Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concurso Zoológico de Brasília: nova seleção prevista!

Concurso Zoológico de Brasília: nova seleção prevista!

Um novo e inédito concurso para o Zoológico de Brasília pode estar a caminho. No dia 9 de abril, o Conselho Deliberativo realizou uma reunião a qual foi mencionado o decreto nº 40.610, que visa a reorganização dos cargos de natureza especial e dos comissionados do DF. Com isso, o conselho avaliou uma reestrutura da Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

A diretora-presidente, Eleutéria Guerra Pacheco, ressaltou que o Grupo de Trabalho para o próximo concurso público tratará da reestrutura dos cargos em comissão. Além disso, o grupo que estuda o concurso terá o prazo de 120 dias para finalizar os trabalhos.

Qual próximo passo?

Somente após a conclusão do estudo do Grupo de Trabalho é que uma comissão organizadora será formada. O grupo de servidores elaborará o projeto básico do certame, que, geralmente, consta o quantitativo de vagas, cargos e etapas do próximo concurso.

Este projeto básico é repassado para as empresas organizadoras de concursos públicos, para então a escolha da banca. Após todo os trâmites, o edital Zoológico de Brasília poderá ser publicado.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Novo concurso Zoológico de Brasília é pedido desde 2013

Os desejos de realizar um novo concurso para o Zoológico de Brasília vão desde 2012-2013. Naquela época, uma auditoria demonstrou que mais de 50% dos cargos em comissão eram preenchidos por servidores sem vínculo com a Administração Público.

O relatório da auditoria sugeria a realização de um concurso público, principalmente para o cumprimento dos princípios da isonomia e impessoalidade. No final de 2012, só havia 29 servidores efetivos do Zoológico.

Em 2015, outro relatório foi realizado e a recomendação de um novo concurso público foi enfatizada novamente. “Desde sua criação, a Fundação Jardim Zoológico de Brasília não foi contemplada com a realização de um concurso para o preenchimento do seu quadro de servidores efetivos”, diz o relatório.

Materiais do Direção + questões do QConcursos!

Há quantos cargos vagos no Zoológico?

De acordo com o último levantamento do Zoológico de Brasília, há 71 servidores no quadro pessoal. No entanto, destes, somente 11 são efetivos. Nos cargos comissionados, 30 não possuem vínculo enquanto 18 são servidores.

Veja abaixo a tabela de cargos:

Resumo concurso Zoológico de Brasília

  • situação: em estudo
  • cargos: a definir
  • vagas: a definir
  • remuneração: de R$ 3 mil a R$ 10 mil de acordo com Portal da Transparência
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.