Logo Direção Concursos
Pesquisa

Concursos Públicos: 6 milhões de servidores foram empregados por Prefeituras

Concursos Públicos: 6 milhões de servidores foram empregados por Prefeituras

Um pesquisa realizada pelo IBGE, divulgada nesta quarta-feira (2/12), apontou que os concursos públicos para Prefeituras empregaram 6.537.606 de novos servidores durante o ano de 2019, 0,1% a mais que o ano anterior.

Os destaques, de acordo com a pesquisa, estão nas administrações diretas e indiretas das unidades federativas de Tocantins (4,5%), Distrito Federal e Maranhão (4,4%, cada); da Paraíba (4,3%); e de Mato Grosso (4%).

Cursos da área
Confira os cursos do Direção para esta área de estudos

Além disso, o levantamento aponta que a maioria dos servidores da administração direta e indireta das Prefeituras estão contratados sob o regime estatutário, com garantia de estabilidade empregatícia.

Veja detalhes do levantamento na imagem abaixo:

Concursos Públicos: levantamento IBGE
Concursos Públicos: levantamento IBGE

Comparado com o ano de 2018, o percentual de estatutários nas administrações municipais se manteve praticamente estável, tanto na administração direta (62,2%, em 2018; e 62,5%, em 2019), quanto na indireta (44,9%, em 2018: e 42%, em 2019). 

Em relação ao recorte regional do quadro dos servidores da administração indireta, apenas na Região Sudeste o percentual de celetistas (46,9%) era superior ao dos estatutários (36,6%), e, na Região Nordeste, os sem vínculo permanente eram o segundo maior grupo em representatividade (23,1%).

Concursos Públicos: levantamento IBGE
Concursos Públicos: levantamento IBGE

Por que estudar para concursos de Prefeituras?

No vídeo a seguir, Victor Gammaro e Arthur Lima falam sobre os benefícios de seleções assim, como as vantagens de assumir esses ditos cargos “menores”. Confira.

Concursos Públicos: Prefeitura terá edital no dia 21 de dezembro

A Guarda Municipal de Campo Grande (concursos públicos), no Mato Grosso do Sul, contratou a banca Selecon, para realizar concurso de nível médio com 350 vagas. A previsão é de que o edital seja publicado até o dia 21 de dezembro.

A expectativa é de que 20 mil candidatos se inscrevam nesse certame, que é será um dos maiores da cidade em 2021.

  • “Nossa expectativa com esse concurso é muito alta. A cidade toda está esperando por essa prova, que traz geração de emprego e um serviço de cada vez mais qualidade na nossa segurança pública”, Disse Trad.

Para se inscrever, o candidato deverá desembolsar o valor de R$ 120 na taxa. Segundo informações da imprensa local, o prazo entre a publicação do edital e as provas será de 60 dias. Veja todos os detalhes aqui.

Esteja entre os PRIMEIROS em Fevereiro

O ano começa antes do carnaval, e você pode ser um dos primeiros a começar a estudar antes de todo mundo!

Spoiler: o nome deles não vai sair no Diário Oficial como aprovado em 2024.

Você que quer estar entre os primeiros e ser aprovado ainda neste ano, só tem uma DIREÇÃO a seguir. Clique na imagem abaixo e mude seu destino:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é OFERTA_FEVEREIRO_Mobile_600x780px.jpg

Você já sabe o que o PDF 2.0 que todo mundo está comentando? O professor Ronaldo Fonseca preparou um vídeo com todas as explicações sobre essa ferramenta que vai fazer toda a diferença na sua preparação:

Fique por dentro de todas as novidades de concurso público por meio do canal do Direção News, no youtube. Acesse aqui!

 Concursos PúblicosConcursos PúblicosConcurso Municipalconcursos municipaiseditais municipaisedital municipal
Redação Direção Concursos

Redação Direção Concursos

Redação do Direção Concursos. Só passa quem está bem informado. Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro de tudo no mundo dos concursos públicos.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.