Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Públicos: saiba como ser isento doando medula óssea

Concursos Públicos: saiba como ser isento doando medula óssea

Concursos públicos são uma forma de melhorar de vida para uma grande faixa dos brasileiros, mas, infelizmente, muitos possuem os planos frustrados ao ver as taxas de inscrição.

A realidade é de que as taxas de inscrições de concursos públicos podem ser fora da realidade para muitas pessoas e o pagamento ser impossibilitado. Por isso, governo federal e estaduais têm criado leis para facilitar e permitir o acesso.

Uma das possibilidades, reconhecida federalmente pela lei 13.656 de 30 abril de 2018, é ser doador de medula óssea.

Ser doador de medula óssea é uma forma de alcançar o objetivo de realizar o concurso que deseja e de ajudar uma pessoa que precisa da medula para sobreviver.

Porém, o nome pode assustar e muitos candidatos não familiarizados com o procedimento não sabem como ele é feito.

Por isso, nesta matéria, o Direção Concursos trouxe as respostas para as principais dúvidas sobre o procedimento.

Concursos Públicos: quem pode realizar doação de medula óssea?

De acordo com Instituto Nacional de Câncer (Inca), para ser um doador de medula óssea, é preciso:

  • ter entre 18 e 55 anos
  • bom estado de saúde
  • não ter doença infecciosa pelo sangue (HIV ou hepatite, por exemplo)
  • não apresentar histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica ou autoimune

Cumprindo os requisitos acima, o potencial doador precisa realizar um cadastro no site do Redome. Além disso, será realizada uma amostra de sangue (5 ml) para encontrar compatibilidade com outra pessoa no banco.

Ao encontrar compatibilidade, então, será realizado o procedimento para doação de medula óssea.

Preste atenção: o edital do concurso público do seu interesse determinará qual requisito para provar que você é doador de medula óssea.

Por exemplo, no edital da PCDF, foi exigido o atestado ou lado médico comprovando que foi realizada a doação de medula óssea.

Mas há editais que podem exigir, igualmente, que a doação tenha sido realizada em um período determinado anterior à publicação do edital, como em três meses antes.

E há certames que pedem somente o registro no Redome. Ou seja, a banca organizadora e comissão do concurso público definirá quais serão os requisitos.

Como é feita a doação de medula óssea?

Uma vez encontrada a compatibilidade, há duas formas de se realizar a doação de medula óssea: por meio da coleta da medula óssea ou pela doação por aférese.

Na doação por aférese, o doador passa cinco dias tomando um medicamento com o objetivo de aumentar as células-tronco circulantes no sangue.

Após esse período, a pessoa faz a doação por meio de uma máquina de aférese, que colhe o sangue na veia do doador, já separando as células-tronco dos elementos não ncessários.

Nesse caso, não há necessidade de anestesia ou internação.

coleta de medula óssea ocorre em centro cirúrgico, sob anestesia peridural ou geral, e requer internação de 24 horas.

A medula é retirada da bacia, por meio de punções e o procedimento leva em torno de 90 minutos. Nos primeiros três dias, é possível sentir um desconforto, mas os doadores retornam às atividades depois da primeira semana de doação.

Cerca de duas semanas após ambos os procedimentos, os doadores já terão recomposto todas as células-tronco doadas.

Os efeitos colaterais são, no caso da aférese, de um possível quadro gripal durante o medicamente. E, no caso da coleta, pacientes costumam registrar uma leve dor na região da punção.

Para mais esclarecimentos, clique aqui e confira uma entrevista com um médico hematologista a respeito da doação de medula óssea.

Concursos Públicos que se destacam

Fique de olho no mundo dos concursos públicos, porque ele continua agitado. Há várias seleções previstas para o início de 2021 e podem ser a sua chance de realizar o seu sonho.

Confira abaixo algumas seleções muito atraentes:

Concurso Polícia Federal: a banca Cebraspe foi oficialmente escolhida e a dispensa de licitação foi publicada no dia 29 de dezembro. São 1.500 vagas autorizadas distribuídas em cargos de Delegado, Agente, Escrivão e Papiloscopista. A previsão é de que o edital seja publicado em janeiro Salários chegam a mais de R$ 23 mil iniciais. Saiba mais aqui!

concursos públicos doação de medula óssea

Concurso Senado: ao que tudo indica, certame deve ocorrer somente em 2021. A comissão foi revogada e há previsão de provimentos na PLOA de 2021.O edital terá 25 vagas para o cargo de policial legislativo, que exige nível médio. Veja detalhes aqui.

Concurso TJ RJ: o edital do concurso para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro está temporariamente suspenso. As inscrições do certame serão reabertas. Para candidatos de nível médio são oferecidas 85 oportunidades. Veja os detalhes.

Concurso Banco do Brasil: o edital do concurso para o Banco do Brasil já tem as 120 vagas confirmadas. As oportunidades deverão ser destinadas para a área de tecnologia. Fontes internas apontam a FGV como banca organizadora do novo edital. Veja informações.

Concurso MPU: o edital do concurso para o Ministério Público da União está confirmado para o ano de 2021. São esperadas vagas para os cargos de analista e técnico, que exige nível médio. Veja os detalhes.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

Um passo essencial para estudar para concursos públicos é escolher sua área. Confira abaixo as dicas do professor Erick Alves para fazer uma escolha acertada:

Um emprego para A VIDA TODA! 💼

Muita gente sequer cogita a possibilidade de realizar um concurso público.

A oportunidade de conquistas a estabilidade e um bom salário é uma ideia distante da maioria dos brasileiros.Mas você sabe que o concurso público é uma forma justa e acessível de conquistar um emprego para sempre.

O que falta para você tomar a decisão que vai mudar de vez a sua vida?

Pare de agir como a maioria. Clique no banner abaixo e garanta sua vaga no evento do dia 10 de março, onde uma grande revelação vai te dar um empurrão rumo ao seu futuro dos sonhos.

 Concursos PúblicosConcursos Públicosconcursos públicosconcursos públicos 2021concursos públicos editais publicadosdoação de medula ósseadoar medula ósseaeditais concursos públicosmedula óssea
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.