PUBLICIDADE

Concursos públicos: lei na Paraíba permite remarcar TAF para grávidas

Uma lei que permite que grávidas possam remarcar o TAF de concursos públicos entrou em vigor na Paraíba. Outras instituições já comentaram a respeito.

Por

Larissa Lustoza
Compartilhe esta notícia
Imagem - Concursos públicos: lei na Paraíba permite remarcar TAF para grávidas

Nesta terça-feira (5/5), entrou em vigor, no estado da Paraíba, uma lei que permite que grávidas remarquem o Teste de Aptidão Física de concursos públicos. A lei nº 11.678 determina que bancas organizadoras deixem claro nos editais que as grávidas podem remarcar o dia do teste.

A lei abrange somente o estado da Paraíba e esclarece que a gravidez deve ser atestada por profissional médico ou clínica competente. O atestado deve ser anexado ao exame laboratorial comprobatório.

Caso a banca não siga o determinado, a empresa será obrigada a pagar uma multa de R$ 200. Em situações de reincidência, o valor será dobrado. No entanto, reforça-se que a remarcação da data da prova só é válida para o Teste de Aptidão Física. Para outras etapas – como prova discursiva, prova oral e exame psicotécnico – não é possível realizar a remarcação.

todos os cursos
Clique na imagem e confira todos os cursos do Direção!

PL já foi aprovado no Senado

Em março de 2019, um projeto de lei com temática semelhante foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania. O projeto de lei no Senado 83/2018, de autoria do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), permite que grávidas podem realizar os Testes de Aptidão Física em datas diferentes do que as determinada nos editais de concursos públicos.

No entanto, este PSL determina até qual prazo pode ser realizado o TAF. O projeto esclarece que a data pode ser remarcada de 30 a 90 dias após o parto.

STF também já se posicionou sobre o assunto

O assunto de remarcar as provas TAF de grávidas é antigo. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que mulheres gestantes possuem o direito de remarcar o TAF em concursos públicos.

O relator da decisão, na época, foi o ministro Luiz Fux. Ele defendeu que era inconcebível comparar a gravidez a doenças ou razões de força maior e que anti-isonômico criar restrições em razão da gravidez.

Batida policial: prepare-se para concursos policiais

Concursos públicos para área policial devem bombar pelo resto do ano. Se você não está acompanhando e quer saber quais são os editais mais esperados, não pode perder nossa Batida Policial. No dia 10/5, às 20h, vamos falar sobre os editais mais quentes do momento. Inscreva-se abaixo e não perca!

concursos públicos grávida 3

Assinatura Ilimitada

Com nossa Assinatura Ilimitada, você terá acesso a vários pacotes completos de cursos para concursos públicos. Não só isso, mas você utilizará da nossa ferramenta inédita e exclusiva: o PDF 2.0. Todos os problemas que um concurseiro pode imaginar, o PDF 2.0 resolve. Então, clique abaixo e adquira a sua:

concursos públicos grávida 1
concursos públicos grávida

Saiba tudo sobre concursos abertos e concursos previstos em um só lugar.

Clique nos links abaixo:

Compartilhe esta notícia
concursos públicos
concursos publicos 2020
concursos públicos taf
posso fazer o taf grávida
taf grávida concursos públicos
teste físico
teste físico grávidas
teste físico grávidas concursos públicos
Larissa Lustoza

Larissa Lustoza

Graduada em Jornalismo, já foi estagiária na área de Assessoria de Comunicação na Secretaria de Cultura do Distrito Federal, repórter por um ano no projeto de extensão da faculdade e estagiária no jornal online Metrópoles. Além disso, possui habilitação em design gráfico e em Lei de Acesso à Informação.