Logo Direção Concursos
Pesquisa

Sabe qual a situação de cada concurso suspenso? CONFIRA!

Sabe qual a situação de cada concurso suspenso? CONFIRA!

Com o surto ocasionado pela Covid-19 (Coronavírus), muitos concursos tiveram suas atividades suspensas por período indeterminado. É o caso de seleções para diversas áreas ou estados, tais como:

  • Sefaz DF;
  • PCDF;
  • TCE RJ;
  • TJ RJ;
  • TCM SP;
  • RECIPREV;
  • TCDF;
  • IBGE;
  • TJ SC;
  • PM MG;
  • TJM MG;
  • PREFEITURA DE GOIÂNIA.

CURSOS COMPLETOS PARA CONCURSOS DE DIVERSAS ÁREAS NESTE LINK

Como se percebe, várias seleções, de várias localidades diferentes, tiveram que mudar seus planos e estabelecer novas datas para realização das suas etapas respectivas.

Mas cada um desses concursos tem suas peculiaridades e encontram-se em fases e situações distintas. Quer saber qual a situação do seu concurso? Vamos às análises.

SEFAZ DF – FASES SUSPENSAS

O concurso SEFAZ DF (Secretaria de Fazenda do Distrito Federal) teve edital publicado em 2019 e provas realizadas em fevereiro deste ano (2020). A seleção já havia tornado público o resultado provisório das provas objetivas e, com a suspensão, as demais fases (como resultado da prova discursiva e resultado final do concurso SEFAZ DF 2020) só deverão ser retomadas em agosto.

PCDF – PROVAS SUSPENSAS

O caso do concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), no entanto, é um pouquinho diferente. O edital foi publicado em dezembro de 2019, e as provas estavam marcadas para o dia 15 de março (2020). Foi justamente no epicentro da crise e busca pelo isolamento social do governo distrital. Isso aconteceu poucos dias antes da prova. Um novo cronograma com nova data está sendo aguardado.

TCE RJ – EDITAL SUSPENSO

Com decisão tomada no último dia de março (2020), o concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Rio de Janeiro) é apenas uma das seleções suspensas no estado. A informação foi dada pela assessoria de comunicação do órgão. As provas estavam marcadas para os dias 9 e 10 de maio e as inscrições já tinham sido encerradas em 13 de março. Não há previsão de cronograma com novas datas e não se sabe se haverá reabertura das inscrições.

TJ RJ – EDITAL SUSPENSO

Também no último dia de março deste ano (2020), o concurso TJ RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) anunciou a suspensão dos seus trabalhos, até retomada da normalidade no país devido ao surto de Coronavírus. O presidente do órgão manifestou preocupação quanto ao funcionamento de agências bancárias, o que poderia dificultar o pagamento da taxa de inscrição dos candidatos. Um novo cronograma, com reabertura das inscrições e nova data de prova, deverá ser divulgado em breve.

TCM SP – PROVAS SUSPENSAS

Através de comunicado oficial emitido pela banca VUNESP, o concurso TCM SP (Tribunal de Contas Municipal de São Paulo), o qual tinha provas marcadas para os dias 19 e 26 de abril, teve seu edital suspenso. Na sequência, o órgão anunciou que o prazo para inscrições foi prorrogado para o dia 23 de abril. As novas datas de realização do certame ainda não foram divulgadas.

RECIPREV – INSCRIÇÕES SUSPENSAS

O concurso RECIPREV (Previdência dos Servidores de Recife) resolve suspender as realização das provas objetivas, marcadas para o dia 03 de maio, durante o curso da situação de emergência declarada pela prefeitura municipal. Assim foi o anúncio do adiamento da seleção. De acordo com o Art. 3º da portaria que suspendeu os certames: “Ficam suspensos os prazos contidos nos cronogramas dos certames mencionados nesta Portaria”. Ou seja, as inscrições, que só poderiam ser efetuadas até o dia 01 de abril, estão suspensas e deverão ser retomadas com novas datas.

