
O projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLN 9/2020) já foi aprovado no Congresso Nacional e a previsão dos novos concursos públicos (concursos 2021) foi um dos temas da análise dos especialistas da Casa.
Nomeada de “LDO da pandemia”, o texto trouxe como uma das grandes novidades a autorização do preenchimento, através de concurso, de cargos efetivos que estavam ocupados até março de 2020.
De acordo com o texto, isso poderá ser feito desde que as vagas não tenham sido abertas por aposentadoria ou morte. Para os cargos em comissão, funções e gratificações, o projeto exige que haja recursos no Orçamento.
Segundo o consultor legislativo Flávio Luz, um dos responsáveis pela análise, outra mudança relevante ficou por conta da projeção individualizada do resultado primário de estados e municípios.
Esses resultados não poderão mais ser compensados com os da União, como ocorria em exercícios anteriores. Assim, a meta dos estados e municípios terá que constar na LDO de cada um. A meta do governo federal fica independente (concursos 2021).
Concursos Federais previstos para 2021
Confira quais concursos federais já temos informações e notícias de que vão enviar pedidos:
- Concurso PRF: a autorização do novo edital está na iminência de ser divulgada. São esperadas pelo menos 1.500 vagas no cargo de policial rodoviário federal. Mais informações aqui.

- Concurso IBGE: as seleções para temporários ficaram para 2021 devido ao surto do coronavírus. Inscrições serão reabertas e candidatos interessados terão novas oportunidades.
- Concurso Polícia Federal: o concurso já está autorizado para o preenchimento de 1.500 vagas em cargos de nível superior. O edital deve ser divulgado até janeiro de 2021. Saiba todos os detalhes aqui.

- Concurso Receita Federal: o órgão deve manter o mesmo pedido do ano anterior, requerendo 1.453 vagas para Analista-Tributário e 700 de Auditor-Fiscal. Mais informações aqui.

- Concurso Funai: o órgão confirmou que realizou um novo pedido para 826 vagas de nível médio e nível superior
- Concurso Ibama: um novo pedido será enviado ao Ministério da Economia. A previsão é de 2 mil vagas, como o pedido anterior.
- Concurso ANS: a agência vai readequar o pedido anterior para enviá-lo outra vez ao Ministério da Economia.
- Concurso CVM: foram pedidas 115 vagas, sendo 21 para Inspetor, 25 de Analista e 29 de Agente Executivo.
- Concurso Bacen: o órgão avalia enviar um novo pedido, uma vez que o anterior foi negado. A requisição anterior requeria 260 vagas
- Concurso Mapa: o ministério irá reiterar o pedido realizado no ano passado para provimento de 280 vagas
- Concurso STN: órgão solicitou 120 vagas para Auditor Federal de Finanças, cargo de nível superior.
- Concurso Ana: o pedido foi feito para 101 vagas na autarquia. O último edital foi em 2012. A diretora afirma que necessita de novos servidores depois do marco do saneamento.
- Concurso ANVISA: informações da entidade indicam que o pedido foi protocolado junto ao Ministério da Economia. A previsão é de 89 vagas, para níveis médio e superior.
Veja maiores detalhes dos concursos previstos aqui!
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:
Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:
Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
