Redação Direção Concursos • 28/07/2020
O governo de Santa Catarina estuda a paridade entre servidores da Polícia Militar e Polícia Civil como uma das medidas inclusas na reforma da previdência do estado (concursos PM e PC SC).
Em sessão realizada na Assembleia nesta terça-feira, 28 de julho, o assunto entrou em pauta e foi defendido por maioria.
“Precisamos de efetivo nas nossas cidades, esse problema vai se agravar daqui para frente, (o agente quer) estabilidade quando for para a reserva remunerada, estamos transformando Santa Catarina em algo não atrativo”, alertou o deputado Sargento Lima (PSL).
Além disso, parlamentares ressaltaram a igualdade no tempo de contribuição entre as categorias.
“Se o pleito é por isonomia, sejamos coerentes, vamos dar isonomia para tudo, a PMSC contribui com 35 anos, os agentes civis se aposentam com 30 anos. Vamos tratar com igualdade tudo e aumentar de 30 para 35 o tempo de contribuição para os agentes civis”, sugeriu o deputado Bruno Souza (Novo).
A situação da aposentadoria dos servidores do estado já vem sendo discutida desde fevereiro de 2020.
O texto da reforma estadual prevê algumas diferenças para a categoria da segurança pública, que além de policiais civis inclui também agentes penitenciários e agentes de segurança socioeducativo.
A idade mínima, por exemplo, será de 55 anos, em vez dos 65 (homens) ou 62 (mulheres) definidos para os demais servidores.
No dia 17 de junho o presidente Jair Bolsonaro assinou o parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) sobre a aplicação da reforma da Previdência nas carreiras de policiais do Distrito Federal e da União.
O texto estabelece aposentadoria integral e paridade com os servidores da ativa. A medida também beneficia policiais civis do Distrito Federal, policiais federais, policiais penais e policiais legislativos.
O benefício será concedido aos servidores que ingressaram nas carreiras até a publicação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que alterou, em novembro do ano passado, o regime de previdência.
Inclusa no parecer, a Polícia Civil do Distrito Federal está com novo edital para o cargo agente disponível a candidatos de nível superior em qualquer área de formação. São 1.800 vagas com remuneração inicial de R$ 9.394,65.
As inscrições estarão abertas a partir do dia 18 de agosto ao dia 8 de setembro, das 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia (horário oficial de Brasília/DF). A taxa de inscrição é de R$ 196.
As provas objetivas estão previamente agendadas para o dia 18/10/2020.
Confira o curso completo do Direção Concursos para o concurso PCDF com condições especiais:
Não se esqueça: o Direção Concursos possui tem a forma mais acessível para você estudar com o edital já publicado!
Na assinatura ilimitada mensal, você não compromete o limite do seu cartão e pode usar o melhor material para se preparar em alto nível até o dia da prova.
Você pode ter tudo isso clicando na imagem abaixo e realizando a sua assinatura, com um plano de estudos enxuto, efetivo e que cabe no seu bolso.
Redação Direção Concursos
Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.