Concursos Abertos Concursos 2022

Concurso TSE: secretária de pessoal confirma estudos para edital unificado

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
14/06/2021, às 09:46 • 1 ano atrás

A secretária de gestão de pessoas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esclareceu todos os detalhes da realização e estudos para a realização do concurso TSE unificado com demais Tribunais Regionais Eleitorais.

De acordo com Ana Cláudia Mendonça os estudos já foram iniciados e a equipe interna está bastante otimista com a autorização do certame pela administração do órgão. Veja maiores detalhes aqui!

Vagas autorizadas no TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (concurso TSE) tem o preenchimento de 11 vagas autorizado para o ano de 2021. As oportunidades se dividem entre 7 vagas para o cargo de técnico (nível médio) e 4 vagas para o cargo analista (nível superior).

A autorização foi divulgada por meio da Portaria TSE nº 328, de 19 de maio de 2021, que trouxe também autorização para os Tribunais Regionais Eleitorais de diversos estados. Veja:

Concurso TSE - vagas autorizadas
Concurso TSE – vagas autorizadas

Ainda de acordo com a portaria autorizativa, os provimentos deverão respeitar:

I – vacâncias, na forma dos incisos I, II e VIII do art. 33 da Lei nº 8.112/1990, ocorridas a partir de 1º de abril do ano anterior ao da realização do provimento;

II – readaptação, reversão, aproveitamento, reintegração e recondução, de que tratam os incisos V a IX do art. 8º da Lei nº 8.112/1990;

III – cumprimento de sentença judicial transitada em julgado; e

IV – vacâncias ocorridas até 31 de março do ano anterior ao da realização do provimento e as dispostas nos incisos VII e IX do art. 33 da Lei nº 8.112/1990 ocorridas a qualquer tempo, limitados aos quantitativos constantes no Anexo I desta Portaria.

Cursos da área de concursos tre

Concurso TSE: salários

O concurso do Tribunal Superior Eleitoral oferece remunerações de acordo com a tabela abaixo:

Concurso TSE salários
Concurso TSE salários

Concurso TSE: requisitos

  • Possuir certificado de nível médio em instituição reconhecida pelo MEC (CARGO DE TÉCNICO);
  • Nível superior na especialidade pretendida (CARGO DE ANALISTA);
  • Primeiro o aprovado no concurso precisa ser brasileiro nato ou naturalizado ou português em condição de igualdade de direitos com os brasileiros;
  • Precisa ter idade mínima de 18 anos;
  • Gozar dos direitos políticos;
  • Deve estar em dia com as obrigações eleitorais;
  • Necessita estar em dia com os deveres do Serviço Militar (se do sexo masculino);
  • Ter aptidão física e mental para o exercício do cargo/área/especialidade;
  • Não pertencer a diretório de partido político ou exercer qualquer atividade partidária;
  • Apresentar declaração de não ter incidido em determinadas penalidades previstas na legislação.

Concurso TSE: último edital

O edital do último concurso público realizado pelo TSE, em 2011, pela Consulpan e ofertou vagas imediatas e formação de cadastro de reserva para cargos de Analista e Técnico Judiciário.

a primeira avaliação conteve 120 questões: 50 de Conhecimentos Básicos e 70 de Conhecimentos Específicos para técnicos, e 30 básicas e 50 específicas para analistas.

Para os dois cargos, os itens foram de múltipla escolha. Os analistas precisaram elaborar uma redação.

A prova de conhecimentos gerais foi sobre os seguintes assuntos:

  • Língua Portuguesa (Para todos os cargos)
  • Noções de Informática (Para todos os cargos, exceto para Analista Judiciário – Área de apoio especializado – especialidade Análise de Sistemas e Técnico Judiciário – Especialidade Programação de Sistemas)
  • Normas Aplicáveis aos Servidores Públicos (Para todos os cargos, excet para os cargos de Analista Judiciário – área judiciária e Técnico Judiciário – área administrativa)
  • Regimento Interno (Somente para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária)
  • Noções de Arquivologia (Somente para o cargo de Técnico Judiciário – Área Administrativa)
  • Raciocínio Lógico (Somente para o cargo de Técnico Judiciario – Área Administrativa)
  • Noções de Direito Administrativo (Para todos os cargos, exceto Analista Judiciário – Área Judiciária, Analista Judiciário – Área Administrativa e Técnico Judiciário – Área Administrativa)
  • Noções de Direito Eleitoral (Para todos os cargos, exceto para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária)

Assinatura Ilimitada

Prepare-se para a sua aprovação de maneira mais ágil, enxuta e completa com o incrível PDF 2.0: fruto da parceria entre Direção e Qconcursos, a plataforma proporciona uma nova experiência em estudos para concursos, totalmente integrada, com tecnologia avançada e que te dará a segurança de estar a cada dia mais próximo do seu sonho de passar em concurso público.

Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre concursos públicos? O Direção Concursos preparou um grupo no Telegram com as principais notícias. Clique aqui e participe!

NOTÍCIAS concurso TRE

Agora as notícias mais quentes do mundo dos concursos também podem ser acompanhadas no instagram do Direção News. Basta clicar aqui e acompanhar nossas atualizações diariamente! CLIQUE AQUI E SIGA AGORA MESMO!

autorizacao tse concurso tse edital tse vagas tse

Letícia Teixeira

Jornalismo Direção Concursos