
Um decreto do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, publicado nesta quinta-feira (2/7), determinou as datas de reabertura e retorno das atividades no Distrito Federal.
Uma delas é a volta das escolas públicas, que afeta diretamente a realização de concursos públicos.
As datas programas para a reabertura são:
- Academias: 7 de julho
- Salões de beleza: 7 de julho
- Bares e restaurantes: 15 de julho
- Escolas e faculdades particulares: 27 de julho
- Escolas e faculdades públicas: 3 de agosto
No entanto, creches e eventos públicos continuam suspensos. Ou seja, teoricamente, os concursos públicos podem retornar a partir do dia 3 de agosto, mas a decisão final fica a critério das bancas organizadoras junto aos órgãos.
Atualmente, segundo o último levantamento de casos de coronavírus no DF, há 51.123 casos confirmados, sendo 38.905 curados e 625 óbitos.
Até o momento do fechamento desta matéria, foram registrados mais 447 novos casos comparados ao dia anterior (1/7).
Veja abaixo um panorama atual dos casos de coronavírus, de acordo com a Secretária de Saúde do DF:

Quais concursos públicos podem retornar?
A notícia da reabertura das escolas acende a esperança de que os concursos públicos do DF serão retomados, já que, a princípio, as escolas fechadas são um dos empecilhos para aplicar as provas.
A equipe de jornalismo entrou em contato com os quatro órgãos descritos abaixo – Adasa, TCDF, PGDF e PCDF – se já planejavam o retorno dos concursos públicos.
Até o momento da publicação desta matéria, a PCDF respondeu que quer o retorno das provas de Escrivão, nas proximidades da de Agente. A Adasa informou que ainda não há previsão para o retorno das atividades do concurso.
A TCDF respondeu que não há previsão de retomada do concurso público.
O restante dos órgãos ainda não responderam. À medida que responderem, esta matéria será atualizada.
Adasa
O concurso Adasa vai reabrir as inscrições para o certame que oferece 25 vagas para os cargos de Técnico e Regulador, escolaridades de nível médio a nível superior. Mais detalhes aqui.
TCDF
Assim que for retomado, as inscrições serão retomadas. São 10 vagas imediatas para Auditor de Controle Externo, cuja remuneração pode alcançar até R$ 16.673,35. Saiba mais aqui.
PGDF
As provas do concurso para a Procuradoria Geral do Distrito Federal seriam realizadas no dia 22 de março, mas foram adiadas após o governo do DF prorrogar por mais 15 dias o decreto que proíbe eventos com aglomerações. Não haverá novo prazo para se inscrever.
PCDF – Escrivão
O concurso para o cargo de escrivão da Polícia Civil do DF teria sua prova objetiva realizada no dia 15 de março, mas o governo, juntamente com a banca organizadora, decidiu, dois dias antes das provas, pela suspensão do concurso devido ao coronavírus. Não haverá novo prazer para se inscrever.
Concurso público quente no DF: PCDF Agente
Enquanto as atividades estão retornando aos poucos, o mundo dos concursos públicos está agitado e a todo vapor. O edital PCDF Agente foi publicado com 600 vagas imediatas e 1.200 para Cadastro Reserva.
Para se tornar um Agente é preciso ter nível superior em qualquer área ou tecnólogo. Um candidato aprovado pode receber, no início da carreira, até R$ 9 mil de salário bruto.
As provas estão previstas para acontecer no dia 18 de outubro e as inscrições vão começar no dia 18 de agosto. Interessados podem solicitar a isenção de taxa da inscrição a partir do dia 20 de JULHO, conforme critérios do edital.
Quer aproveitar esta oportunidade e ser aprovado? Conheça o pacote completo do Direção Concursos para Agente da PCDF. Um material realizado por profissionais especializados e direcionado para sua aprovação:

Já conhece a Assinatura Ilimitada Digital do Direção Concursos?
O Qconcursos e o Direção Concursos se uniram para disponibilizar uma solução completa de estudos para concursos públicos. É teoria e prática na medida certa e em um único lugar. Pague por mês e não comprometa o limite do seu cartão.


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: