
Todos os dias, notícias trazem informações sobre novos fatos ao redor do mundo todo. Porém, em tempos em que a sensação é de que uma única notícia domina os veículos, pode ser que acontecimentos importantes passem batido. Sabe qual a importância de estar por dentro dos assuntos? Pode te ajudar na hora de realizar as provas de concursos públicos.
O concurseiro deve ser perspicaz para não perder nada de importante, pois podem cair questões cobrando estes acontecimentos. O conhecimento de Atualidades é exigido nas provas de diversos concursos públicos – inclusive, nas etapas discursivas.
Nesta matéria, a equipe de jornalismo em colaboração com o prof. Danuzio Neto reuniu 10 atualidades que podem ser cobradas, além do coronavírus.
1 – Surto de dengue nas Américas
Em 2019, as autoridades de saúde dos EUA tiveram de lidar com a maior disseminação da dengue em território norte-americano. O problema no continente, porém, não se restringe aos Estados Unidos.
Em 2019, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), foram registradas 3.139.335 de casos de infecção transmitida por mosquitos, causando 1.538 mortes. O número de infectados é seis vezes superior ao de 2018 (561.393).
Belize, Costa Rica, El Salvador, México e Nicarágua notificaram três vezes mais casos do que no ano anterior, segundo a OPAS. Enquanto em países como Brasil, Guatemala, Honduras e República Dominicana, os casos de dengue subiram entre sete a dez vezes mais em relação a 2018.
2 – Tensão entre EUA e Irã
Na noite de 12 de março, os Estados Unidos lançaram uma série de ataques aéreos de retaliação contra um grupo de milicianos pró-iranianos no Iraque, depois que um ataque com foguete matou dois de seus soldados. Nesta mesma data, o Irã já estava abrindo valas comuns para receber os mortos pela Covid-19.
Segundo o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, esses ataques aconteceram contra cinco instalações de armazenamento de armas. O exército iraquiano informou que três soldados, dois policiais e um civil morreram nesse contra-ataque americano.
3 – Nicolás Maduro, o narcoterrorista
O Departamento de Justiça dos EUA, no dia 26 de março de 2020, apresentou acusações criminais contra o presidente Nicolás Maduro e outras autoridades venezuelanas. As acusações estão relacionadas ao envolvimento da cúpula política Venezuela com o narcotráfico.
O Departamento de Estado americano passou a oferecer, então, uma recompensa de US$ 15 milhões por informações que levem à captura do líder chavista.
Os Estados Unidos e dezenas de outros países reconhecem Juan Guaidó como o legítimo presidente do país. Maduro, porém, apoiado pelas forças armadas do país e por Rússia, China e Cuba, permanece no poder.
4 – Queda do PIB em 2020
A economia na região da América Latina e Caribe está sofrendo uma forte queda devido à crise da covid-19. O Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos na região (excluindo Venezuela) deverá diminuir 4,6% em 2020, de acordo com relatório do Banco Mundial, divulgado no dia 12/04/2020.
Para o Brasil, a previsão de queda do PIB este ano é 5%. Em 2021, a expectativa é de expansão de 1,5%, e em 2022, crescimento de 2,3%.
5 – Guerra do preço do petróleo
No dia 12 de abril de 2020, a Rússia, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países produtores de petróleo concordaram com um corte na produção em volume recorde, a fim de aumentar os preços do petróleo em meio à pandemia do coronavírus.
O grupo, conhecido como Opep+, aprovou a redução da produção em 9,7 milhões de barris por dia (bpd) em maio e junho, depois de quatro dias de negociações e após a pressão do presidente dos EUA, Donald Trump, para impedir a queda de preços. Os países planejam continuar diminuindo gradualmente a produção do produto por dois anos, até abril de 2022.
Prepare-se para os concursos públicos com nossos pacotes. Confira:

6 – Invasão dos Gafanhotos na África
A África Oriental enfrenta este ano uma praga de gafanhotos que se espalhou por toda a região, ameaçando o fornecimento de alimentos a dezenas de milhares de pessoas.
Enxames do tamanho de cidades estão causando um enorme estrago conforme atacam plantações e pastagens, devorando tudo em questão de horas. Um quilômetro quadrado de gafanhotos come o mesmo que 35.000 pessoas em um dia.
7 – Dança das cadeiras no governo
É inevitável que a situação política é um conteúdo com grandes chances de ser cobrado nas provas de concursos públicos. Especialmente, em tempos como este, em que mudanças no governo federal dominam os noticiários.
A começar, tivemos a saída do ministro de Saúde, no meio da pandemia, Luiz Henrique Mandetta. Após o ex-ministro sair, foi a vez do ministro da Justiça, Sérgio Moro. Uma saída que chamou a atenção e levantou várias polêmicas. Caso queira saber se saída do ministro afeta a próximo concurso PF, clique aqui.
O importante é gravar os nomes e os cargos de cada um para não se confundir e acabar caindo em pegadinhas. Então, o ex-ministro de Justiça é o Sérgio Moro. O antigo Delegado-Geral da PF, cuja exoneração foi dita como o motivo da saída do ministro, é Maurício Valeixo. O futuro ministro da Justiça se chama Jorge Oliveira. Luiz Henrique Mandetta foi ministro de Saúde.
8 – Pacote norte-americano de 2 trilhões de dólares
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sancionou, no dia 27 de março de 2020, o pacote de US$ 2 trilhões para dar fôlego à economia norte-americana em meio à pandemia de covid-19. O prazo para que as medidas de alívio fiscal comecem a vigorar é de 3 semanas.
9 – Eventos esportivos cancelados
Neste ano, a pandemia de coronavírus causou o adiamento das Olimpíadas e Paralimpíadas de Tóquio 2020. Nas últimas semanas, centenas de eventos esportivos, como a Eurocopa, a NBA e a Copa América, já haviam sido cancelados ou postergados pelo mesmo motivo.
É a primeira vez na Era Moderna dos Jogos Olímpicos que uma edição será adiada. Durante a Primeira e a Segunda Guerras Mundiais três edições não aconteceram.
Mesmo que este assunto esteja ligado ao coronavírus, importante notar que as bancas de concursos públicos não cobrarão assuntos básicos sobre o tema. Devem exigir um conhecimento mais amplo, sobre quais efeitos a doença causou em outras áreas.
10 – Nova rota da seda e a pandemia
A pandemia do novo coronavírus, que começou na China e já afetou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo, ameaça diminuir o ímpeto do Cinturão e Rota (ICR), também conhecido como a Nova Rota da Seda, o mais ambicioso projeto chinês da atualidade.
Os bancos chineses já estavam desacelerando os créditos para projetos da ICR bem antes da crise atual, à medida em que Pequim tentava melhorar suas práticas de concessão de empréstimos em reação a críticas globais.
Com a pandemia, tendência de desaceleração provavelmente continuará.
Assinatura Ilimitada: último dia de promoção
Quer estudo para concursos públicos de qualidade com uma ferramento inovadora? Então, a Assinatura Ilimitada é o pacote ideal para você. Hoje é o último dia para comprar nossa assinatura com um preço imperdível.
Nela, você encontra pacotes completos para vários concursos públicos, todos com o uso do PDF 2.0. O novo PDF traz questões embutidas, vídeo aulas integradas na mesma plataforma, espaço para tirar dúvidas nos pontos exatos e banco de mapas mentais.
Repetindo: hoje é o último dia com uma promoção única. Clique abaixo e garanta sua Assinatura Ilimitada:


Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.
Clique nos links abaixo: