Redação Direção Concursos • 02/08/2023
O edital para o Concurso TST (Tribunal Superior do Trabalho) pode sair a qualquer momento! O certame será organizado pela banca Cebraspe e ofertará oportunidades para nível superior.
Serão oportunidades para os seguintes cargos:
Quem deseja garantir o seu lugar entre os aprovados deve iniciar os estudos e, pensando em te ajudar nesta caminhada, o Direção reuniu tudo o que você precisa saber sobre o certame. Veja mais detalhes abaixo!
O extrato de contrato com a banca já foi publicado portanto o edital passou para o estado de iminência, o que quer dizer que pode ser publicado a qualquer momento. Veja mais detalhes na imagem abaixo:
Os cargos ofertados para o concurso TSE são de técnico e analista, mas é importante destacar que , após a publicação da Lei 14.456/2022, todos os cargos passaram a exigir o nível superior de formação!
Ou seja, os candidatos interessados na carreira de Técnico – especialidade em Programação devem possuir o nível superior na área de TI.
O cargo de Analista – especialidade de Engenharia Mecânica exige a formação na área. A carreira de Clínica Médica, por sua vez, exige que o candidato possua nível superior em Medicina.
O TST possui 21 cargos vagos para os cargos que serão ofertados no novo edital. A carreira de Técnico em Programação é o cargo que registra o maior número de vacâncias, com 19 cargos vagos.
O último edital para o concurso TST é de 2017 e foi realizado pela banca Fundação Carlos Chagas (FCC). Foram ofertadas 50 vagas de níveis médio e superior nas áreas administrativa, judiciária, contabilidade, tecnologia da informação, taquigrafia, segurança judiciária e programação.
Confira qual foi o conteúdo completo cobrado no último edital para o cargo de Técnico:
Língua Portuguesa
Língua Portuguesa: Interpretação de texto. Argumentação. Pressupostos e subentendidos. Níveis de linguagem. Articulação do texto: coesão e coerência. Termos da oração. Processos de coordenação e subordinação. Discurso direto e indireto. Tempos, modos e vozes verbais. Classes de palavras. Flexão nominal e verbal. Concordância nominal e verbal. Regência nominal e verbal. Ocorrência da Crase. Ortografia e acentuação. Pontuação. Equivalência e transformação de estruturas. Redação.
Raciocínio Lógico-Matemático
Números inteiros e racionais: operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, potenciação); expressões
numéricas; múltiplos e divisores de números naturais; problemas. Frações e operações com frações. Números e grandezas proporcionais: razões e proporções; divisão em partes proporcionais; regra de três; porcentagem e problemas. Estrutura lógica de relações arbitrárias entre pessoas, lugares, objetos ou eventos fictícios; deduzir novas informações das relações fornecidas e avaliar as condições usadas para estabelecer a estrutura daquelas relações. Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio verbal, raciocínio matemático, raciocínio sequencial, orientação espacial e temporal, formação de conceitos, discriminação de elementos. Compreensão do processo lógico que, a partir de um conjunto de hipóteses, conduz, de forma válida, a conclusões determinadas.
Noções sobre Direitos das Pessoas com Deficiência
(Resolução CNJ nº 230/2016 – art. 19): Inclusão, direitos e garantias legais e constitucionais das pessoas com deficiência (Lei nº 13.146/2015; Lei nº 11.126/2005 e Constituição Federal). Normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida (Lei nº 10.098/2000 e Decreto 5.296/2004). Prioridade de atendimento às pessoas portadoras de deficiência (Lei nº 10.048/2000 e Decreto 5.296/2004). Direitos no sistema de transporte coletivo (Lei nº 8.899/1994) e Decreto 3.691/2000). Símbolo de identificação de pessoas portadoras de deficiência auditiva (Lei nº 8.160/1991). Normas de apoio às pessoas portadoras de deficiência e sua integração social (Lei nº 7.853/1989 e Decreto 3.298/1999).
Regimento Interno do TST
Aprovado pela Resolução Administrativa nº 1295/2008 com alterações dos Atos Regimentais nos 1/2011, 2/2011 e
3/2012 e Emendas Regimentais nos 1/2011, 2/2011 e 3/2012 – arts. 1º a 44; 58 a 69; 73 a 75; 284 a 307.
Para o cargo de Técnico Judiciário – Apoio Especializado em Programação foram exigidos conhecimentos de Desenvolvimento de Sistemas. Confira quais foram os itens cobrados em edital:
Salários dos tribunais da União foram reajustados em 18,13%. O reajuste será feito de forma escalonada até fevereiro de 2025.
Os valores indicados acima já estão com a primeira parcela do reajuste de 18,13%. A partir de fevereiro de 2025 (após a última parcela do reajuste de 18,13%), a remuneração inicial será de:
Além da remuneração inicial, o aprovado no concurso TST ainda recebe os seguintes benefícios:
Uma condição especial nas nossas assinaturas está disponível para você que quer aproveitar o melhor momento na história dos Concursos Públicos.
Fizemos valores acessíveis para todos os bolsos!!!
Aqui está um pouco do que te espera:
Não deixe para depois, muitos editais com salários generosos previstos serão publicados a qualquer momento.
Quanto antes você garantir os melhores recursos para conquistar a aprovação, melhor!
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.