Larissa Lustoza • 01/10/2019
A Lei de Diretrizes Orçamentárias do estado de Minas Gerais prevê orçamento para sete concursos públicos. Os órgãos com orçamento autorizado para realização de concursos são:
Apesar do orçamento previsto para o concurso PM MG, o último concurso para Oficial e Soldado ocorreram em 2018 e ainda estão vigentes.
No edital de Soldado, foram ofertadas 1.560 vagas, sendo divididas para Capital e Interior e com reserva para mulheres. Um importante detalhe é que foi exigida altura mínima de 1,60 m e a idade máxima era de 30 anos. O concurso foi realizado em duas fases:
Já no edital para Oficial, era também pré-requisito ter entre 18 e 30 anos e ter altura mínima de 1,60m. Foram ofertadas 120 vagas, sendo 108 para o sexo masculino e 12 para sexo feminino. O concurso foi realizado em duas fases:
O orçamento previsto para a Polícia Civil é o maior entre todos os autorizados. São 5 milhões separados para realização de concursos públicos.
Os últimos concursos ocorreram em 2018, sendo para Delegado e Escrivão. No de Escrivão, foram ofertadas 119 vagas. As etapas no concurso foram:
O conteúdo cobrado e a distribuição de questões para Escrivão foi o seguinte:
O último concurso relacionado à Procuradoria Geral de Justiça de Minas Gerais foi recente. O último certame foi publicado em setembro para Promotor de Justiça Substituto. Foram 50 vagas ofertadas, sendo 35 para ampla concorrência, 5 para candidatos com deficiência e 10 para candidatos negros.
Já a última seleção para servidor ocorreu em 2012, para Oficial e Analista. Foram diversas especialidades distribuídas em diversas comarcas. As etapas do concurso foram:
Além dessas oportunidades previstas na LDO, há oportunidades para área judiciária do estado que podem chamar a atenção do candidato.
O Tribunal assinou contratos com as bancas IBFC e AOCP para realização de concursos. No entanto, há um projeto de unificação dos quadros de pessoal das duas instâncias no TJ MG. Com isso, o projeto ainda ainda precisar ser analisado e aprovado pela Assembleia Legislativa de MG. Confira cursos completos para o TJ MG aqui.
O projeto de lei da criação do tribunal já foi aprovado no Plenário do STJ. Agora, caso o projeto vire lei, o TRF 6 será criado e atuará em Minas Gerais. A princípio, os primeiros servidores serão aproveitados de outra lista de aprovados – como do TRF1 – mas, a longo prazo, pode ocorrer novo concurso.
O último concurso TRE/MG perdeu a validade em agosto de 2019. O último edital foi publicado em 2014 e organizado pela Consulplan. Atualmente, o órgão conta com 51 cargos vagos. Com a previsão de mais de mil vagas, é bom estar atento para um próximo concurso. Confira pacote completo para TREs.
Larissa Lustoza
Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.