Logo Direção Concursos
Pesquisa

PUBLICIDADE

Concursos Públicos: 10 atualidades além do coronavírus

Concursos Públicos: 10 atualidades além do coronavírus

Todos os dias, notícias trazem informações sobre novos fatos ao redor do mundo todo. Porém, em tempos em que a sensação é de que uma única notícia domina os veículos, pode ser que acontecimentos importantes passem batido. Sabe qual a importância de estar por dentro dos assuntos? Pode te ajudar na hora de realizar as provas de concursos públicos.

O concurseiro deve ser perspicaz para não perder nada de importante, pois podem cair questões cobrando estes acontecimentos. O conhecimento de Atualidades é exigido nas provas de diversos concursos públicos – inclusive, nas etapas discursivas.

Nesta matéria, a equipe de jornalismo em colaboração com o prof. Danuzio Neto reuniu 10 atualidades que podem ser cobradas, além do coronavírus.

1 – Surto de dengue nas Américas

Em 2019, as autoridades de saúde dos EUA tiveram de lidar com a maior disseminação da dengue em território norte-americano. O problema no continente, porém, não se restringe aos Estados Unidos.

Em 2019, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foram registradas 3.139.335 de casos de infecção transmitida por mosquitos, causando 1.538 mortes. O número de infectados é seis vezes superior ao de 2018 (561.393).

Belize, Costa Rica, El Salvador, México e Nicarágua notificaram três vezes mais casos do que no ano anterior, segundo a OPAS. Enquanto em países como Brasil, Guatemala, Honduras e República Dominicana, os casos de dengue subiram entre sete a dez vezes mais em relação a 2018.

2 – Tensão entre EUA e Irã

Na noite de 12 de março, os Estados Unidos lançaram uma série de ataques aéreos de retaliação contra um grupo de milicianos pró-iranianos no Iraque, depois que um ataque com foguete matou dois de seus soldados. Nesta mesma data, o Irã já estava abrindo valas comuns para receber os mortos pela Covid-19.

Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, esses ataques aconteceram contra cinco instalações de armazenamento de armas. O exército iraquiano informou que três soldados, dois policiais e um civil morreram nesse contra-ataque americano.

3 – Nicolás Maduro, o narcoterrorista

O Departamento de Justiça dos EUA, no dia 26 de março de 2020, apresentou acusações criminais contra o presidente Nicolás Maduro e outras autoridades venezuelanas. As acusações estão relacionadas ao envolvimento da cúpula política Venezuela com o narcotráfico.

O Departamento de Estado americano passou a oferecer, então, uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levem à captura do líder chavista.

Os Estados Unidos e dezenas de outros países reconhecem Juan Guaidó como o legítimo presidente do país. Maduro, porém, apoiado pelas forças armadas do país e por Rússia, China e Cuba, permanece no poder.

4 – Queda do PIB em 2020

A economia na região da América Latina e Caribe está sofrendo uma forte queda devido à crise da covid-19. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos na região (excluindo Venezuela) deverá diminuir 4,6% em 2020, de acordo com relatório do Banco Mundial, divulgado no dia 12/04/2020.

Para o Brasil, a previsão de queda do PIB este ano é 5%. Em 2021, a expectativa é de expansão de 1,5%, e em 2022, crescimento de 2,3%.

5 – Guerra do preço do petróleo

No dia 12 de abril de 2020, a Rússia, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países produtores de petróleo concordaram com um corte na produção em volume recorde, a fim de aumentar os preços do petróleo em meio à pandemia do coronavírus.

O grupo, conhecido como Opep+, aprovou a redução da produção em 9,7 milhões de barris por dia (bpd) em maio e junho, depois de quatro dias de negociações e após a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para impedir a queda de preços. Os países planejam continuar diminuindo gradualmente a produção do produto por dois anos, até abril de 2022.

Prepare-se para os concursos públicos com nossos pacotes. Confira:

concursos públicos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

6 – Invasão dos Gafanhotos na África

A África Oriental enfrenta este ano uma praga de gafanhotos que se espalhou por toda a região, ameaçando o fornecimento de alimentos a dezenas de milhares de pessoas.

Enxames do tamanho de cidades estão causando um enorme estrago conforme atacam plantações e pastagens, devorando tudo em questão de horas. Um quilômetro quadrado de gafanhotos come o mesmo que 35.000 pessoas em um dia.

7 – Dança das cadeiras no governo

É inevitável que a situação política é um conteúdo com grandes chances de ser cobrado nas provas de concursos públicos. Especialmente, em tempos como este, em que mudanças no governo federal dominam os noticiários.

A começar, tivemos a saída do ministro de Saúde, no meio da pandemia, Luiz Henrique Mandetta. Após o ex-ministro sair, foi a vez do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Uma saída que chamou a atenção e levantou várias polêmicas. Caso queira saber se saída do ministro afeta a próximo concurso PF, clique aqui.

O importante é gravar os nomes e os cargos de cada um para não se confundir e acabar caindo em pegadinhas. Então, o ex-ministro de Justiça é o Sérgio Moro. O antigo Delegado-Geral da PF, cuja exoneração foi dita como o motivo da saída do ministro, é Maurício Valeixo. O futuro ministro da Justiça se chama Jorge Oliveira. Luiz Henrique Mandetta foi ministro de Saúde.

8 – Pacote norte-americano de 2 trilhões de dólares

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou, no dia 27 de março de 2020, o pacote de US$ 2 trilhões para dar fôlego à economia norte-americana em meio à pandemia de covid-19. O prazo para que as medidas de alívio fiscal comecem a vigorar é de 3 semanas.

9 – Eventos esportivos cancelados

Neste ano, a pandemia de coronavírus causou o adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020. Nas últimas semanas, centenas de eventos esportivos, como a Eurocopa, a NBA e a Copa América, já haviam sido cancelados ou postergados pelo mesmo motivo.

É a primeira vez na Era Moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais três edições não aconteceram.

Mesmo que este assunto esteja ligado ao coronavírus, importante notar que as bancas de concursos públicos não cobrarão assuntos básicos sobre o tema. Devem exigir um conhecimento mais amplo, sobre quais efeitos a doença causou em outras áreas.

10 – Nova rota da seda e a pandemia

A pandemia do novo coronavírus, que começou na China e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, ameaça diminuir o ímpeto do Cinturão e Rota (ICR), também conhecido como a Nova Rota da Seda, o mais ambicioso projeto chinês da atualidade.

Os bancos chineses já estavam desacelerando os créditos para projetos da ICR bem antes da crise atual, à medida em que Pequim tentava melhorar suas práticas de concessão de empréstimos em reação a críticas globais.

Com a pandemia, tendência de desaceleração provavelmente continuará.

Assinatura Ilimitada: último dia de promoção

Quer estudo para concursos públicos de qualidade com uma ferramento inovadora? Então, a Assinatura Ilimitada é o pacote ideal para você. Hoje é o último dia para comprar nossa assinatura com um preço imperdível.

Nela, você encontra pacotes completos para vários concursos públicos, todos com o uso do PDF 2.0. O novo PDF traz questões embutidas, vídeo aulas integradas na mesma plataforma, espaço para tirar dúvidas nos pontos exatos e banco de mapas mentais.

Repetindo: hoje é o último dia com uma promoção única. Clique abaixo e garanta sua Assinatura Ilimitada:

concursos públicos 3
concursos públicos 1
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.