Juliane Freitas • 22/09/2023
Foi publicado nesta sexta-feira, 22 de setembro, o edital do concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho), com oportunidades de nível superior para Técnicos e Analistas. Os salários iniciais chegam a R$ 13 mil!
Em síntese, as principais informações são:
Confira, a seguir, todos os detalhes desta oportunidade!
CONFIRA TODOS OS CURSOS DO DIREÇÃO!
De acordo com o edital, são ofertadas 20 vagas imediatas, além de 290 oportunidades para formação de cadastro reserva.
As vagas foram distribuídas da seguinte forma:
Veja, no quadro abaixo, como ficou a segmentação da reserva de vagas:
Os interessados poderão realizar as inscrições no site da banca Cebraspe, no período entre os dias 2 e 27 de outubro.
As taxas de participação são as seguintes
Para concorrer aos cargos, os candidatos deverão ficar atentos aos requisitos específicos de formação. São eles:
Em relação à remuneração, os salários iniciais dos aprovados terão os seguintes valores, de acordo com o edital:
A jornada de trabalho é de 20 horas semanais para Médicos e 40 horas semanais para os demais cargos.
É importante mencionar, ainda, que s salários do Poder Judiciário foram reajustados pela aprovação da Lei nº 14.523/2023. Veja abaixo os novos valores, que serão repassados de forma escalonada:
Analista Judiciário
Técnico Judiciário
Além das remunerações, os servidores ainda recebem alguns benefícios somados ao salários, sendo:
Os candidatos serão avaliados por meio de provas objetivas (todos os cargos) e discursivas (apenas Analista), a se realizarem no dia 21 de janeiro de 2024, na cidade de
As provas objetivas e a prova discursiva para os cargos de Analista Judiciário terão a duração de 4 horas e 30 minutos. Já para Técnico Judiciário, as avaliações terão a duração de 3 horas e 30 minutos. Ambas serão aplicadas no turno da tarde.
As provas objetivas serão compostas por 60 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas e apenas uma resposta correta.
A nota final das provas objetivas (NFPO), comum às provas de todos os candidatos, será calculada de acordo com a seguinte fórmula: NFPO = (NP1 + NP2)/6. Será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que obtiver NFPO inferior a 6,00 pontos,
Confira, abaixo, a estrutura das provas:
A prova discursiva valerá 10,00 pontos e consistirá da resposta a questão discursiva, em até 30 linhas, a respeito de temas relacionados a conhecimentos específicos referentes ao cargo/área/especialidade.
Veja como serão corrigidas as provas discursivas:
Todos os candidatos que se declararam com deficiência que forem aprovados nas provas objetivas terão suas provas discursivas corrigidas.
Os candidatos que se autodeclararam negros e que obtiverem o alcance de nota 20% inferior à nota mínima estabelecida para aprovação dos candidatos de ampla concorrência na prova objetiva terão suas provas discursivas corrigidas.
Veja o cronograma previsto pela banca Cebraspe para a realização das etapas do certame:
Confira, a seguir, qual será o conteúdo cobrado nas provas do edital TST:
CONHECIMENTOS GERAIS PARA TODOS OS CARGOS
LÍNGUA PORTUGUESA:
1 Compreensão e interpretação de textos de gêneros variados. 2 Reconhecimento de tipos e gêneros textuais. 3 Domínio da ortografia oficial. 4 Domínio dos mecanismos de coesão textual. 4.1 Emprego de elementos de referenciação, substituição e repetição, de conectores e de outros elementos de sequenciação textual. 4.2 Emprego de tempos e modos verbais. 5 Domínio da estrutura morfossintática do período. 5.1 Emprego das classes de palavras. 5.2 Relações de coordenação entre orações e entre termos da oração. 5.3 Relações de subordinação entre orações e entre termos da oração. 5.4 Emprego dos sinais de pontuação. 5.5 Concordância verbal e nominal. 5.6 Regência verbal e nominal. 5.7 Emprego do sinal indicativo de crase. 5.8 Colocação dos pronomes átonos. 6 Reescrita de frases e parágrafos do texto. 6.1 Significação das palavras. 6.2 Substituição de palavras ou de trechos de texto. 6.3 Reorganização da estrutura de orações e de períodos do texto. 6.4 Reescrita de textos de diferentes gêneros e níveis de formalidade.
RACIOCÍNIO LÓGICO:
1 Estruturas lógicas. 2 Lógica de argumentação: analogias, inferências, deduções e conclusões. 3 Lógica sentencial (ou proposicional). 3.1 Proposições simples e compostas. 3.2 Tabelasverdade. 3.3 Equivalências. 3.4 Leis De Morgan. 3.5 Diagramas lógicos. 4 Lógica de primeira ordem. 5 Princípios de contagem e probabilidade. 6 Operações com conjuntos. 7 Raciocínio lógico envolvendo problemas aritméticos, geométricos e matriciais.
NOÇÕES DE DIREITO DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA:
1 Inclusão, direitos e garantias legais e constitucionais das pessoas com deficiência (Constituição Federal de 1988, Lei nº 11.126/2005 e Lei nº 13.146/2015). 2 Normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei nº 10.098/2000 e Decreto nº 5.296/2004). 3 Prioridade de atendimento às pessoas com deficiência (Lei nº 10.048/2000 e Decreto nº 5.296/2004). 4 Direitos no sistema de transporte coletivo (Lei nº 8.899/1994 e Decreto nº 3.691/2000). 5 Símbolo de identificação de pessoas com deficiência auditiva (Lei nº 8.160/1991). 6 Normas de apoio às pessoas com deficiência e sua integração social (Lei nº 7.853/1989 e Decreto nº 3.298/1999). 7 Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, assinado em Nova York, em 30 de março de 2007 (Decreto nº 6.949/2009). 8 Política de Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei nº 12.764/2012). 9 Resolução CNJ nº 401/2021 (Dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes de acessibilidade e inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário e de seus serviços auxiliares, e regulamenta o funcionamento de unidades de acessibilidade e inclusão ).
NORMAS INSTITUCIONAIS:
1 Regimento Interno do TST (aprovado pela Resolução Administrativa nº 1.937/2017, e suas alterações).
Veja o conteúdo de conhecimentos específicos!
O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Juliane Freitas
Formada em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Goiás e especialista em Marketing pelo IPOG.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.