PUBLICIDADE

Concursos policiais MT: “Não posso nomear só para agradar”, diz governador

Editais ofertaram apenas oportunidades em cadastro de reserva

Por

Natália Pires
Compartilhe esta notícia
concurso MT

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União), abordou na última terça-feira (4/11) as expectativas em torno dos concursos policiais MT, tema que tem gerado pressão por parte de aprovados. Durante participação na Rádio Capital, o chefe do Executivo estadual foi enfático ao afirmar que não fará nomeações sem um planejamento prévio e destacou que o último certame da Segurança Pública foi realizado para formação de cadastro de reserva.

A declaração “Não posso nomear só para agradar” sintetiza a posção do governo, que condiciona novas convocações à existência de uma real necessidade técnica e à disponibilidade orçamentária do estado.

Mendes explicou que os candidatos foram informados, desde a publicação do edital, de que as vagas eram para cadastro reserva. “Olha só, primeiro, o concurso foi feito um concurso para cadastro reserva, tá? Não é que é aprovado, foi criada vaga e essas pessoas têm um direito. E eles sabiam disso quando o concurso foi publicado. Eles sabiam disso quando se inscreveram e foram classificados”, afirmou.

O governador enfatizou que a gestão pública não pode ser baseada em decisões aleatórias. “Eu não sou o Mauro Mendes que acorda um dia de manhã e fala assim, hoje eu vou nomear cem pessoas ou mil pessoas. Não é assim que funciona. O governo tem que ter planejamento, olhar para a receita, para a despesa e para uma demanda técnica que vem da base”, declarou.

Segundo Mendes, sua gestão já realizou a nomeação de aproximadamente 3.500 profissionais para a segurança pública desde o início de seu mandato. No entanto, ele ponderou que novas contratações em massa sem o devido lastro financeiro sobrecarregariam os cofres públicos e, consequentemente, a sociedade.

Mauro Mendes finalizou afirmando que a porta para novas nomeações não está fechada, mas que qualquer chamamento dependerá de uma solicitação fundamentada pelos comandantes das forças de segurança.

A fala do governador deixa claro que, apesar da pressão, os concursos policiais MT terão suas convocações tratadas com cautela, priorizando a sustentabilidade financeira do estado e as demandas técnicas apontadas pela cúpula da segurança.

Confira, abaixo, trecho da entrevista:

Informática para carreiras policiais!

Não deixe os conhecimentos de INFORMÁTICA para trás na preparação para certames policiais! Acesse o material gratuito e estude com questões selecionadas por especialistas em concursos públicos. Confira já!

Panorama concursos policiais MT

Polícia Civil MT – concursos policiais MT

O último concurso para a Polícia Civil MT, organizado pela UFMT, foi realizado para a formação de cadastro de reserva para os cargos de escrivão e investigador.

O certame atraiu um grande interesse, com mais de 33 mil inscritos, e o processo seletivo foi composto por seis etapas:

  • 1ª Fase: Prova objetiva e dissertativa (eliminatória e classificatória) e prova de digitação para escrivão.
  • 2ª Fase: Prova de títulos (classificatória).
  • 3ª Fase: Exame de Saúde (eliminatório).
  • 4ª Fase: Teste de Aptidão Física – TAF (eliminatório).
  • 5ª Fase: Avaliação Psicológica (eliminatória).
  • 6ª Fase: Investigação Social (eliminatória).

O conteúdo da prova objetiva abrangeu três grandes áreas:

  • Conhecimentos Básicos: Língua Portuguesa (10 questões).
  • Conhecimentos Gerais: Ética, Filosofia, História e Geografia de MT, Atualidades e Raciocínio Lógico (10 questões no total).
  • Conhecimentos Específicos: Noções de Informática, Direito (Administrativo, Constitucional, Penal, Processual Penal) e Legislação (30 questões no total).

O concurso permanece com validade até 2 de dezembro de 2026.

Polícia Militar MT – concursos policiais MT

O último concurso PM MT foi realizado em fevereiro de 2022, organizado pela banca Fundação Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O certame segue válido até 2026.

Foram ofertadas vagas para formação de cadastro de reserva para Soldado e Aluno Oficial, incluindo para a área da saúde, com remuneração inicial de até R$ 8.411,88. O certame atraiu cerca de 66 mil inscritos.

Os candidatos foram avaliados por meio das etapas seguintes:

  • 1ª Fase: Exame Intelectual, de caráter classificatório e eliminatório
    • Para Oficial: provas objetivas e discursivas
    • Para Soldado: provas objetivas
  • 2ª Fase: Exame de Médico-Odontológico, de caráter unicamente eliminatório
  • 3ª Fase: Teste de Aptidão Física, de caráter unicamente eliminatório
  • 4ª Fase: Avaliação Psicológica, de caráter unicamente eliminatório
  • 5ª Fase: Investigação Social e avaliação da vida pregressa, de caráter unicamente eliminatório

O maior desconto do ano na sua assinatura

A data mais esperada do ano chegou! É a sua chance de garantir o acesso à plataforma que vai turbinar seus estudos para concursos públicos com um super desconto e condições que só aparecem uma vez.

🔥 OFERTA RELÂMPAGO: ATÉ 78% DE DESCONTO!
🔥 Vitalícia: a partir de 12x de R$ 104,90
🔥 Pagamento no PIX: 10% de Desconto Extra
🎁 BÔNUS EXCLUSIVO: 3 meses de Programa Passe!

Esta condição especial é válida por pouquíssimos dias e não se repetirá em nenhum outro lugar. Se você perder, só vai encontrar uma oportunidade assim no ano que vem, e provavelmente sem este preço incrível.

Invista no seu futuro sem pesar no seu bolso. Aproveite a Black Friday Direção Concursos e dê o próximo passo rumo à sua aprovação!

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concurso pc mt
concurso pm mt
Concurso publico
concursos MT
concursos policiais
concursos públicos
destaque-2
direcaoconcursos
MT
Natália Pires

Natália Pires

Formada em Jornalismo pelo UniCEUB. Com experiência na área esportiva pelo DF Esportes, no setor de rádio pela Agência do Rádio, e em redação pela CNI, agora integra o time de redação do Direção Concursos.