Concursos Abertos Concursos 2021

Concursos Públicos: Mourão prevê novos editais para área ambiental

Letícia Teixeira Letícia Teixeira comentários
18/09/2020, às 20:30 • 1 mês atrás

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, voltou a reforçar a necessidade de novos concursos públicos para a área de fiscalização ambiental como medida de enfrentamento ao desmatamento.

De acordo com o vice-presidente, em entrevista concedida nesta sexta-feira (18/9, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) já está realizando os estudos para a viabilização de novas contratações, porém, há o reconhecimento de dificuldades para os novos concursos públicos.

O Governo avalia quais caminhos são viáveis e melhores de serem seguidos para reforçar os quadros dos órgãos responsáveis pela fiscalização das áreas de preservação.

Mourão afirmou que a preferência seria de que os novos servidores fossem exclusivamente lotados na região da Amazônia, o que seria ilegal. Já a contratação de temporários, alternativa adotada outras vezes, possui entraves.

“É, vai ter que ser, né – realização de novos concursos – ou então contratar temporários, mas aí temporários tem problema também. Então a gente está estudando, por enquanto estou aguardando o estudo do Ministério do Meio Ambiente”, afirmou.

O país vem enfrentando grande pressão da economia internacional pelo posicionamento adotado em meio às queimadas da floresta amazônica e no pantanal.

Assim como os últimos editais para os concursos MAPA e ABIN, que ocorreram por pressões internacionais, os novos concursos públicos para a área ambiental podem estar entre as metas do governo para 2020/2021.

Concursos Públicos: editais já anunciados pelo vice-presidente

Como uma das medidas de preservação ambientais, foi anunciada a reposição de pessoal em diversos órgãos de fiscalização, veja abaixo:

  • Concurso Ibama: além do anúncio do governo, foram solicitadas 2.311 vagas para o próximo concurso público do órgão, sendo 1.005 para técnico administrativo, 970 para analista ambiental e 336 para analista administrativo.
senado e mais
Confira os cursos do Direção para este concurso
  • Concurso Funai: o órgão já confirmou que enviou um novo pedido para concurso público para 826 vagas, divididas entre nível médio e nível superior. O governo federal estuda autorizar o novo concurso.
  • Concurso Incra: o novo concurso está em análise pelo governo federal. Em 2019 o TCU já havia solicitado ao governo federal a apresentação de uma estratégia para fortalecimento do órgão.
  • Concurso ICMBIO: o último edital para ingresso no ICMBio foi publicado em 2013 pela banca Cebraspe e teve o seu prazo de validade expirado. O governo federal confirmou que pretende realizar novas contratações no órgão.

Assinatura ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos, inclusive concursos para órgãos federais.

Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve.

Então, clique abaixo e confira:

As principais notícias, avisos de eventos e dicas de estudo estão no Instagram do Direção Concursos: clique e confira!

concurso funai concurso ibama concurso icmbio concursos públicos ibama

Letícia Teixeira

Jornalista especializada em Narrativa Transmídia e Storytelling pela Universidade Católica de Brasília. Possui experiência nas áreas de assessoria de imprensa, redação, SEO, UX Writing e marketing digital.