Maurício Miranda Sá • 13/10/2020
A cada semana que passa, mais fica claro que os órgãos e as entidades públicas, conjuntamente com as bancas organizadoras, estão dispostos a manterem as datas previamente marcadas para a aplicação das suas provas de concursos.
Dois desses foram aplicados por instituições federais: concurso Ministério da Economia e concurso IME (Instituto Militar de Engenharia). O primeiro foi aplicado pela banca Cebraspe e o segundo por banca própria.
Mas o que essas duas provas tiveram em comum? Medidas de segurança visando à segurança sanitária dos candidatos inscritos nos concursos. Confira mais detalhes a seguir.
Um dos concursos públicos mais difíceis do país, o IME aplicou provas em diversas localidades como Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ).
Vale registrar que o Exercito Brasileiro já aplicou outra provas no decorrer da pandemia, como para a EsPCEx e da EsFCEx e já possui certa expertise em medidas de segurança.
O jornalismo do Direção Concursos esteve no local e acompanhou a entradas dos candidatos no ambiente de provas. O vídeo, postado no Instagram do Victor Gammaro, você vê abaixo:
A seleção colocou 98 vagas em disputa para o cargo de Oficiais do Quadro de Engenheiros Militares da Reserva e da Ativa. Nos dias 26, 27, 28 e 29 ainda serão aplicadas as provas discursivas.
Outro órgão que também aplicou provas no domingo, dia 11 de outubro, foi o Ministério da Economia. Com 350 vagas em disputa, a seleção para a pasta do ministro Paulo Guedes contou com mais de três mil inscritos.
Segundo relatos, apesar do número baixo de candidatos e de a banca ter estabelecido medidas até certa maneira rigorosas na aplicação das provas, alguns presentes informaram que o Cebraspe deixou a desejar na segurança sanitária do local.
Confira algumas fotos do Colégio Paulo Freire, em Brasília, um dos locais onde foram aplicadas as referidas provas:
Está te faltando motivação e disciplina? São dois fatores que mudam o seu destino no mundo dos concursos. Confira a dica rápida do professor Ronaldo Fonseca:
O retorno das provas presenciais do último final de semana não é uma novidade. No último final de semana do mês de setembro, dias 26 e 27, etapas de provas presenciais foram aplicadas por órgãos e entidades.
Como já dito, algumas delas foram aplicadas pelo Exército, como os concursos para a EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), por exemplo.
Outras, foram aplicadas pela Câmara Municipal de Japeri (RJ) e Ministério da Justiça e Segurança Pública. Dentre as mais comuns e mais curiosas medidas de segurança aplicadas pelas bancas estão:
Com a Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos de diversos órgãos e esferas.
Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Ainda há a opção de pagamento recorrente!
Então, clique abaixo e confira:
Maurício Miranda Sá
Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.
Ver publicaçõesAcesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.
Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.