Adriele Silva • 14/10/2023
Nesta semana foi publicada a minuta da Resolução do concurso TSE Unificado (Tribunal Superior Eleitoral), um documento preparatório que prevê as normas gerais do concurso para provimento de cargos efetivos ligados a Justiça Eleitoral.
O certames deve ofertar vagas para os cargos de Técnico Judiciário e Analista Judiciário, nas mais diversas especialidades, com salários até R$ 13,2 mil.
Para te ajudar a ficar por dentro da minuta de resolução do TSE Unificado, o Direção Concursos preparou uma lista com perguntas e respostas sobre o documento; confira!
Quer ter um direcionamento para seus estudos na área de tribunais? Quer saber mais em como focar nos conteúdos? Os tribunais têm remunerações e benefícios bem chamativos, e alguns deles permitem o trabalho remoto. E o concurso unificado dos TSEs vem aí! Não vai ficar de fora dessa, né? Então, faça parte do nosso grupo exclusivo do Telegram e fique sabendo das novidades em primeira mão para os concursos de tribunais:
CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NO GRUPO DE TRIBUNAIS NO TELEGRAM
1 – Como será a aplicação das provas do TSE?
De acordo com a minuta, os concursos podem ser realizados tanto em uma única etapa quanto em etapas diferentes. A avaliação consistirá na aplicação de provas de caráter eliminatório e/ou classificatório que versarão sobre as áreas de conhecimentos gerais e específicos. Apesar disso, ainda não foram divulgadas as disciplinas que serão cobradas no edital.
2 – O certame terá curso de formação?
Um dos principais questionamentos em torno do Concurso TSE Unificado gira em torno do curso de formação. Muitos candidatos tem se questionado se o certame exigirá ou não esta modalidade de avaliação, mas a dúvida deve permanecer até o lançamento do edital.
Por enquanto, o que sabemos é que “os Tribunais Eleitorais poderão incluir no edital, como etapa do concurso público, curso de formação, de caráter eliminatório, classificatório ou eliminatório e classificatório”. O jeito é aguardar o edital, pessoal!
3 – Fui aprovado (a) no concurso anterior e o prazo de validade ainda não expirou. E agora?
Calma, futuro servidor! Conforme prevê a minuta, é vedada a participação de TREs que estejam com candidato aprovado em concurso anterior com prazo de validade não expirado. Portanto, sua nomeação vai sair!
4 – A distribuição das vagas será feita por região ou por Estado?
Por Estado. A minuta veda expressamente a distribuição de vagas por região, veja: ” No âmbito dos TREs, os editais de concursos públicos contemplarão as vagas de todo o Estado, não sendo admitida a distribuição de vagas por região”.
5 – Como as cotas serão divididas?
O concurso TSE Unificado reservará 33% das vagas aos candidatos negros, PcD e indígenas.
Confira a divisão:
Se você sempre diz que não tem tempo para estudar ou para resolver seus problemas, este e-book vai te ajudar! Já te adianto: você TEM tempo para estudar. Confira as dicas do Prof. Ronaldo e começa agora sua preparação!
Clique no botão abaixo, e garanta seu e-book gratuito:
QUERO O MEU MATERIAL GRATUITO!
O último edital unificado do TSE foi realizado pelo Cespe em 2006 e ofertou 801 vagas para cargos de níveis médio e superior de escolaridade, sendo estas alocadas nos seguintes TREs:
Na ocasião, os candidatos foram submetidos a 3 etapas avaliativas: a objetiva (todos os cargos), a discursiva (apenas para cargos de nível superior) e a prova de capacidade física.
Confira também quais TRTs estão confirmados para o novo concurso TSE Unificado:
Por fim, veja os salários e benefícios de forma específica:
Analista Judiciário/Oficial de Justiça
Técnico Judiciário/Agente de Polícia Judicial
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Benefícios:
Adicional de Qualificação decorrente de curso superior, especialização, mestrado ou doutorado:
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Adriele Silva
Formada em jornalismo pela Unesp Bauru (SP) e mestre em jornalismo pela UEPG (PR).
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.