TCDF – INSCRIÇÕES SUSPENSAS

Mais um concurso de grande porte foi impactado pelo surto da Covid-19: o TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal) teve suas atividades suspensas, incluindo as provas e a data para inscrições, as quais estavam marcadas para abril (2020). Um novo cronograma com nova data de prova, bem como a abertura das inscrições, não foi comunicado.

IBGE – EDITAL CANCELADO

O caso do concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) não se trata de suspensão, mas de CANCELAMENTO. O que isso quer dizer? Que um novo edital deverá ser publicado posteriormente. Todas as fases serão retomadas em um novo cronograma, com mudança total (que pode incluir até mudança de banca). Uma nova autorização deverá acontecer.

TJ SC – PROVAS SUSPENSAS

Seguindo a recomendação do CNJ e observando a situação de emergência no estado de Santa Catarina, o TJ SC (Tribunal de Justiça) suspendeu a realização das provas objetivas, que estavam marcadas para o dia 17 de maio, além das demais etapas do concurso. Um novo cronograma será divulgado oportunamente. As inscrições foram encerradas, mas o órgão prorrogou a data-limite para o pagamento dos boletos até o dia 30 de abril (2020).

PM MG – PROVAS SUSPENSAS

As provas do concurso PM MG estão suspensas e o comunicado foi publicado no último dia 23/03/2020 pela Diretoria de Recursos Humanos da própria corporação. De acordo com a nota, a prova do certame, que seria realizada no próximo dia 05 de abril, terá um nova data a qual deverá ser divulgada oportunamente.

TJM MG – INSCRIÇÕES SUSPENSAS

O concurso TJM MG (Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais) suspendeu o concurso, bem como as inscrições (que seriam abertas em 30 de março). A suspensão se dará por tempo indeterminado e um novo cronograma será oportuna e amplamente divulgado em breve pelos meios oficiais.

PREFEITURA DE GOIÂNIA – INSCRIÇÕES SUSPENSAS

O concurso para a Prefeitura de Goiânia tornou público, no domingo (22/03) a suspensão da seleção para as secretarias municipais de Educação, Saúde, Assistência Social e Guarda Civil Metropolitana. Não há data prevista para a retomada do certame. As inscrições, que haviam sido abertas no dia 19 de março e iriam até 8 de abril, também foram suspensas por período indeterminado.

Virada Profissional

O Direção preparou uma semana inteira e GRATUITA dedicada àqueles que desejam iniciar uma nova profissão no setor público.

Aqui você irá encontrar tudo o que precisa saber sobre a escolha do cargo, preparação efetiva e uma série de aulas das matérias que mais são cobradas em concursos.

O projeto foi iniciado no dia 31 de março (2020), mas vai até o dia 06 de abril do mesmo ano. A playlist completa você pode acessar no link logo abaixo:

Maurício Miranda Sá

Maurício Miranda Sá

Jornalista no Direção Concursos e Servidor Público Federal lotado no TSE (Tribunal Federal Eleitoral), estudou Jornalismo, Rádio e TV na UFRN, Publicidade na UNP, Gerenciamento de Projetos pela ESPM e atuou como assessor de comunicação em diversos órgãos e instituições, como o Dnocs (Departamento Nacional de Obras Contras as Secas), Sindifern (Sindicato dos Auditores Fiscais do RN) e, por cinco anos, foi responsável pela divisão de comunicação da empresa Temos Casa e Art Design, produtos que desenvolveu, produziu e dirigiu no Rio Grande do Norte, sendo um complexo de comunicação com programa de TV, programete de Rádio, revista e portal na internet.

Tenha acesso completo a todo o conteúdo do Direção Concursos

Acesse todas as aulas e cursos do site em um único lugar.

Utilizamos cookies para proporcionar aos nossos usuários a melhor experiência no nosso site. Você pode entender melhor sobre a utilização de cookies pelo Direção Concursos e como desativá-los em saiba mais.