Logo Direção Concursos
Pesquisa

[EXCLUSIVO] Concurso UFS: comissão formada para novo edital

[EXCLUSIVO] Concurso UFS: comissão formada para novo edital

Foi formada a comissão de servidores responsáveis pela organização do próximo concurso UFS (Universidade Federal de Sergipe) para os cargos de Técnico Administrativo das classes “D” e “E”.

De acordo com a portaria N. 79 de 26 de janeiro de 2022, a comissão do concurso contará com os seguintes componentes:

  • Presidente
    • Thaís Ettinger Oliveira Salgado – PROGEP
  • Membros
    • Lucielma Santos Passos de Holanda – DRS/PROGEP
    • Junior Cezar Neto Silva – DIRESP/DRS/PROGEP
    • Wallace Melo dos Santos – DIRESP/DRS/PROGEP
    • Vinícius Andrade de Jesus – PROGEP
    • Carlos Roberto de Carvalho Junior – COPEC/PROLAN

O último concurso UFS para o quadro de Técnicos aconteceu em 2017 e foi organizado pela Fapese. Confira mais detalhes sobre esse certame!

Vagas e requisitos

Conforme apresentado pelo edital do concurso UFS, foram ofertadas, ao todo, 22 vagas para o cargo de Técnico Administrativo, na especialidade de Assistente em Administração.

Para a investidura nos cargos, os candidatos necessitavam de curso médio completo ou profissionalizante.

O certame também exigiu os seguintes requisitos gerais:

  • a) ter sido aprovado no concurso público objeto deste Edital;
  • b) ser brasileiro nato ou naturalizado ou ainda, no caso de estrangeiro, estar com situação regular no país, por intermédio de visto permanente que o habilite, inclusive, a trabalhar no território nacional. No caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses, nos termos do §1º do art. 12 da Constituição Federal;
  • c) ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do cargo;
  • d) ter idade mínima de 18 anos completos, na data da posse;
  • e) estar quite com as obrigações eleitorais e, se do sexo masculino, militares;
  • f) estar em gozo dos direitos políticos;
  • g) possuir a escolaridade mínima exigida, conforme estabelecido no item 1.1. deste Edital, apresentando certificado de conclusão de ensino médio profissionalizante ou médio completo devidamente registrado e reconhecido pelo MEC;
  • h) não ter sofrido, no exercício de função pública, penalidade incompatível com a investidura em cargo público federal, prevista no artigo 137, parágrafo único, da Lei 8.112/1990;
  • i) não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargo, emprego ou função pública que caracterizem acumulação ilícita de cargos, na forma do artigo 37, inciso XVI, da Constituição Federal, assegurada a hipótese de opção dentro do prazo para a posse determinado no § 1º do art. 13 da Lei 9.527/1997.

Salários concurso UFS

De acordo com o edital do certame, os aprovados fizeram jus a remuneração inicial de R$ 2.446,96.

Provas e etapas

O concurso UFS foi realizado em etapa única, composta pela prova objetiva. Foram cobradas as seguintes disciplinas dos candidatos:

Confira o conteúdo programático:

Língua Portuguesa: 1. Quanto à compreensão de textos: Reconhecimento da intenção comunicativa dominante no texto; avaliação do texto sob os seguintes aspectos: recuperação da intenção comunicativa, articulações coesivas, adequação da pontuação, ausência de contradições e adequação à situação comunicativa e ao público-alvo; reconhecimento das variantes linguísticas e avaliação de sua pertinência à situação de comunicação, ao gênero textual e ao público-alvo; reconhecimento do tipo textual predominante no texto; estabelecimento de relações entre textos de diferentes gêneros discursivos. 2. Quanto ao conhecimento linguístico: Classes de palavras: usos e adequação em textos; tópicos de morfossintaxe; acentuação das palavras: regras gerais relacionadas à tonicidade; regência e concordância verbal e nominal. 3. Redação Oficial.

Legislação: 1. Lei nº 8.112 de 11 de dezembro de 1990 – Regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 2. Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 – Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública. 3. Lei nº 9.784 de 29 de janeiro de 1999 – Processo Administrativo Federal.

Conhecimentos Específicos: 1. Gestão Organizacional: Funções administrativas: planejar, organizar, dirigir e controlar; Hierarquia administrativa; Departamentalização; Estratégia organizacional; Processos organizacionais: fluxograma, manuais, formulários e planilhas. 2. Gestão Pública: Administração direta e indireta; Tipologias da administração pública; Centralização e descentralização; Delegação de autoridade; Princípios da administração Pública. 3. Gestão de Pessoas: Os processos de gestão de pessoas; Liderança e tipos de poder; Recrutamento e seleção de pessoas; Avaliação de desempenho; Treinamento e desenvolvimento; Motivação. 4. Gestão Logística: Princípios e missão logística; Tipos de valor em logística; Estocagem; Almoxarifado e movimentação de materiais; Transportes: classificação e intermodalidade. 5. Gestão financeira: Noções de orçamento público.

Resumo concurso UFS

  • Situação: comissão formada
  • Vagas: a definir
  • Cargos: Técnico Administrativo Classe “D” e “E”
  • Escolaridade: níveis médio
  • Salários: até R$ 2,4 mil (último edital)
  • Último edital

Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!

Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.

Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Mateus Melis

Mateus Melis

Jornalista do Direção Concursos. Formado em Jornalismo pelo UniCEUB, possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação e análise de inteligência e imagem.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.