
Após o anúncio que as carreiras de Escrivão e Investigador serão unificadas na Polícia Civil de Minas Gerais, categorias policiais comemoraram a novidade e se mostraram otimistas de que medida será tomada em outras Polícias Civis. De acordo com a Fenapef, iniciativa pode gerar novos concursos policiais.
Segundo Fenapef, iniciativa de unir as carreiras favorece na diminuição da burocracia, em mais operacionais e em mais vagas em concursos policiais.
Por exemplo, ao invés de 300 agentes e 150 escrivães, uma Polícia Civil teria 450 agentes ou inspetores. “O fluxo de concurso, por ser de apenas um cargo, aumenta”, comentou o presidente da Fenapef.
Segundo Fenapef, diversos sindicatos policiais apoiam a medida e alguns estados já se movimentam para iniciativas similares, como o Ceará e o Sergipe.
Entenda a unificação de carreiras policiais na PC MG (concursos policiais)
Em Minas Gerais, o projeto de lei que trata sobre a unificação das carreiras se trata do PLC 65/2021. Além da reestruturação da Polícia Civil como um todo, o projeto detalha que corporação será formada pelos seguintes cargos:
- Delegado
- Inspetor
- Perito Médico-Legista
- Perito Criminal
O cargo de Inspetor corresponderá ao que, anteriormente, era Escrivão e Investigador. A transformação será feita de duas formas:
- 1.919 cargos de Escrivão de Polícia I e 6.737 cargos de Investigador se transformação em 8.656 cargos de Inspetor de Polícia I (nível superior)
- 971 cargos de Escrivão de Polícia II e 4.564 cargos de Investigador se transformação em 5.535 cargos de Inspetor de Polícia II (nível médio)
Por meio das redes sociais, o chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, ao comentar publicação sobre novo concurso público, anunciou pela primeira vez que as carreiras de Investigador e Escrivão seriam transformados em um único cargo (concursos policiais).
Na postagem, o chefe da PC MG, Joaquim Francisco Neto, explicou que serão somente 30 vagas para Investigador no próximo concurso policial, “porque os cargos dessa careira deverão ser transformados”.
De acordo com o chefe da corporação, juntamente com o cargo de Escrivão, a carreira de Investigador será transformada em uma nova carreira de inspetor de polícia.
“Menos burocracia na investigação. Não estamos mais na época de Pero Vaz de Caminha”, terminou o comentário.
Fevereiro vai ser MELHOR que janeiro!
Se janeiro foi bom para o mundo dos concursos, não se engane: fevereiro pode ser AINDA MELHOR.
Muita gente acha que o ano só começar depois do carnaval.
Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.
Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo:
