Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concurso UESPI: MP ingressa ação e requer mudanças em edital

Concurso UESPI: MP ingressa ação e requer mudanças em edital

O Ministério Público do Piauí (MP PI) ingressou com ação contra o Estado e a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) em relação ao edital do concurso UESPI. Em específico, a ação trata sobre as exigências para reserva de vagas para pessoas com deficiência no edital de professor.

Na ação, a promotora de Justiça Marlúcia Evaristo orientou a retirada da exigência de que o laudo médico para comprovar a deficiência tenha sido expedido no prazo máximo de um ano antes do término das inscrições do concurso público.

Além disso, outro requisito é da retificação do item que prevê a avaliação do candidato com deficiência por somente perícia médica. A magistrada exige que o candidato PcD seja avaliado por meio de equipe multidisciplinar, com profissionais atuantes na área em questão, sendo um médico e três profissionais da carreira.

A promotora destacou que os itens do edital são parciais ou totalmente ilegais. O MP PI pediu que o edital fosse retificado, as inscrições reabertas e o cronograma readequado. Em resposta, a UESPI declarou que não havia tempo hábil para as modificações, pois as fases de impugnação e de homologação das inscrições já haviam passado.

Prova concurso UESPI em 17/9

concurso UESPI (Universidade Estadual do Piauí) teve o edital publicado em maio, com160 vagas para os cargos de Professor e Técnico Administrativo.

De acordo com o primeiro edital publicado, foram ofertadas 85 vagas para Docentes, distribuídas nas classes Professor Auxiliar (Especialista) e Professor Assistente (Mestre).

O segundo edital publicado destinava-se ao provimento de 75 vagas de níveis médio e superior para o cargo de Técnico Administrativo da FUESPI.

Os candidatos foram avaliados através da realização das seguintes etapas:

  • Docentes
    • Prova escrita
    • Prova didática
    • Avaliação de títulos
  • Técnicos Administrativos
    • Prova objetiva
    • Prova dissertativa

As provas foram aplicadas em dias distintos para cada cargo, sendo dia 30/7 para docentes e 17/9 para técnicos administrativos.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.