Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Públicos: aprovados no Amazonas protestam por nomeação

Concursos Públicos: aprovados no Amazonas protestam por nomeação

Na manhã desta quarta-feira (12/8), aprovados em concursos públicos do Amazonas protestaram por nomeações em frente ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas.

No ato, estavam presentes os aprovados dos concursos públicos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) e do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam).

Entre os pontos denunciados pelas comissões de aprovados é o fato de que, mesmo com concursos públicos válidos para realizar nomeações, o governo realiza processos seletivos para contratar funcionários para os mesmos órgãos.

Segundo o grupo, já realizaram um protesto similar, em frente à casa civil, mas não tiveram retorno do governo.

Os aprovados pedem para que o Ministério Público e o Tribunal de Contas do Amazonas possam intermediar um termo de ajustamento de gestão. Além disso, pedem que seja divulgado, ao menos, um cronograma com a previsão de nomeações.

No dia 6 de agosto, os aprovados no concurso Idam se encontraram com a Defensoria Pública do Estado do Amazonas para elaborar uma Ação Civil Pública exigindo as nomeações. O certame foi homologado em junho de 2019 e não realizou nenhuma convocação.

Comissão de aprovados no TJ AM denunciou situação similar

Não é a primeira vez que aprovados em concursos públicos no estado do Amazonas protestam por nomeações.

Em junho, a comissão de aprovados do concurso TJ AM questionou a contratação de funcionários temporários para o tribunal, enquanto o concurso ainda aguardava homologação.

Na época, o TJ AM havia afirmado que não realizava a homologação por questões orçamentárias, mas a comissão de aprovados apontava que o Tribunal de Justiça realizava contratações de temporários, além de ter convênios com prefeituras para cessão de servidores.

No final de julho, após posse do novo presidente do TJ AM, o concurso público foi, finalmente, homologado. A primeira convocação ocorreu poucos dias depois, no dia 3 de agosto.

Concursos públicos para ficar de olho: TCE AM

Uma oportunidade aguardada para o estado do Amazonas é o concurso TCE AM. O concurso é anunciado desde o início do ano e aguardado para 2021.

Em março, o presidente do TCE AM afirmou, em diversas entrevistas e nas redes sociais, que o novo concurso TCE AM deve ofertar, no mínimo 150 vagas.

Além disso, a seleção já estaria com a banca definida: FGV. A previsão de realização de certame é de final de 2020 e início de 2021.

No quadro de pessoal do tribunal, há oportunidades para quem possui nível superior em qualquer área e também para especialidades específicas.

Quer estar preparado antes do edital sair? O Direção Concursos possui um curso completo para o Tribunal de Contas do Amazonas. Clique abaixo e confira:

senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso

Assinatura ilimitada

Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!

Então, clique abaixo e confira:

concursos públicos 2
concursos públicos 1

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.