oferecido.
O último edital unificado foi publicado em 2006 e teve provas realizadas em 2007 com o total de 804 vagas para candidatos de níveis médio e superior. Os candidatos tiveram as seguintes remunerações:
Os candidatos foram avaliados por meio de prova objetiva, para todos os cargos, e provas discursivas e de títulos para candidatos de nível superior. As vagas seguiram a seguinte distribuição:
O conteúdo programático das provas objetivas ficou sob responsabilidade da comissão organizadora dos editais de cada um dos TREs.
Que tal revolucionar a sua forma de estudar? Confira agora a nossa assinatura ILIMITADA e inicie sua aprovação rumo ao edital dos sonhos! São mais de 14 mil vídeo aulas, mais de 13 mil aulas em PDF e mais de 600 cursos para você! Vai querer perder essa oportunidade?
Receba as principais notícias no Telegram do Direção News
Jornalismo Direção Concursos